MICROECONOMIA
Código: 61027
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e de Gestão
Área Científica: Economia
Palavras-Chave:
    Pensar como um economista
    Teoria do consumidor
    Teoria do produtor
    Teoria das estruturas de mercado
Docente:
Tiago Carrilho Ribeiro Mendes
Área Científica: Economia.
Correio Eletrónico: tiago.mendes@uab.pt

Sinopse:
Nesta Unidade curricular pretende-se que os estudantes aprendam a pensar como um economista. O rigor sistemático do plano do curso pressupõe o interesse crescente e a intuição do estudante, o qual deverá tornar-se apto a descobrir o “poder” de aplicação dos instrumentos de análise económica às situações da vida, as mais diversas nos seus interesses e valores.


Competências:
O discente deverá desenvolver competências no âmbito da análise e compreensão da realidade económica ao nível empresarial. A estrutura da atividade produtiva e setorial assume-se como fundamental no enquadramento do licenciado em gestão na vida profissional. Na unidade curricular, propomo-nos levar ao conhecimento dos discentes as diversas formas de organização económica, permitindo que estes adquiram, sob o ponto de vista Ciência Económica, competências de adaptação a novas realidades e aptidões de gestão eficiente de recursos.
 


Conteúdos:
Oferta e procura
Escolha racional do consumidor
Procura individual e de mercado
Produção
Custos
Concorrência perfeita
Monopólio
Concorrência imperfeita


Bibliografia:
Bibliografia Obrigatória
 
  • Morgado & Ferreira (2016) Princípios de Microeconomia, Rei dos Livros, Lisboa.
  • Morgado & Ferreira (2017) Exercícios de Microeconomia, Rei dos Livros, Lisboa.


Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.