FotoPEDRO ANTóNIO DA SILVA ABRANTES
    (Professor Auxiliar)
    Telf.: 00 351 | E-Mail: pedro.abrantes@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:
      Pedro Abrantes é licenciado e doutorado em Sociologia pelo ISCTE-IUL, tendo-se dedicado, sobretudo, à docência, investigação e avaliação. Desde 2002, é membro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, tendo sido vogal da direção e participado em diversas pesquisas nacionais e internacionais, nas áreas da educação, juventude e desigualdades sociais. Foi docente convidado nos Institutos Politécnicos de Leiria e Santarém, assim como na Universidade Aberta e no ISCTE-IUL. É autor de 5 livros e 27 artigos em revistas científicas com referee, 13 deles no estrangeiro. Colaborou com a Fundação Aga Khan, no programa K’Cidade, e com o Ministério da Educação, nos programas Novas Oportunidades e Avaliação Externa de Escolas. Entre 2010 e 2012, foi investigador visitante do Centro de Investigación y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS, México). É co-coordenador da Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia. Desde 2013, é Professor Auxilar na Universidade Aberta.


    Funções:
      Docência e Investigação


    Habilitações Académicas:
      Doutorado em Sociologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
      Licenciado em Sociologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa


    Experiência Profissional:
      Membro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, desde 2002; Docente convidado do Instituto Politécnico de Santarém, em 2003;
      Docente convidado da Universidade Aberta, de 2006 a 2009;
      Docente convidado do Instituto Politécnico de Leiria, de 2007 a 2009; 
      Docente convidado do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, desde 2008;
      Consultor do Programa K’Cidade, de 2007 a 2009;
      Avaliador Externo de Escolas, de 2006 a 2009;
      Investigador visitante do Centro de Investigación y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS, México), de 2010 a 2012;
      Professor Auxilar na Universidade Aberta, desde 2013.


    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
      Sociologia da Educação
      Classes e desigualdades sociais
      Método biográfico
      Socialização


    Publicações mais Recentes:
      Abrantes, Pedro (2013), A Escola da Vida: Socialização e Biografia(s) da Classe Trabalhadora. Lisboa, Mundos Sociais.
      Abrantes, Pedro e Maria Luísa Quaresma (2013), “Schools for the elite, schools for the poor: The same educational system, contrasting socialization environments”. Italian Journal of Sociology of Education, 5 (2), pp. 133-159.
      Abrantes, Pedro, Nuno de Almeida Alves, Paulo Coelho Dias e Carla Rodrigues (2013), “ICT in Portuguese schools: From resistance to innovation”, RASE – Revista de la Asociación de Sociología de la Educación, 6 (2), pp. 259-273.
      Abrantes, Pedro (2013), “¿Cómo se escribe la vida? Un estudio de la socialización a través del método biográfico”, Revista Mexicana de Sociología, 75 (3), pp. 439-464.
      Abrantes, Pedro, Cristina Roldão, Patrícia Amaral e Rosário Mauritti (2013), “Born to fail? Some lessons from a national programme to improve education in poor district”, International Studies in Sociology of Education, 23 (1), pp. 17-38.
      Veloso, Luísa, Pedro Abrantes e Daniela Craveiro (2013), “The Portuguese schools’ evaluation programme: A sociological approach to the participation of social actors”, Evaluation, 19 (2), pp. 110-125.
      Abrantes, Pedro (2012), “Sistemas de enseñanza y formación del individuo moderno”, Sociológica – Revista de la Universidad Autónoma de México, XXVII (76), pp. 115-148.
      Abrantes, Pedro (2011), “Bolívar, Juárez y Guevara: Apuntes sobre socialización e identidad”, Convergencia – Revista de Ciencias Sociales, XVIII (57), pp. 165-183.
      Abrantes, Pedro (2010), “Políticas de avaliação e avaliação de políticas: o caso português no contexto ibero-americano”, Revista Iberoamericana de Educación, 53, pp. 25-42.
      Abrantes, Pedro (org.) (2010), Tendências e Controvérsias em Sociologia da Educação, Lisboa, Mundos Sociais.
      Abrantes, Pedro (2008), “On the strange habit of reading adversity instead of diversity: Madrid’s middle-schools and their Latin-American students”, in Miguel Pereyra (ed.), Changing Knowledge and Education, Frankfurt, Peter Lang, pp. 275-290.
      Abrantes, Pedro (2008), Os Muros da Escola: Distâncias e Transições entre Ciclos de Ensino. Tese de Doutoramento. Lisboa, ISCTE.
      Guerreiro, Maria das Dores e Pedro Abrantes (2005), “Como tornar-se adulto: Processos de transição na modernidade avançada”, Revista Brasileira de Ciências Sociais, ANPOCS, vol. 20, n. 58, pp. 157-175.
      Guerreiro, Maria das Dores e Pedro Abrantes (2004), Transições Incertas: Os Jovens face ao Trabalho e à Família, Lisboa, Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.
      Abrantes, Pedro (2003), Os Sentidos da Escola: Identidades Juvenis e Dinâmicas de Escolaridade, Oeiras, Celta Editora.


    Informações Complementares:

      Membro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL);
      Membro da Associação Portuguesa de Sociologia (APS);
      Co-coordenador da Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia, desde 2009.