COMPUTAçãO GRáFICA
Código: 21020
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Engenharia Informática
Palavras-Chave:
    Computação Gráfica
    Modelos Matemáticos para a Computação Gráfica
    Computação Visual
Docente:
Elizabeth Simão Carvalho
Área Científica: Computação Gráfica
Correio Eletrónico: ecarvalho@uab.pt

Sinopse:
Esta UC visa proporcionar aos alunos os conhecimentos e práticas fundamentais acerca dos princípios, conceitos, modelos e principais técnicas relacionadas com a computação gráfica. Na abordagem aos conteúdos programáticos selecionados privilegiam-se a análise crítica dos algoritmos e técnicas adotadas, atentando para a sua eficiência, assim como se incentiva a conceção de novas aproximações e aperfeiçoamento das existentes.


Competências:
Espera-se que o estudante ao concluir esta unidade curricular esteja capaz de atingir os seguintes competências:
Reconhecer a importância da computação gráfica no desenho e implementação de sistemas e aplicações informáticas interativas nas mais diversas áreas aplicacionais;
Descrever, em termos metodológicos e funcionais, a geometria da representação de objetos gráficos no ecrã, sua natureza discreta, os conceitos de janela e visor, o sistema de coordenadas, pixel e resolução;
Analisar, em termos metodológicos e funcionais, as técnicas e algoritmia da geração de primitivas gráficas, de preenchimento e recorte (clipping) de áreas bi- e tridimensionais; da visualização e das transformações geométricas bi- e tridimensionais de objetos;
Analisar, em termos metodológicos, funcionais, e de eficiência computacional, os métodos e matemáticos e algoritmia da representação de curvas, superfícies e de sólidos;
Avaliar, comparativamente, os métodos matemáticos e a algoritmia de suporte da computação gráfica lecionados e propor a implementação de novas abordagens e aperfeiçoamentos dos mesmos.


Conteúdos:
Introdução à computação gráfica;
Primitivas em Gráficos Raster;
Preenchimento e Recorte 2D;
Transformações geométricas e visualização 2D/3D;
Modelos de cor e iluminação;


Bibliografia:
Foley, Van Dan, Feiner, Hughes, "Computer Graphics - Principles and Practice, Addison-Wesley, ISBN: 0-201-84840-6.
Angel, Edward, "Interactive Computer Graphics: A Top-Down Approach Using OpenGL", 5th Edition, Addison-Wesley, 2008, ISBN: 978-0231535863.
Shreiner, Dave, Woo, Mason, Neider, Jackie, Davis, Tom, "OpenGL(R) Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL(R) , Version 2.1", 6th edition, Addison-Wesley, 2007, ISBN: 978-0321481009.


Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 26

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:
Pré-requisitos: UC 21178 Laboratório de Programação.

Apresentação pessoal do docente Doutor Adérito Fernandes Marcos

Apresentação pessoal da docente Doutora Elizabeth Simão Carvalho