MARKETING
Código: 61025
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e de Gestão
Área Científica: Gestão
Palavras-Chave:
    Marketing
    Marketing mix
    Cliente
    Estratégias
Docente:
A definir | To be defined
Correio Eletrónico:

Sinopse:
A unidade curricular tem por objetivo proporcionar formação profissionalizante em marketing. Oferece conhecimentos dos conceitos de marketing, de marketing na empresa, do marketing mix, do mercado, de estratégias de marketing e do comportamento do consumidor.
Serão abordados também de forma sintética aspetos a respeito da importância e impacto da tecnologia digital no marketing.


Competências:
A unidade curricular destina-se a desenvolver competências para o exercício da atividade profissional nos departamentos de marketing das organizações, nomeadamente na gestão do marketing mix, na formulação de estratégias empresariais, no estudo do comportamento do consumidor. Pretende-se também desenvolver capacidades introdutórias ao nível do Marketing Digital


Conteúdos:
Conceito de Marketing
Um Pouco de História
Os Axiomas do Marketing
As Regras de Ouro do Marketing
Os Pilares do Marketing
As Funções do Marketing
Marketing e Mercado
Marketing na Empresa
Marketing Mix
Estratégias de Marketing
Comportamento do Consumidor
Introdução ao Marketing Digital


Bibliografia:
1. Principal:
Ferreira, B., Marques H., Caetano, J., Rasquilha, L. & Rodrigues, M. (2015). Fundamentos de marketing (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Carrera, F. (2018). Marketing digital na versão 2.0: O que não pode ignorar (4ª ed.). Lisboa: Sílabo.

 2. Facultativa:
Almeida, M. R. & Pereira, J. M. (2014). Marketing de serviços. Lisboa: Edições Sílabo, Lda.
Ferreira, M. P., Reis, N. R. & Serra, F. (2009). Marketing para empreendedores e pequenas Empresas. Lisboa: LIDEL – Edições Técnicas, Lda.
 


Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.


Observações:
Boas competências na ótica do utilizador: Processador de texto; Internet.
Os textos base estão escritos em Português, sendo desejável que o aluno tenha domínio da língua inglesa para poder utilizar livros e textos complementares.