MACROECONOMIA
Código: 61024
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e de Gestão
Área Científica: Economia
Palavras-Chave:
    1. Macroeconomia
    2. Modelo Keynesiano
    3. Inflação e Desemprego
    4. União Monetária
Docente:
Maria do Rosário de Abreu de Matos Bernardo
Área Científica: Economia; Gestão.
Correio Eletrónico: maria.bernardo@uab.pt

Sinopse:
A presente unidade curricular pretende introduzir conceitos fundamentais da macroeconomia; explicar o modo como a macroeconomia é utilizada na compreensão de importantes questões económicas; e introduzir algumas das consequências da União Monetária, em termos de políticas económicas.


Competências:
Ao completar a unidade curricular espera-se que o aluno tenha desenvolvido competências a nível de identificação das principais variáveis macroeconómicas e do funcionamento das políticas monetária e orçamental. Pretende-se ainda que o aluno tenha desenvolvido competências para analisar os principais problemas económicos por si próprio.


Conteúdos:

1- Introdução à Macroeconomia (objetivos e abordagens neoclássica e keynesiana)
2- O Mercado Real
3- O Mercado Monetário
4- O Modelo IS/LM ou Modelo a Preços Constantes
5- O Modelo AD-AS ou Modelo a Preços Variáveis
6- Inflação e Desemprego
7- Consequências para Portugal da Introdução do Euro



Bibliografia:
Obrigatória (aquisição a cargo do estudante)
•    Sotomayor, Ana Maria & Marques, Ana Cristina. (2007). Macroeconomia. Universidade Aberta. Lisboa.
Obrigatória, disponível nas turmas
•    Comissão Europeia (2014) A União Económica e Monetária e o euro - Promover a estabilidade, o crescimento e a prosperidade na Europa. Coleção «Compreender melhor a UE». ISBN: 978-92-79-41647-7
•    Barroso, Durão. (2014)."Europa 2020": a estratégia europeia de crescimento. Comissão Europeia. Coleção «Compreender melhor a UE» . ISBN: 978-92-79-23986-1
Complementar:
•    Belbute, J.M.M. (2003). Princípios de Macroeconomia. Gradiva Publicações. Lisboa.
•    Dornbush, R.; Fisher, S. e Startz, R. (1998). Macroeconomia (7ª edição). McGraw-Hill.(ou outra edição)
•    Samuelson, P. A. e Nordhaus, W.D. (2005). Economia (18ª edição). McGraw-Hill.(ou outra edição)
•    Sotomayor, Ana Maria (2014). Exercícios de Macroeconomia.. Rei dos Livros
•    Materiais e textos disponíveis nas turmas


Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 26

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:
Os estudantes necessitam de conhecimentos de matemática do Ensino Secundário.
Recomenda-se a frequência prévia da UC não obrigatória Matemática Preparatória (21160)