LABORATóRIO DE INTERVENçãO ARTíSTICA
Código: 22087
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Estudos Artísticos
Palavras-Chave:
    1. arte e educação
    2. intervenção artística
    3. projeto artístico
    4. avaliação do processo e produto artístico
Docente:
Amílcar Pinto Martins
Área Científica: Ciências da Educação.
Correio Eletrónico: amilcar.martins@uab.pt

Sinopse:
Opta-se por abordagens de intervenção numa ótica quer da especificidade das linguagens artísticas (expressões plástica, musical, dança, drama e teatro), quer da sua integração disciplinar através de modalidades e dispositivos laboratoriais em contexto de distância e online e/ou da sua articulação com vias de presencialidade.


Competências:
Espera-se que o aluno ao concluir esta unidade curricular esteja capaz de:
•Reconhecer o papel e a importância da educação pela arte como ferramenta de intervenção artística;
•Identificar as principais metodologias e ferramentas para a intervenção artística em contexto sócio-cultural de online e/ou de presencialidade;
•Aplicar instrumentos e técnicas de intervenção artística.


Conteúdos:
•Critérios e tendências contemporâneas em arte e educação: a arte como ferramenta de inclusão; a arte para todos; a participação e a relevância em arte;
•Perspetivas e tendências artísticas: arte-imitação; arte-criação; arte-exteriorização; arte-comunicação; arte-produção; arte-sublimação; arte-jogo; arte-expressão;
•Criadores em contexto sócio-cultural de intervenção: as dimensões de pessoa-artista-animador; animador-observador-participante;
•Estudo de casos de “boas práticas” de intervenção: finalidades; planeamento; implementação; avaliação de projetos;
•Produção de um projecto de intervenção: experimentação em contexto social real de práticas de intervenção através de uma narrativa de investigação-ação.


Bibliografia:
BAMFORD, A. (2006). The Wow Factor: Global Research Compendium on the Impact of the Arts in Education. Münster, Germany: Waxmann.
BIZARRO, R. (Org.). (2007). Eu e o Outro — Estudos Multidisciplinares sobre Identidade(s), Diversidade(s) e Práticas Interculturais. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Areal Editores.
Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosofia (1997-2001). Logos. 5 volumes. Lisboa e São Paulo: Verbo.
MARTINS, A. (Coord.) (2002). Didática das Expressões. Lisboa: Universidade Aberta.
MARTINS, A. (2009). “Bertold Brecht: Memórias e Desafios para a Didática das Expressões e das Artes”, in Jornadas sobre Bertold Brech 1898-1956. Lisboa: Universidade Aberta. (em CDrom).
MARTINS, A. (2011). “O Fascínio de Macau sob o Signo do Oriente”, in Carlos Fragateiro (Ed). O Fascínio do Oriente. Lisboa: Associação Portuguesa de Expressão Dramática. (No prelo).
MARTINS, A. (textos) e ALEXANDRINO, T. (imagens). (2010). “Catálogo Digital da Exposição ArteNauta: O Viajante da Arte”.  Auditório Ramo Grande, 5 a 12 abril 2010. Praia da Vitória, Terceira, Açores: Mestrado em Arte e Educação.
SOUSA, M. R. (2010). “Música, Educação Artística e Interculturalidade: A Alma da Arte na Descoberta do Outro”. Porto: Lugar da Palavra Editora.
Videogramas:
MARTINS, A. (2008). Arte e Educação: A Magia da Palavra. Lisboa: Universidade Aberta. 35’
MARTINS, A. (2009). Arte e Educação: A Magia da Música. Lisboa: Universidade Aberta. 35’
MARTINS, A. (2009). Arte e Educação: A Magia da Expressão Plástica. Lisboa: Universidade Aberta. 35’
MARTINS, A. (2011). Arte e Educação: A Magia da Dança. Lisboa: Universidade Aberta.. (No prelo).


Metodologias de Ensino:
E-learning (completamente online).


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 23

Avaliação:
A avaliação tem carácter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.