SEMINáRIO DE INVESTIGAçãO
Código: 22088
ECTS: 9
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Tecnologias de Informação e Comunicação
Palavras-Chave:
    1. investigação científica 
    2. experimentação artística 
    3. metodologias de investigação em ciência, tecnologia e arte
Docente:
Adérito Fernandes Marcos
Área Científica: Informática.
Correio Eletrónico: marcos@uab.pt

Sinopse:
Visa-se proporcionar aos alunos um espaço de desenvolvimento de espírito crítico científico/artístico, enquanto identificam e assimilam os principais processos, metodologias e práticas de investigação em ciência, tecnologia e arte e a sua intersecção na investigação e experimentação na área interdisciplinar da arte computacional dando especial ênfase à expressão gráfica e audiovisual.


Competências:
Ao concluir esta unidade curricular o aluno deverá estar capaz de:
  • Identificar a origem e influências subjacentes à arte digital/computacional contemporânea e como nesta a expressão gráfica digital se insere;
  • Discriminar diversas abordagens e métodos de investigação, desenvolvimento e experimentação artística e explicar a sua aplicabilidade a diferentes tipos de problemas e questões de investigação;
  • Diferenciar as diferentes práticas de investigação em áreas relacionadas com as tecnologias da informação, ciência de computadores e arte;
  • Elaborar e criticar artigos científicos curtos e propostas de instalação artística;
  • Elaborar, avaliar e criticar uma descrição de projeto de investigação de pequena dimensão (ex. proposta de dissertação).


Conteúdos:
- Resenha histórica da arte digital/computacional na senda da sua contextualização social, histórica e artística;
- Métodos e técnicas de investigação em ciência, design e arte: teoria, modelos e práticas;
- Técnicas de planeamento de projecto de investigação em arte computacional dando especial ênfase à expressão gráfica e audiovisual;
- Elaboração de textos científicos e de intervenção em arte computacional;
- Técnicas e prática de apresentação e defesa de textos e projectos em arte computacional dando especial ênfase à expressão gráfica e audiovisual.


Bibliografia:
“A/R/Tography: Rendering Self Through Arts-Based Living Inquiry”, Irwin, R., De Cosson, A. (Eds). Pacific Educational Press (January 15, 2004), ISBN: 978-1895766707.
“aRt&D: Research and Development in Art”,  Brouwer, Joke, Mulder, A., and  Nigten, A. (eds.). (2005), NAi Publishers/V2-Organization, ISBN: 9789056623890;
“Art Practice as Research - Inquiry in the Visual Arts”, Sullivan, G., (2005), SAGE Publications, Inc., ISBN: 9781412905367;
"Visual Research: An Introduction to Research Methodologies in Graphic Design”,  Noble, I., and  Bestley R,  (2005) AVA Publishing, ISBN: 978-2884790499;
“Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches”, Creswell, John W. 3rd ed (2008). London: Sage Publications. ISBN: 978-1412965576.


Metodologias de Ensino:
E-learning (completamente online).


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 23

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.