FotoMARIA ALEXANDRA GAGO DA CâMARA
    (Professor Auxiliar com Nomeação Definitiva)
    Telf.: (+351) | E-Mail: matgc@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      Licenciada em História (Variante História de Arte) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 1984. Obteve grau de Mestre em História de Arte " na mesma Universidade em 1991. Em 2001 doutorou-se em História de Arte Moderna na Universidade Aberta com a tese: A "Arte de Bem Viver ": a encenação do Quotidiano na Azulejaria Portuguesa da Segunda Metade de Setecentos, tendo abordado a área da azulejaria portuguesa da segunda metade do século XVIII, sob a vertente da representação e encenação do quotidiano propondo uma visão cruzada entre as diferentes formas de sociabilidade e urbanidade que caracterizaram a sociedade portuguesa deste período e a sua representação na azulejaria.
      Integrou entre 2004 e 2008 uma equipa de investigadores Seniores do projecto Cliohres.net ( Creating Links and Innovative Overviews for a New History Research Agenda of Citizens of a Growing Europe).

      Foi entre 2005 e 2007 investigadora responsável do projecto de I&D em todos os domínios científicos aprovado com financiamento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) – Inventário do Património em Azulejo do Século XVIII. Constituição de Repertórios. Participou no grupo de trabalho no âmbito do projeto internacional Cliohnet sobre o Life Long Learning e coordenou o Projeto de Investigação sobre o Inventário do Património em Azulejo no Concelho do Montijo, com a colaboração da Câmara Municipal do Montijo. Coordenou entre 2007 e 2010 a reedição da obra: Azulejaria Portuguesa do século XVIII, de J.M Santos Simões, projeto editorial da Fundação Calouste Gulbenkian.


      Deste 2010 é Investigadora Responsável do projeto A Rota do Azulejo: Um projeto cultural no Alentejo (Centro de História de Arte e Investigação Artística CHAIA, Universidade de Évora).No âmbito da sua investigação debruçou-se sobre questões da espacialidade teatral do século XVIII, e, tem trabalhado nas relações entre a azulejaria de Setecentos e um terreno mais vasto da cultura portuguesa deste período, tendo neste âmbito participado regularmente em colóquios, seminários e colaborado em revistas da especialidade.

      Outros Projetos de Investigação em Curso 
      2018 - Projeto Editoral SCML - Coleção: Património e Arte
      2017_2018 - Coordenação Científica  com Teresa Campos Coelho do numero 9 dos Cadernos do Arquivo Municipal da CML  " A Lisboa ausente: da memória do património desaparecido aos projetos utópicos para a cidade.
      2017 - Membro da equipa de investigação de  projeto DNAz - Decoding Networks for Azulejo ( candidatura FCT)
      2017-2018 -Consultora Científica do projeto AquaMafra - A Água no Palácio de Mafra: Olhares sobre 300 anos de História.Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, ARTIS - Instituto de História da Arte, candidatura aprovada pela FCG ( 2017-2018)
      2016-2018 - Projeto de Investigação Teresa Campos Coelho sobre O património artístico da família telles da silva  ( Alegrete, Tarouca e Penalva - séculos XVII e XVIII) |  sociabilidades, vivências e espaços de habitar.



    Funções:

      Vice-Coordenação do Curso de História ( 2010-2011)
      Membro de júris de equivalência e de reconhecimento de grau (2009-2010)
      Coordenação do Mestrado em Estudos do Património (desde 2005)
       Membro Secção de História do Conselho Coordenador ( desde 2017)
       Participação - membro efetivo_Senado (desde 2017)



    Habilitações Académicas:

      2001 - Doutoramento em História de Arte Moderna na Universidade Aberta com a tese: A "Arte de Bem Viver ": a encenação do Quotidiano na Azulejaria Portuguesa da Segunda Metade de Setecentos


      1991 - Mestrado  em História de Arte na mesma UNL/FCSH em 1991 com a dissertação: Os Espaços Teatrais na Lisboa Setecentista - Subsídios para o Estudo da Arquitectura Teatral.


      1984 - Licenciatura em História / Variante História da Arte pela UNL/FCSH



    Experiência Profissional:

      - Docente Programa Erasmus 2013/2014 - Lecionação de duas aulas presenciais na disciplina de Historiografia de Arte do Curso do 1º ciclo da Universidade de Córdova Faculdade de Filosofia e Letras  Setembro, 2014.

       - Docente Programa Erasmus Plus - UNED - Universidade de Ensino a Distância, Madrid, 2015/2016 e 2016/2017


      Desde 2015 - Docente do Programa Doutoral: ESTUDOS DO PATRIMÓNIO - HERITAS | CHAIA, Universidade de Évora


      Docente nas áreas de História da Arte Moderna Portuguesa, e Património Histórico e Artístico, e Património Integrado do Barroco Português

      Colaboração como docente com a Faculdade de Ciências Humanas da  Universidade Católica; Escola das Artes da Universidade Católica do Porto; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa         
              



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:

      História da Arte Moderna Portuguesa
      Azulejaria; Artes Decorativas
      Cenografia e História do Teatro
      História Urbana  História da Arquitectura
      Património e novas Tecnologias  / Humanidades Digitais



    Publicações mais Recentes:

      Livros - Autoria e Coordenação


      O Palácio Ceia – Sede da Universidade Aberta. O sítio | O Palácio | Uma Cronologia (coautoria Paulo Oliveira Ramos), Universidade Aberta, Lisboa, junho 2014 (e-book).

