INVESTIGAçãO EM EDUCAçãO
Código: 12017
ECTS: 10
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Palavras-Chave:
    1. Investigação em educação
    2. Revisão da literatura
    3. Procedimentos metodológicos
    4. Recolha e análise de dados
Docente:
Teresa Margarida Loureiro Cardoso
Área Científica: Ciências da Educação.
Correio Eletrónico: teresa.cardoso@uab.pt

Sinopse:
Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes reflitam, experimentando, sobre tipos, etapas e ferramentas de investigação.
O percurso de aprendizagem assenta em atividades de avaliação contínua, previamente definidas, e culmina com a elaboração de um plano de trabalho de investigação original.
Espera-se que sob os cinco temas propostos os estudantes sejam capazes de desenvolver e co-construir bases de trabalho que lhes permitam percorrer com êxito os trajetos de investigação que desenharem.


Competências:
Pretende-se que, no final desta unidade curricular, o estudante seja capaz de:
• identificar questões de investigação em educação;
• analisar, de forma crítica, artigos sobre estudos de investigação;
• articular tipos, etapas e ferramentas de investigação;
• elaborar documentos, artigos e um plano de trabalho de investigação;
• demonstrar capacidades para desenvolver com rigor um trabalho de investigação.


Conteúdos:
1. Investigação em Educação
2. Revisão da literatura
3. Modalidades de investigação
4. Procedimentos e instrumentos metodológicos
5. Projeto de investigação


Bibliografia:
ÁVILA DE LIMA, J. & PACHECO, J. A. (2006). Fazer Investigação. Porto: Porto Editora. Colecção Panorama, nº 6.
BOGDAN, R. & BIKLEN, S. (1994, tradução da edição de 1991). Investigação Qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora. Colecção Ciências da Educação, nº12.
CARDOSO, T. et al. (2010). Revisão da Literatura e Sistematização do Conhecimento. Porto: Porto Editora. Colecção Nova CIDInE, nº 3.
FERNANDES, A. (2002). Métodos e Regras para a Elaboração de Trabalhos Académicos e Científicos. Porto: Porto Editora. Colecção Educação, nº 4.
OLIVEIRA, L. et al. (2004). Investigação em Educação. Abordagens conceptuais e práticas. Porto: Porto Editora. Colecção CIDInE, nº16.


Metodologias de Ensino:
A metodologia de trabalho fundamenta-se no Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. Deste modo, apoia-se na realização de actividades, individuais e em grupo, que têm como suporte diversos recursos de aprendizagem. Neste contexto, deverá conciliar momentos de aprendizagem independente e momentos de aprendizagem colaborativa.


Total de Horas de Trabalho: 260
Total de Horas de Contacto: 30

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.