TEMAS DE CULTURA PORTUGUESA I (SéCS. XIX-XX)
Código: 53013
ECTS: 15
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Literatura e Cultura Portuguesas
Docente:
Ana Isabel Vasconcelos
Área Científica: Estudos Portugueses.
Correio Eletrónico: mumlib@uab.pt

Sinopse:
Na História do Teatro Português, destaca-se o ano de 1836 pelo facto de, pela primeira e talvez única vez, ser publicado um decreto que avalia o estado do nosso teatro, propondo medidas que contemplam as várias vertentes do fenómeno teatral: o ensino, com a proposta de abertura do Conservatório Nacional, os textos, com o lançamento de concursos para originais portugueses e a construção de um teatro nacional, hoje Teatro Nacional D. Maria II. Este movimento, pautado por preocupações culturais e onde se reflectem opções ideológicas e políticas, será o nosso momento contextual de partida para, num período que abarcará cerca de um século, nos debruçarmos sobre vários textos dramáticos, que centraram a sua urdidura em torno do motivo histórico.
Elegemos três momentos neste percurso: o período romântico, o final de século XIX e os anos da Primeira República. Trata-se de épocas em que, tanto a nível da produção escrita como a nível da realização espectacular, os textos dramáticos de cariz histórico ressurgem, resgatando temáticas passadas, reveladoras de preocupações decorrentes de crises políticas e conturbações sociais coevas.
Através da leitura e análise de dramas históricos, perceberemos como os vários autores destes três períodos recriaram o passado, interpretando o factual, ou aquilo que dele dispunham, segundo determinadas convicções ou finalidades e exteriorizaram, em produções textuais e espectaculares esteticamente diferenciadas, valores que ajudam a compreender e interpretar as mentalidades das épocas em que viveram.


Metodologias de Ensino:
E-learning.


Total de Horas de Trabalho: 390