      Simões, Santos, João Miguel, Azulejaria em Portugal no século XVIII (edição revista e atualizada), coordenação científica Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara, Fundação Calouste Gulbenkian, 2010


      Inventário do património em azulejo no concelho do Montijo (coordenação científica; colaborações de Rosário Salema e Isabel Pires), Câmara Municipal do Montijo, 2008.
      Azulejaria do século XVIII: espaço lúdico e decoração na arquitectura civil de Lisboa, Editora Civilização, Porto, 2007.


      A arte de bem viver: a encenação do quotidiano na azulejaria na 2.ª metade de Setecentos, FCT/FCG, Lisboa, 2005.


      O teatro em Lisboa no tempo do Marquês de Pombal, (coautoria de Vanda Anastácio), Coleção Páginas de Teatro, Museu Nacional do Teatro, Lisboa, 2004.


      Lisboa: espaços teatrais setecentistas, Livros Horizonte (Coleção Cidade de Lisboa), Lisboa, 1996.

       - Docente Programa Erasmus Plus - UNED - Universidade de Ensino a Distância, Madrid, 2015/2016 e 2016/2017
      Desde 2015 - Docente do Programa Doutoral: ESTUDOS DO PATRIMÓNIO - HERITAS | CHAIA, Universidade de Évora
      Docente nas áreas de História da Arte Moderna Portuguesa, e Património Histórico e Artístico, e Património Integrado do Barroco Português
      ACRESCENTAR Colaboração como docente com a Faculdade de Ciências Humanas da  Universidade Católica; Escola das Artes da Universidade Católica do Porto; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa         
                                  “Desenhar para os teatros em meados do século XVIII. Os trabalhos de Giovanni Carlo Sicinio Bibiena em Lisboa (1752-1760) ”. In A Lisboa dos italianos. Arte e História, 2013,pp. 150-160 Prefácio de António A. Marques de Almeida. Lisboa: Cátedra de  Estudos Sefarditas A. Benviste, 2013

        "O azulejo na construção de ambientes do séculos XVII e XVIII". Matrizes de Investigação em Artes Decorativas, pp. 76-94. V (Coord. científica Gonçalo Vasconcelos e Sousa), CITAR, 2013.
      H. Murteira & P. S Rodrigues,  “Myth and Reason: Lisbon’s image before and after the 1755 earthquake” In Architectura Moderna (ARCHMOD), Antuérpia: Turnhout, Brepols Publishers, 2014 (no prelo).

       “Aparato, sumptuosidade e Quotidiano: o gosto rococó nas artes decorativas em contexto”. In O Gosto na Arte – Idade Moderna (coord. Ana Duarte Rodrigues), pp. 92-106. Scribe, 2014.

       P. Monteiro, I. Pires, “O Inventário do Património em Azulejo do século XVIII. Na continuidade de um modelo de inventário do azulejo em Portugal” (coautoria Monteiro, Patrícia R. In A Herança de Santos Simões – Novas perspetivas para o Estudo da Azulejaria e da Cerâmica, Susana Varela Flor (coord. científica), Lisboa, Edições Colibri, pp. 105-121. 2014,
        “Natureza, artifício, e quotidiano. Narrativas e arquiteturas da água no século XVIII”. In Catálogo da Exposição Aqua. A invenção do ciclo da água em peças de faiança europeia. Lisboa: pp. 37-45 MNAA, 2015
      “Entre damas e cavalheiros. Jogo, galanteria e quotidiano nos azulejos da sala de Jantar” In Palácio dos Condes de Óbidos. Sede da Cruz Vermelha. História e Património. Artes Decorativas no Palácio dos Condes de Óbidos,  pp. 120-127, Editora By the book.
      “Controvérsias a propósito de um teatro efémero. A real Ópera do Tejo e a Lisboa nas vésperas do Terramoto”, Colóquio Um Acervo para a História II. Lisboa: pp. 247-257, Arquivo Histórico Municipal de Lisboa; CML, 2015.
      C. Mangucci,  “Modern Hermits. The Azulejo and the Functional transformation of Monastic Spaces in the Alentejo” In Gardens and Tourism, For and Beyond Ecominic Profit, , p. 79-81.CHAIA, 2015; URL:  http://www.chaia_gardens_landscapesofportugal.uevora.pt/PDFs/journal2/09BOn%20Project%20Review%20G&L%202.pdf.

      R. S. Carvalho; “Azulejaria Barroca na Ilha de São Miguel: temas e perspectivas de investigação” in Artes Decorativas nos Açores, CITAR, pp. 16-46., Universidade  Porto.

