FotoJOSé EDUARDO FRANCO
    (Investigador Coordenador com Equiparação a Professor Catedrático )
    Telf.: (+351) | E-Mail: Eduardo.Franco@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:
      José Eduardo Franco (1969). Historiador. Investigador-Coordenador com equiparação a Professor Catedrático da Universidade Aberta, Diretor do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, Titular da Cátedra de Estudos Globais/CIPSH e coordenador de linhas de investigação do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Tem sido trianualmente Professor-Visitador da Universidade de Paris II – Panthéon-Assas e da Universidade Federal de Sergipe. Coordena atualmente o programa de doutoramento em Estudos Globais na Universidade Aberta. Membro da Academia Portuguesa da História. Doutorou-se em “História e Civilizações” pela EHESS de Paris em Cultura pela Universidade de Aveiro, sendo mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da mesma Universidade de Lisboa. Concluiu com sucesso a coordenação de vários projetos de investigação de grande fôlego, entre os quais os volumes do Dicionário Histórico das Ordens, a Obra Completa do Padre Manuel Antunes em 14 volumes e o projeto Arquivo Secreto do Vaticano editado em 3 volumes. Das suas publicações destacam-se os estudos aprofundados sobre Vieira, os Jesuítas e o Marquês de Pombal. Dirigiu com Pedro Calafete o projeto luso-brasileiro chamado “Vieira Global” que publicou a Obra Completa do Padre António Vieira em 30 volumes e agora prepara um Dicionário do Padre António Vieira, assim como a tradução e edição da obra seleta deste autor em 20 línguas de grande circulação internacional. Com Carlos Fiolhais dirigiu o projeto de investigação e edição intitulado Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa, que editado pelo Círculo de Leitores/Temas e Debates em 30 volumes. Com Fátima Vieira dirige o projeto “Portugal global em jogo de Espelhos” (150 mini-livros país a país), apoiado pelo Instituto Camões. Coordena ainda o projeto “Culturas em negativo” de que já resultou a publicação de um Dicionário dos Antis: A Cultura Portuguesa em negativo. A matriz deste projeto, à semelhança de outros seus, já está a ser adaptada desenvolvida noutros países.  Da sua bibliografia livros podemos distinguir os seguintes livros: O Mito de Portugal, Lisboa, FMMVAD/Roma Editora, 2000, e O Mito dos Jesuítas em Portugal e no Brasil, Séculos XVI-XX, 2 Vols., Lisboa, Gradiva, 2006-2007; A Europa ao Espelho de Portugal: Ideia (s) de Europa na Cultura Portuguesa, Lisboa, Temas & Debates/Círculo de Leitores, 2020. Foi-lhe atribuída, em 2015, a Medalha de Mérito Cultural do Estado Português, o mais importante galardão atribuído pelo Governo Português, como reconhecimento dos serviços prestados à cultura e à Ciência. 



      Funções:

        Coordenador do Programa de Doutoramento em Estudos Globais; Diretor da Cátedra CIPSH de Estudos Globais; Diretor do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta 


      Habilitações Académicas:
        Grau de Doutor e Título de Agregado em História 


      Experiência Profissional:
        Coordenação de projetos de investigação; direção, lecionação e orientações ao nível da formação avançada. 


      Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
        História Global, História Política, História Religiosa e Cultural 
          



      Publicações mais Recentes:

        Livros: 

        2020 – A Europa ao Espelho de Portugal: Ideia(s) de Europa na Cultura Portuguesa, Lisboa, Temas e Debates/Círculo de Leitores, 2020. ISBN: 978-989-644-598-0. 

        2017 – Fátima, Lugar Sagrado Global, em coautoria com Bruno Cardoso Reis, Lisboa, Círculo de Leitores, 2017, 269pp. ISBN: 978-972-42-5138-7. 

        2016 – Jesuítas, Construtores da Globalização: Uma História da Companhia de Jesus, em coautoria com Carlos Fiolhais, Lisboa, Correios, 2016, 172pp. ISBN: 978-972-8968-77-9. 

        Artigos: 

        2021 – “Da retórica Iluminada à literatura ensinada: Reformas pombalinas e o futuro ensino literário brasileiro” (em coautoria com Luiz Eduardo Oliveira), in Colóquio Letras – Revista Quadrimestral, N.º 206, janeiro-abril de 2021, pp. 123-133. ISSN: 010-1451. 

        2020 – “Pinharanda Gomes, um investigador beirão, um pensador português”, (em coautoria com José Maria da Silva Rosa), in PraçaVelha, Revista Cultural da Cidade da Guarda, N.º 40, 2020, pp. 217-225. ISSN: 0873-8343. 

        – “Pombal antijesuíta entre dois centenários (1882 e 1982): Entre o olhar verrinoso de Camilo e a avaliação dilemática de Manuel Antunes, SJ” (em coautoria com Paula Carreira), in Colóquio Letras – Revista Quadrimestral, N.º 203, janeiro-abril de 2020, pp. 87-98. ISSN: 010-1451. 

        – “A leitura infinita: A leitura em voz alta, o que acrescenta aos textos?”, in Nova Águia – Revista de Cultura para o Século XXI, N.º 26, 2.º Semestre de 2020, pp. 229-231.   

        2019 – “Uma figura de padre como tema literário: O Padre António Vieira na ficção literária do Brasil” (em coautoria com Vanda Figueiredo), in Revista Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, Vol. 16, N.º 1, janeiro-junho 2019:http://www.revistafenix.pro.br/artigos.php 

        2018 – “The dynamics of anti-jesuitism in the history of the Society of Jesus” (em coautoria com Pierre-Antoine Fabre e Carlos Fiolhais), in Jesuit Historiography Online, Brill Reference works, Boston, 2018: https://referenceworks.brillonline.com/entries/jesuit-historiography-online/the-dynamics-of-anti-jesuitism-in-the-history-of-the-society-of-jesus-COM_192530. HORE, Paul, ed., Anti-jesuit historiography before the extinction of the Company, Leiden,  Brill.