NOVAS ENERGIAS
Código: 21156
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Ciências e Tecnologias do Ambiente
Palavras-Chave:
    1. Energias alternativas
    2. Energias renováveis
    3. Energia solar
    4. Certificação energética
Docente:
Fernando Caetano
Área Científica: Química; Engenharia Química.
Correio Eletrónico: fcaetano@uab.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular engloba matérias de natureza pluridisciplinar em que se procura integrar o conhecimento desenvolvido em diversas áreas da ciência para uma melhor compreensão das vantagens e dificuldades tidas nas formas de produção e conservação de energia.
Pretende-se fornecer informação actual e actualizada que permita ao estudante ter uma visão estruturada e esclarecida e uma argumentação lógica sobre a energia do futuro, face a aspectos prementes como o aumento das necessidades energéticas mundiais, a diminuição das reservas de petróleo e o aquecimento global devido à libertação de gases de efeito de estufa, com efeitos climáticos globais.
São apresentados os vários tipos de energia disponíveis, começando pelas formas convencionais (combustíveis tradicionais) cuja utilização se manterá durante algumas décadas, ainda que, preferencialmente, de uma forma mais limpa. No capítulo de energias renováveis abordaremos a energia eólica, das marés, solar, biomassa e energia geotérmica. Serão depois discutidos os desenvolvimentos recentes em formas de elevada potencialidade para produção de energia com o uso de hidrogénio e células de combustível, baterias e ainda a fusão nuclear. O último tópico refere-se a novos aspectos relacionados com a utilização e a conservação de energia, com particular ênfase para a certificação energética de casas e edifícios e por fim a importância da captura e armazenamento de dióxido de carbono e técnicas em perspectiva.


Competências:
Conhecer as diferentes técnicas de produção de energia e em particular as energias alternativas, suas vantagens e dificuldades;
Avaliar as técnicas adequadas para a implementação de formas de produção de energia alternativa em função das necessidades locais em análise;
Desenvolver um espírito crítico acerca dos sistemas tecnológicos adoptados para a produção de energia.


Conteúdos:
Parte I – Conceitos sobre energia e energias alternativas; Combustíveis fósseis.
Parte II – Energias renováveis: energia eólica, marés, solar, biomassa e geotermia.
Parte III – Energias potencialmente importantes: hidrogénio e pilhas de combustível, metano e fusão nuclear.
Parte IV – O uso eficiente de energia e certificação energética.


Bibliografia:

Textos e materiais a disponibilizar na plataforma de e-learning.
Scott Bennett, Encyclopedia of Energy, Global Media, 1st edition, 2007.
Gabriel Cruden, Energy alternatives, Thomson Gale, 2005.
Fraser Armstrong & Katherine Blundell, Energy Beyond Oil, Oxford University Press 2007.
Zekai Sen, Solar Energy Fundamentals and Modeling Techniques: Atmosphere, Environment, Climate Change and Renewable Energy, Springer-Verlag London Limited 2008.
Bent Sørensen, Renewable Energy: Its physics, engineering, use, environmental impacts, economy and planning aspects, Elsevier Science, Third Edition, 2004.
John Twidell &Tony Weir, Renewable Energy Resources, Taylor & Francis, Second edition, 2006.



Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 26

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.