INFORMáTICA DE GESTãO
Código: 61020
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e de Gestão
Área Científica: Gestão
Palavras-Chave:
    Folha de Cálculo
    MS Excel
    Programação Linear
Docente:
Jorge Abrantes
Correio Eletrónico:

Sinopse:
A unidade curricular introduz conceitos de folha de cálculo, nomeadamente de Microsoft Excel com aplicação em vários domínios, nomeadamente em Economia e Gestão. O estudo teórico-prático dos conteúdos programáticos abrange as ferramentas consideradas mais utilizadas na generalidade das situações práticas. Estudo e resolução de problemas de Programação Linear (PL) visando a distribuição eficiente de recursos limitados para atender a um determinado objetivo. Aplicação das funcionalidades da ferramenta Solver na resolução de problemas de Programação Linear.


Competências:
Pretende-se que os alunos obtenham conhecimentos de utilização da folha de cálculo MS Excel, das suas funcionalidades e aplicações, para a resolução de problemas de gestão. As competências a desenvolver abrangem:
•  Domínio das regras de construção de fórmulas e funções
•  Análise, tratamento e gestão de dados
•  Automação de tarefas através da utilização de macros de comando e funções
•  Resolução de problemas de programação linear usando o comando Solver

 


Conteúdos:
1. Introdução
2. Elementos Fundamentais
3. Funções
4. Gráficos
5. Operações sobre Tabelas
6. Ferramentas para Previsão e Simulação
7. Programação sobre Excel: Macros
8. Programação Linear no Excel
9. Aplicações Práticas

 


Bibliografia:
Bibliografia obrigatória:
Bernardo, Maria do Rosário Matos; Negas, Mário Carrilho; Isaías, Pedro (2013). Excel Aplicado. FCA - Editora Informática. ISBN: 9789727227556
Bibliografia de apoio:
Walkenbach, John (2013). Excel 2013 Bible. John Wiley & Sons, Inc.. ISBN: 978-1-118-49036-5

 


Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:
Os textos base estão escritos em Português, sendo desejável que o aluno tenha domínio da língua inglesa para poder utilizar livros e textos complementares escritos nessa língua, se necessário.