GESTãO DA INFORMAçãO E RECURSOS DOCUMENTAIS
Código: 52063
ECTS: 10
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Ciências da Informação
Palavras-Chave:
    1. Gestão da Informação
    2. Recursos documentais
    3. Avaliação da coleção
Docente:
Ana Isabel Vasconcelos
Área Científica: Estudos Portugueses.
Correio Eletrónico: mumlib@uab.pt

Sinopse:
Neste seminário abordar-se-ão conceitos ligados à gestão da informação nas organizações, integrando-os no contexto mais vasto da sociedade da informação e do conhecimento. Será também facultado um conjunto de princípios teóricos e metodológicos relacionados com o acesso e a utilização da informação em bibliotecas e/ou centros de documentação. Uma outra vertente deste seminário incidirá na gestão documental e nas políticas de desenvolvimento das coleções, sendo um objetivo prioritário a avaliação dos recursos constituintes do acervo documental.


Competências:
No final da unidade, os estudantes estarão aptos a
- abordar os conceitos fundamentais de Gestão da Informação;
- estabelecer o papel do bibliotecário no processo de gestão da informação;
- desenvolver uma reflexão crítica sobre os princípios e as práticas relativos à selecção, aquisição e desbaste dos recursos que compõem a colecção;
- aplicar criteriosamente métodos de análise de uma colecção, conducentes à avaliação da mesma.


Conteúdos:
1.Introdução à Gestão da Informação
2.Gestão de Recursos de Informação
3.Princípios de Gestão de uma Coleção
4.Avaliação de Recursos Documentais


Bibliografia:
CLAYTON, Peter; GORMAN, G. E. Managing Information Resources in Libraries – collection management – theory and practice. London: Library Association Publishing, 2001.
EVANS, G. Edward; SAPORANO, Margaret Zarnosky. Developing Library and Information Center Collections. 5th ed. USA: Libraries Unlimited, 2005.
PÓVOA, Maria Clara de Oliveira. A arte de esculpir a colecção: o desbaste. Dissertação de mestrado, Universidade Aberta, Lisboa. Acessível em http://repositorioaberto.univ-ab.pt/handle/10400.2/1376
SANTOS, Vespertina do Futuro Saúde Carvalho dos. Problemática de gestão e desenvolvimento de colecções de bibliotecas escolares – desafios emergentes. Dissertação de mestrado, Universidade Aberta, Lisboa. Acessível em http://repositorioaberto.univ-ab.pt/handle/10400.2/1256


Metodologias de Ensino:
E-learning (completamente online).


Total de Horas de Trabalho: 260
Total de Horas de Contacto: 40

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.