BIOLOGIA GERAL II
Código: 21013
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Ciências Biológicas
Palavras-Chave:
    1. Microbiologia
    2. Biologia das Plantas
    3. Biologia Animal
Docente:
Paula Bacelar Nicolau
Área Científica: Biologia.
Correio Eletrónico: Paula.Nicolau@uab.pt

Sinopse:
Em Biologia Geral I (21012), iniciou o estudo das Ciências Biológicas com a apresentação de temas unificadores e integradores: o estudo da célula – estrutura e energética celular; tópicos de reprodução e hereditariedade; o estudo da espécie, tendo como tema integrador a evolução – diversidade da vida, sistemática e ecologia. Nesta Unidade Curricular serão objecto de estudo a Microbiologia, a Biologia das Plantas e a Biologia Animal.


Competências:

Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante seja capaz de:
1. recolher, interpretar, relacionar e analisar criticamente informação obtida em fontes diversas;
2. reconhecer e exemplificar que a construção de conhecimentos em Biologia envolve abordagens pluridisciplinares e interdisciplinares;
3. explicar e ser capaz de aplicar e relacionar conceitos da Biologia Microbiana, Biologia das Plantas e Biologia Animal.



Conteúdos:

1. Microbiologia. Vírus; Bacteria e Archaea; Protistas; Fungos.
2. Biologia das Plantas. Diversidade das plantas; Estrutura das plantas angiospérmicas; Transporte; Nutrição; Reprodução nas plantas com flor.
3. Biologia Animal. Desenvolvimento embrionário; Protecção; Suporte e movimento; Aquisição de energia e metabolismo; Sistemas de defesa; Sistemas excretores; Reprodução; Coordenação e integração.



Bibliografia:
Azeiteiro, U.M., Bacelar-Nicolau, P. & Vicente, L. (2003) Complementos de Biologia, Edições da Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.


Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 26

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.