INTRODUçãO à ECONOMIA
Código: 61022
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e de Gestão
Área Científica: Economia
Palavras-Chave:
    Agentes
    Escolha
    Valor
    Ciclos económicos
Docente:
A definir | To be defined
Correio Eletrónico:

Sinopse:

A unidade curricular Introdução à Economia visa: (1) proporcionar aos alunos um conhecimento integrado sobre os princípios básicos da Ciência Económica; (2) demonstrar a importância e relevância da Economia no plano prático; e (3) lançar as bases teóricas e os conceitos fundamentais de suporte ao aprofundamento da Ciência Económica, nomeadamente às cadeiras de Macroeconomia e de Microeconomia.



Competências:

Após a aprovação nesta unidade curricular, no âmbito da economia em geral, das publicações académicas e dos meios de comunicação, o aluno deve ser capaz de:
• Analisar o discurso económico e a realidade económica;
• Construir novos conhecimentos relativos ao funcionamento da economia, no seu todo, assim como no quadro mais restrito do mundo empresarial.



Conteúdos:

Parte I - Princípios fundamentais de Economia
• Capítulo 1 – Economia: conceitos gerais
• Capítulo 2 – Oferta e Procura e elasticidades
• Capítulo 3 – Análise na perspetiva da procura
• Capítulo 4 – Análise na perspetiva da oferta e dos mercados

Parte II – Ambiente macroeconómico
• Secção A –Ambiente económico e economia global
• Secção B – Oferta e procura agregadas
• Secção C – Equilíbrio macroeconómico

Parte III – Politicas macroeconómicas
• Secção A – Politicas económicas
• Secção B – Politica orçamental e monetária
• Secção C – Politicas macroeconómicas do lado da oferta

 



Bibliografia:
Obrigatória:

•    Carvalho, Luísa (2014) “Microeconomia e Macroeconomia: Conceitos económicos fundamentais para a gestão das organizações” Edições Sílabo, 2ª edição

Opcional:

•    Samuelson, Paul A. & Nordhaus, William D. (2005). Economia, McGraw-Hill (qualquer edição desde a 18.ª, 2005).
•    Begg, D.; Vernasca, G.; Dornbusch, R.; Fisher, S. (2014) “Economics” McGraw Hill, 11edition
 


Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:
É recomendada capacidade de leitura em Língua Inglesa.