SEMINáRIO DE APROFUNDAMENTO METODOLóGICO II
Código: 23003
ECTS: 7,5
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Ciências do Ambiente
Palavras-Chave:
    Desenho de investigação
    Instrumentos e técnicas de investigação
    Riscos naturais
    Comunicação de ciência
Docente:
Jorge Manuel Trindade
Área Científica: Geografia.
Correio Eletrónico: jorgetrd@uab.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular orienta-se para a análise de problemáticas relativas às metodologias de investigação. Tendo em vista o enquadramento das questões metodológicas estas serão abordadas no contexto das problemáticas relativas aos riscos naturais, sendo as mesmas integradas como componentes teóricas e práticas de um trabalho de investigação aplicada, a realizar no decurso do seminário.Assim, existirão neste seminário três módulos: i) Os riscos naturais e desenvolvimento sustentável: Recolha de dados e fundamentação; ii) Desenho da investigação e seleção de instrumentos de recolha dados; iii) Tratamento estatístico de dados.No primeiro módulo aborda-se a presença e exposição da população a desastres naturais, recorrendo à pesquisa de informação estatística e cartográfica disponível online ou através de programas de código aberto. Procura-se que os estudantes desenvolvam capacidades básicas de análise espacial de evidências e de variáveis condicionantes para explicar as consequências desta coexistência nem sempre considerada sustentável. No segundo módulo desenvolve-se o tema das metodologias de recolha direta de informação, incluindo o desenho da investigação e a construção/adequação de instrumentos como as entrevistas, os questionários ou a análise de conteúdo. Por fim, no terceiro módulo são abordados métodos estatísticos para tratamento de dados, nomeadamente Estatística Descritiva, e tópicos em análise de correlação e testes para comparação de grupos. As análises são conduzidas com recurso ao software SPSS IBM Statistics e visa-se principalmente o tratamento de dados resultantes da aplicação de inquérito por questionário.


Competências:
- O desenvolvimento de competências analíticas, de avaliação e de reflexão crítica sobre situações concretas na área da Sustentabilidade e Desenvolvimento.
- O desenvolvimento de capacidades e competências para realizar investigação de forma autónoma no domínio da Sustentabilidade e Desenvolvimento.


Conteúdos:
Módulos
• Desastres naturais e desenvolvimento sustentável. Recolha e tratamento de informação | Docente: Jorge Trindade
• Instrumentos de recolha de dados | Docente: Filomena Amador
• Tratamento estatístico de dados | Doutor Pedro Serranho e Doutora Rosário Ramos


Bibliografia:
Bardin, L. (2103). Análise de conteúdo, Lisboa: Edições 70.Castelfranchi, Y. (2010). “Por que comunicar temas de ciência e tecnologia ao público? (Muitas respostas óbvias... mais uma necessária)” in Jornalismo e Ciência: Uma Perspectiva Ibero-Americana, (coord. e ed.) Massarani, L., Rio de Janeiro: Fiocruz.Cohen, L.; Manion, L. & Morrison, K. (2007). Research Methodology in Education, London and New York: Routledge.Hongjian Zhou; Jing’ai Wang; Jinhong Wan & Huicong Jia (2010). Resilience to natural hazards: a geographic perspective. Natural Hazards, Volume 53, Issue 1, pp. 21-41.Johannessen, Å.; Wamsler, C.; Becker, Fredby, J.; Castell, O.; Rottier, E.; Sivertun, Å.; Björklund, G. & Roffey, R. (2014). Water and Risk: Developing Sustainable and Resilient Communities, Swedish Water House Policy Report/SIWI.Krippendorff, K. (2004). Content Analysis. An Introduction to its Methodology, Thousand Oaks: Sage.Mulligan, G.F.; Crampton, J.P. (2005). Population growth in the world’s largest cities, Cities 22 (5), 365-380. Pelling, M.; Maskrey, A.; Ruiz, P. & Hall, L. (2004). A global report: reducing disaster risk: a challenge for development, New York: United Nations Development Prog., Bureau for Crisis Prevention and Recovery.
 
21Sari, W.E. & Galhofer; I.N. (2014). Design, Evaluation, and Analysis of Questionnaires for Survey Research, New Jerseey: Wiley.Pereira, A. & Patrício, T. (2013). SPSS: guia prático de utilização: análise de dados para Ciências Sociais e Psicologia. 8.ª ed. Lisboa : Sílabo. ISBN 978-972-618-736-3. 256p.Pinto, Ricardo R. Introdução à Análise de Dados Com Recurso ao SPSS, Edições Sílabo. ISBN: 978.972.618.692.2.UNISDR (United Nations International Strategy for Disaster Reduction) (2015). Sendai framework for disaster risk reduction 2015–2030. www.wcdrr.org/uploads/Sendai_Framework_for_Disaster_Risk_Reduction_2015-2030.pdf.


Metodologias de Ensino:
Ensino a distância, na modalidade online, utilizando a plataforma de elearning em uso na Universidade Aberta.


Total de Horas de Trabalho: 195
Total de Horas de Contacto: 32.5

Avaliação:
Parametros de avaliação da participação nas discussões: Participação nas discussões desenvolvendo comentários pessoais, revelando que identifica as ideias fundamentais dos textos em análise/discussão. Contribuição com intervenções que visam aprofundar a discussão, Justificar os seus pontos de vista com base nas leituras e bibliografia consultada/pesquisada, colocar novas questões e pontos de vista pertinentes que permitem fazer avançar a discussão, interpelar intervenções incoerentes ou contraditórias.
Parâmetros de avaliação de textos escritos: clarificação e delimitação o âmbito do tema; estruturação do trabalho de forma clara; Capacidade e rigor na recolha e tratamento de dados; domínio dos conceitos trabalhados no módulo; capacidade de problematizar, refletir e elaborar ideias com base nos conceitos e temáticas abordados nos módulos.
A avaliação individual final subdivide-se pelas seguintes subparcelas:
- contributos individuais no módulo 1 - máx. 4 valores;
- contributos individuais no módulo 2 - máx. 4 valores;
- contributos individuais no módulo 3 - máx. 4 valores;
- trabalho final realizado em grupo - máx. 8 valores.