RELAçõES INTERPESSOAIS: AGENTES, INTENCIONALIDADES E CONTEXTOS EDUCATIVOS
Código: 12033
ECTS: 7
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Palavras-Chave:
    Clima e cultura organizacional nas escolas
    Comunicação e a interação
    Competências interpessoais
    Conflito e mediação
Docente:
Maria Luísa Lebres Aires
Área Científica: Ciências da Educação.
Correio Eletrónico: luisa.aires@uab.pt

Sinopse:
Com esta UC pretende-se que  os estudantes possam refletir sobre as relações interpessoais em contextos educativos, debater problemas e possíveis propostas de resolução com base em quadros teóricos de referência e analisar processos de intervenção e de mudança.


Competências:
Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido capacidade
de:

- análise de situações problemáticas, servindo-se para o efeito de quadros teóricos;
- problematização e de perceção da complexidade das relações interpessoais que ocorrem
em contextos educativos;
- desenhar propostas fundamentadas de intervenção.
 


Conteúdos:
Tema 1 - Refletir sobre as relações interpessoais nas escolas: clima e cultura organizacional
Tema 2 - A comunicação e a interação
Tema 3 - Competências interpessoais
Tema 4 - Interacções: poder, conflito e negociação
Tema 5 - Comunidades educativas: gerir a mudança
 


Bibliografia:
- Ferreira, J.M.C., Neves, J. e Caetano, A. (2001). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: McGraw-Hill.
- Bueno, M.R. e Garrido, M.A. (2012). Relaciones interpersonales em la educación. Madrid: Ed. Pirámide.
- Endres, B. (2007). “The conflict between interpersonal relations and abstract systems in education” em Educational Theory, vol. 57, nº 2, pp.171-186.
- Silva, J.M. (2010). Líderes e Lideranças em Escolas Portuguesas. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão. (Capítulo – “As organizações escolares”)
- Hargreaves, A. (2007). "Sustainable Leadership and Development in Education: Creating the Future, Conserving Past" in European Journal of Education, vol. 42, nº. 2, pp. 223-233.
- Hargreaves, A. (2000). "Mixed emotions: teachers' perceptions of their interactions with students" in Teaching and Teacher Education, 16, pp.
811-826.
 


Metodologias de Ensino:
E-learning


Total de Horas de Trabalho: 182
Total de Horas de Contacto: 40

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.


Observações:
A frequência desta unidade curricular exige:
   • Domínio do inglês ao nível da leitura;
   • Conhecimentos de Internet ao nível do utilizador.