FUNDAMENTOS TEóRICOS DE ORGANIZAçãO E DE ADMINISTRAçãO EDUCACIONAL
Código: 12066
ECTS: 7
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Palavras-Chave:
    Organização escolar;
    cultura escolar;
    mudança;
    lideranças escolares.
Docente:
Susana Henriques
Área Científica: Ciências da Educação e Sociologia
Correio Eletrónico: susana.henriques@uab.pt

Sinopse:
Esta Unidade Curricular visa contribuir para o desenvolvimento de uma atitude crítica, de reflexão pessoal e profissional, aplicada ao estudo da organização escolar.

A partir da natureza diversificada das experiências dos estudantes e inserido num processo de auto-formação e de aperfeiçoamento profissional permanente, o processo de aprendizagem centra-se na organização “escola”, enquadrando a sua análise de acordo com diversas perspetivas teóricas.

Nesta UC visa-se, ainda, definir o campo científico da Administração e Gestão Educacional (AGE), a sua natureza multidisciplinar e as disciplinas base que o sustentam. Para tal, abordam-se as diferentes temáticas que constituem, na atualidade, o foco da investigação da AGE e que correspondem também a temas cadentes da intervenção educacional.
 


Competências:
Esta UC visa contribuir para o desenvolvimento de uma atitude crítica, de reflexão pessoal e profissional, aplicada ao estudo da organização escolar.
A partir da natureza diversificada das experiências dos estudantes e inserido num processo de auto-formação e de aperfeiçoamento profissional permanente, o processo de aprendizagem centra-se na organização “escola”, enquadrando a sua análise de acordo com diversas perspetivas teóricas. Nesta UC visa-se, ainda, definir o campo científico da Administração e Gestão Educacional, a sua natureza multidisciplinar e as disciplinas base que o sustentam. Para tal, abordam-se as diferentes temáticas que constituem, na atualidade, o foco da investigação e que correspondem também a temas cadentes da intervenção educacional.
Para que estes objetivos sejam atingidos os estudantes devem empenhar-se na aprendizagem, refletir sobre os temas propostos, com base nas leituras sugeridas e na sua experiência, interagir e colaborar.
 


Conteúdos:
1. O campo científico da Administração e Gestão Educacional
       Diferentes perspetivas teóricas de análise organizacional da escola.
   2. Cultura escolar e mudança
   3. As lideranças da escola


 


Bibliografia:

A bibliografia principal, necessária à realização de cada atividade é fornecida online.
 


Metodologias de Ensino:
E-learning


Total de Horas de Trabalho: 182
Total de Horas de Contacto: 40

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.