NARRATIVAS E JOGOS DIGITAIS
Código: 22089
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Tecnologias de Informação e Comunicação
Palavras-Chave:
    1. narrativas digitais
    2. multimédia interativo
    3. jogos digitais
    4. media e redes sociais
Docente:
José Bidarra de Almeida
Área Científica: Ciências da Educação.
Correio Eletrónico: bidarra@uab.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular tem por finalidade proporcionar aos alunos os conhecimentos e as práticas fundamentais relacionadas com as narrativas digitais, a elaboração e implementação de produtos interativos e a criação de jogos em suporte computacional e multimédia. Na abordagem dos conteúdos referidos irá privilegiar-se predominantemente a dimensão teórico-prática inserida no contexto dos novos media digitais e das redes sociais globais.


Competências:
No final desta unidade curricular o aluno deverá:
• Conhecer e explicar a importância das narrativas digitais em sistemas e aplicações interativas (de carácter educativo e de entretenimento);
• Identificar os princípios, modelos e técnicas relacionadas com realização e produção de aplicações multimédia, sistemas interativos e jogos digitais, tanto de tipo educativo como de entretenimento;
• Criar modelos e produzir protótipos que permitam aplicar os principais fundamentos e técnicas de desenvolvimento de aplicações e sistemas com base em narrativas digitais;
• Analisar e avaliar criticamente aplicações e sistemas com base em narrativas digitais procurando as soluções mais adequadas para a resolução de problemas de usabilidade e interação.


Conteúdos:
- Narrativa e literacia digitais
- Construção e representação de conceitos
- Modelos multimédia e tecnologias interativas
- Tipologia dos videojogos atuais
- Jogos e simulações em educação
- Design multimédia e prototipagem
- Usabilidade e avaliação da qualidade


Bibliografia:
Bidarra, J., M. Rothschild, K. Squire (2010). Games and Simulations in Distance Learning: The AIDLET Model. In Business, Technological and Social Dimensions of Computer Games, Cruz-Cunha, M. M., Carvalho, V.H. e Tavares, P. (Eds), IGI Global, Hershey, PA. (pdf)
Flanagan, Mary (2009). Critical Play: Radical Game Design. MIT Press. ISBN978-0-262-06268-8
Klopfer, D., Osterweil,S., Groff, J., & Hass, J. (2009) The Instructional Power of Digital Games, Social Networking, Simulations, and How Teachers Can Leverage Them. Education Arcade, MIT (pdf)
Miller, Carolyn, (2004). Digital storytelling. Focal Press, MA. ISBN 0-240-80510
Outros documentos atualizados a distribuir online.


Metodologias de Ensino:
E-Learning (completamente online).


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 23

Avaliação:
A avaliação tem carácter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.