ESTRUTURAS DE DADOS E ALGORITMOS FUNDAMENTAIS
Código: 21046
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Engenharia Informática
Palavras-Chave:

    1. Complexidade algorítmica
    2. Contentores sequenciais
    3. Árvores e tabelas de hash
    4. Ordenação

Docente:
Paulo Shirley
Área Científica: Informática.
Correio Eletrónico: paulo.shirley@uab.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular proporcionará aos alunos um estudo aprofundado em estruturas de dados e algoritmia fundamental para a resolução de problemas. O paradigma utilizado é o da programação genérica, utilizando a linguagem C++, dada a grande versatilidade e elegância deste tipo de programação.


Competências:

O estudante deverá adquirir a capacidade de planear e implementar estruturas de dados e algoritmos para problemas de programação, tendo em vista a eficiência da solução.



Conteúdos:
Noção de complexidade algorítmica. Contentores sequenciais: vetores, listas, pilhas e filas. Árvores: ABP, B-Trees, árvores red-black. Ordenação. Contentores associativos: map, set e tabelas de hash.


Bibliografia:
Bibliografia Obrigatória
Data Structures and Algorithms in C++, Fourth Edition, Adam Drozdek, Cengage Learning.

Bibliografia Complementar (Opcional)
Não aplicável.

 


Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 26

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:
Pré-requisitos: Conhecimentos de Programação em Linguagem C e C++ (UC 21173 Introdução à Programação e UC 21093 Programação por Objetos).

Apresentação pessoal do docente