ÉTICA E SUPERVISãO
Código: 12013
ECTS: 7
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Filosofia
Palavras-Chave:

    Ética
    Moral
    Deontologia Educacional
    Cuidado de Si

Docente:
João Paz
Área Científica: Filosofia
Correio Eletrónico:

Sinopse:
Esta unidade curricular mostra como a Supervisão é um campo privilegiado para a promoção e implementação de princípios éticos. Depois de equacionar a definição concetual e o campo de aplicação da ética, analisa os principais aspetos da dimensão ética e deontológica do processo educativo. Cruzando a dimensão filosófica com abordagens diversificadas do universo escolar, como a pedagógica, a psicológica e a sociológica, problematiza a formação para os valores, na perspetiva do desenvolvimento da capacidade humana em formular juízos autónomos e livres sobre o comportamento. Parte significativa da investigação é direcionada para o trabalho ético prático, entendido como askesis para o cuidado de si.
No final desta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de se situar criticamente face à importância da implementação de princípios éticos no acto de ensinar, de perspetivar a supervisão pedagógica na confluência da dialética auto e hetero formativa do ato de educar, e de tomar o ensinamento socrático “conhece-te a ti mesmo” como um projeto da prática de si visando a condução dos outros.


Competências:
No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de se situar criticamente face à importância da implementação de princípios éticos no acto de ensinar e de perspectivar a Supervisão Pedagógica na confluência destas faces do acto de educar, clarificando e apropriando valores, expressos na sua conduta profissional.


Conteúdos:

Unidade I - A ÉTICA
    1. O Objecto da Ética
    2. Problemas Morais e Éticos
Unidade II - PROBLEMAS FUNDAMENTAIS DA ÉTICA
    1. A Consciência Moral
    2. Fundamentação das Normas Morais
Unidade III - ÉTICA E DEONTOLOGIA
    1. Moral e Axiologia
    2. Deontologia Educacional
Unidade IV - ÉTICA E CIDADO DE SI
    1. A Filosofia como Arte de Viver
    2. Princípios Fundamentais do Estoicismo
    3. As Meditações de Marco Aurélio



Bibliografia:

DIAS, Barros, Ética e Educação, Lisboa, Universidade Aberta, 2004
ARAÚJO, Luís de; A Ética como Pensar Fundamental. Elementos para uma Problemática da Moralidade, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1992
CUNHA, Pedro d’Orey da; Ética e Educação, Lisboa, Universidade Católica Editora, 1996.
KECHIKIAN, Anita; Os Filósofos e a Educação, Col. “Paideia”, nº 1, Lisboa, Edições Colibri, 1993, trad. do francês por Leonel Ribeiro dos Santos e Carlos João Nunes dos Santos.
MARCUS AURELIUS, Meditações - tradução da versão inglesa (Maxwell Staniforth, Penguin Books. Com introdução do tradutor inglês) disponível em http://acesso.alol.com.br/gustavo/acervo/complementos/biblioteca/livros/meditacoes_ma.pdf
PATRÍCIO, Manuel; Lições de Axiologia Educacional, Lisboa, Universidade Aberta, 1993.
RATHS, Louis E. et al.; Values and Teaching. Working with Values in the Classroom, 2ª ed., Columbus-Toronto-London, Sydney, Charles E. Merrill Publishing Company, 1978.



Metodologias de Ensino:
E-Learning (completamente online).


Total de Horas de Trabalho: 182
Total de Horas de Contacto: 18

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.


Observações:
O estudante deverá dispor de um computador com ligação à Internet e possuir conhecimentos de informática a nível de utilizador. Deverá acompanhar, intervir e realizar, em tempo útil, as actividades promovidas nesta unidade curricular.