A EDUCAçãO NA SOCIEDADE ATUAL
Código: 12001
ECTS: 7
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Palavras-Chave:
    1. Escola e sociedade
    2. Desigualdades – sociais e escolares
    3. ALV (Aprendizagem ao Longo da Vida)
    4. Literacia para os média
Docente:
Susana Henriques
Área Científica: Ciências da Educação e Sociologia
Correio Eletrónico: susana.henriques@uab.pt

Sinopse:
Educação na Sociedade Atual pretende ser uma UC onde o estudante se familiarize com os principais debates teóricos sobre a escola nas sociedades contemporâneas, fazendo destes uma leitura crítica. Pretende ainda proporcionar ao estudante o desenvolvimento da capacidade de refletir sobre a natureza das relações sociais e educativas tendo em conta os vários níveis de análise e os contextos socioeconómicos, ideológicos e culturais que enformam essas relações sociais.


Competências:
Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
- Identificar paradigmas e conceitos da abordagem das relações educação-sociedade;
- Realizar pesquisas relevantes com vista a desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre as perspetivas teóricas em análise;
- Desenvolver o rigor na definição concetual e a sua aplicação em discursos de natureza científica;
- Refletir sobre a natureza das relações entre discursos sociais e educativos a vários níveis de análise;
- Analisar a (re)definição de conceitos em função de distintos contextos sociais, económicos, ideológicos, culturais...
- Reconhecer e perspetivar estratégias de desenvolvimento de competências na relação entre Educação, Jovens e Média;
- Refletir criticamente sobre o percurso pessoal.


Conteúdos:
1. Escola e Sociedade
1.1. Relações entre paradigmas socioculturais e educacionais;
1.2. Perspetivas atuais da educação;
2. Mobilidade social e escolar
2.1. Desigualdades sociais e educação;
2.2. (In)Sucesso escolar;
2.3. Aprendizagem ao Longo da Vida;
3. Educação, Jovens e Média
3.1. Educação com os média;
3.2. Educação para os média.


Bibliografia:
- Abrantes, P. (2011). Revisitando a teoria da reprodução: debate teórico e aplicação ao caso português, Análise Social, Vol. XLVI (199), pp.261-281
- Carmo, R.; Cantante, F.; Carvalho, M. (2012). Políticas Públicas para a diminuição das desigualdades, in Rodrigues, M. L.; Silva, P. A. (Org.), Políticas Públicas em Portugal, Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, pp.313-326
- Comissão das Comunidades Europeias (2007). Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões - uma abordagem Europeia à Literacia Mediática no ambiente digital, Bruxelas: Comissão Europeia, em http://www.gmcs.pt/ficheiros/pt/comunicacao-da-comissao-europeia-sobre-uma-abordagem-europeia-da-literacia-mediatica-no-ambiente-digital.pdf
- COPELLL - Lifelong Learning for Competitiveness in Small and Medium Enterprises (2011). Guia de apoio - Aprendizagem ao Longo da Vida em Pequenas e Médias Empresas (PME), em http://www.fch.lisboa.ucp.pt/resources/Documentos/CEPCEP/COPPELLL_guia.pdf
- Costa, A. F.; Machado, F. L.; Ávila, P. (Orgs.) (2007). Sociedade do conhecimento e desigualdades em Portugal e na Europa (capt. 8), in Sociedade e conhecimento - Portugal no contexto europeu, Vol. II, Oeiras: Celta
- Lima, A. C.; Aires, L.; Azevedo, J.; Rebollo, M. A.; García-Perez, R. (2014). Mulheres empreendedoras em contextos rurais e aprendizagem informal nas redes sociais, in Moreira, J. A.; Barros, D. M.; Monteiro, A. (Orgs.), Educação a Distância e eLearning na web social, Santo Tirso: White Books, pp. 113-128 
- Lopes, P. (2011). Literacia(s) e Literacia Mediática, CIES e-Working Paper Nº. 110/2011, em http://cies.iscte-iul.pt/destaques/documents/CIES-WP110_Lopes.pdf
- OCED (2015). Education at a Glance 2015: OECD indicators, OECD Publishing em http://www.oecd-ilibrary.org/docserver/download/9615031e.pdf?expires=1498053647&id=id&accname=guest&checksum=9AB3B55D136AE88432840622146F0D3A 
- OCDE 82014). Melhores competências, melhores condições de vida: uma abordagem estatística das políticas de competências, OECD Publishing, em http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8A8A8246D8770E0146DEB49A2C4114
- Perrenoudt, P. (2002). Os sistemas educativos face às desigualdades e ao insucesso escolar: uma incapacidade mesclada de cansaço, in Duarte, J. B. (Dir.). Igualdade e Diferença. Numa escola para todos, Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, pp. 17-44
- Kallen, D. (sd). Aprendizagem ao Longo da Vida em retrospectiva, Revista Europeia de Formação Profissional Nº. 8/9, pp. 16-22 em http://livrozilla.com/doc/1075814/aprendizagem-ao-longo-da-vida-em-retrospectiva---cedefop


Metodologias de Ensino:
E-learning (completamente online).


Total de Horas de Trabalho: 182
Total de Horas de Contacto: 20

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.