SISTEMAS EDUCATIVOS: ORGANIZAçãO E AVALIAçãO
Código: 12037
ECTS: 7
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Palavras-Chave:
    Sistemas educativos
    Educação e Formação
Docente:
José António Marques Moreira
Área Científica: Ciências da Educação - Formação de Professores
Correio Eletrónico: jmoreira@uab.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular dá a conhecer os princípios que dinamizam a interacção dos diferentes sistemas em qualquer sociedade. E, após evidenciar os grandes princípios organizadores dos sistemas educativos, assinala algumas tipologias que permitem distingui-los ou aproximá-los, de acordo com matrizes donde ressaltam os seus grandes princípios orientadores. Perspectivando as suas tendências evolutivas, dá particular atenção à problemática da regulação e governabilidade. Complementa-se com a referência à avaliação dos sistemas educativos, identificando alguns procedimentos técnicos reconhecidos na avaliação das organizações escolares não-universitárias.


Competências:
No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de compreender as grandes linhas estruturantes dos sistemas educativos e os princípios que os orientam na interrelação social, assim como utilizar uma praxis de análise crítica e de intervenção construtiva na dinâmica do sistema educativo, com especial incidência nos seus referenciais. Deverá, ainda, ser capaz de intervir na organização de processos de regulação e de garantia da qualidade no sentido do desenvolvimento da educação escolar, na perspectiva da melhoria dos ambientes e contextos educativos.


Conteúdos:

(1) Mutações sociais e sistemas educativos;
(2) Modelos e tendências evolutivas nos sistemas educativos europeus;
(3) Os sistemas de Educação e Formação para a Europa do conhecimento;
(4) A regulação dos sistema educativos e
(5) As linhas-mestras da avaliação dos sistemas educativos.



Bibliografia:
Climaco, Maria do Carmo (2005) A Avaliação de Sistemas em Educação. Lisboa: Universidade Aberta.
Dutercq, Yves (direction) 2005. Les régulations des politiques d’ éducation. Rennes: Presses Universitaires de Rennes.
Figari, Gérard (1994) Évaluer quel référentiel? Bruxelles: De Boeck Université.
Garrido, Jose Luis Garcia (1993) Sistemas Educativos de hoy. Madrid: Editorial Dykinson, S.L.
Ramos, Conceição Castro (2001) Os processos de autonomia e descentralização à luz das teorias de regulação social. Tese de doutoramento. FCT/UNL.


Metodologias de Ensino:
E-learning


Total de Horas de Trabalho: 182
Total de Horas de Contacto: 18

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.


Observações:

O estudante deverá dispor de um computador e possuir conhecimentos de informática a nível do utilizador. Sugere-se que acompanhe e realize, em tempo útil, as actividades promovidas nesta unidade curricular, com a preocupação em intervir e, assim, ter uma presença actuante.