FUNDAMENTOS DE BASES DE DADOS
Código: 21053
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Engenharia Informática
Palavras-Chave:
    1. bases de dados
    2. modelo relacional
    3. modelo entidade -relação
    4. Consultas SQL- structure query language
Docente:
Luís Cavique
Área Científica: Informática.
Correio Eletrónico: luis.cavique@uab.pt

Sinopse:
As bases de dados relacionais são da maior importância nos sistemas de informação. Questões como a integridade referencial na entrada dos dados, os modelos dos dados e o desenvolvimento de consultas e subconsultas serão amplamente tratados nesta unidade curricular.


Competências:
Reconhecer o papel e a importância das bases de dados no contexto mais geral dos sistemas de informação; 


Identificar as principais técnicas, metodologias e ferramentas de bases de dados, nomeadamente, criação de consultas, manipulação de dados, desenvolvimentos de modelos de dados e conceitos teóricos sobre bases de dados relacionais;
Aplicar técnicas de bases de dados para implementar soluções computacionais com vista a resolver problemas de média complexidade.


Conteúdos:
Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBD)
Linguagem Structured Query Language e Álgebra Relacional
Modelo Entidade-Relação e Formas Normais
Projeto de Bases de Dados


Bibliografia:
Database System Concepts,Abraham Silberschatz, Henry Korth, S. Sudarshan, McGraw-Hill Science/Engineering/Math,  ISBN-10: 0073523321
 
Fundamentos de Bases de Dados, Feliz Gouveia, FCA – Editora de Informática, ISBN: 978-972-722-799-0


Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 26

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:
Apresentação pessoal do docente