      " Das ideias às formas: o uso do modelo gráfico ornamental na azulejaria em Portugal (séculos XVI -XVII) Título do Livro: Dibujo y ornamento: estudios en Honor de Fuensanta Garcia de la Torre: Trazas y dibujos de Artes decorativas entre Portugal, España, Italia, Malta e Grécia), Córdova-Roma, Diputación Provincial de Córdoba – De Luca Editori d´Arte, 2015, pp. 47-57.  Ed,. Sabina di Cavi, Editora: De Luca Editori d´Arte,
       C. Mangucci & T. Verão, T, "No vão do quinto Arco das Águas Livres. Os azulejos da Fábrica do Rato para a Ermida de Nossa Senhora de Monserrate". In Cadernos Municipais, Lisboa e as Artes Decorativas: Obras, Artistas Projetos 2.ª Série | Nº 7 |, pp. 171-193.  janeiro - junho 2017 Arquivo Municipal de Lisboa / Câmara Municipal de Lisboa http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/pt/investigacao/cadernos-do-arquivo-municipal/2-serie/numero-7/
      -" Mosteiro de São Vicente de Fora". In Azulejos – Maravilhas de Portugal / Wonders of Portugal, edited by Rosário Salema de Carvalho and photography by Libório Manuel Silva, pp. 155-163. Vila Nova de Famalicão: Centro Atlântico, 2017.
      -  Quinta dos Azulejos. Actual Colégio Manuel Bernardes". In Azulejos – Maravilhas de Portugal / Wonders of Portugal, edited by Rosário Salema de Carvalho and photography by Libório Manuel Silva, pp.174-177. Vila Nova de Famalicão: Centro Atlântico, 2017.
       R. Carvalho," Igreja do Convento de Nossa Senhora do  Espinheiro. Actual Luxury Colletion Hotel & SPA ". In Azulejos – Maravilhas de Portugal / Wonders of Portugal, edited by Rosário Salema de Carvalho and photography by Libório Manuel Silva, pp. 181-187. Vila Nova de Famalicão: Centro Atlântico, 2017.
      " Mesa de Frades" In Azulejos à Mesa, edited by Rosário Salema de Carvalho and photography by Libório Manuel Silva, pp. 52 - 57.  Vila Nova de Famalicão: Centro Atlântico, 2017.
      "Cor, Forma e Figuração na azulejaria barroca na Ilha de São Miguel". In Açores e Madeira. Percursos de Memória e Identidade ( coordenação editorial Duarte Nuno Chaves),pp. 105-110 Misericórdia das Velas, São Jorge, 2017
       H. Murteira & P. S. Rodrigues,  " Lost Cities as a virtual Experience: The example of the pre-earthquake Lisbon " Memories of a city Edited by Jonathan Westin and Ingrid Martins Holmbe; pp. 57-88 University of Gothenburg 2017
       " Conversas de Azulejo. Entrevista a José Meco", Livro de Homenagem a José Meco, pp.36-39, Amigos do Museu do Azulejo, MNAz, 2017
          

       



    Informações Complementares:

      Desde 1993 -  investigadora Integrada do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora ( CHAIA)  (Linha da História de Arte)
      Desde 2005 -  investigadora não integrada do Centro de Investigação e Tecnologia das Artes  - Universidade Católica . Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa – Delegação Porto (CITAR) ( Linha de Artes Decorativas).
      Desde 2015 -  investigadora não integrada do Instituto de Hisatória de Arte - ARTIS - FLUL  (Rede de Investigação em Azulejo)
      Entre 2005-2008 – Membro do Conselho Científico do Mestrado em Artes Decorativas da Universidade Católica Portuguesa.   
       Desde 2005- Membro do Conselho Científico do Mestrado em Artes Decorativas da Universidade Católica Portuguesa.
      Entre  2015-2016 - Integra pelo Departamento de Ciências Sociais e de Gestão o Grupo de Trabalho para reflexão e desenvolvimento do Modelo Pedagógico da Universidade Aberta  

        
      Arbitragem Científica
      Desde 2009 – Membro do conselho redatorial  da Revista de Artes Decorativas. CITAR. Escola das Artes, Universidade Católica.
      Desde 2009 - Referee de Revista Artes Decorativas CITAR. Escola das Artes, Universidade Católica
      2012 – Referee da Revista Análise Social – Revista do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
      Entre 2013 e 2015 - Membro do Painel de Avaliação da Fundação da Ciência e Tecnologia ( FCT). Painel de Estudos Artísticos e História da Arte e Museologia
      Desde 2014 – Membro da Comissão Externa de Avaliadores dos Cadernos do Arquivo Municipal da Câmara de Lisboa,2º serie.
      2014 – Referee do Colóquio “Um acervo para a História ", Arquivo Municipal de Lisboa, CML (18 a 20 de março). 
      2014 – Referee do Seminário de Investigação Internacional “Processos de Musealização, coleções, e património”. Departamento de Ciências e Técnicas do Património, Faculdade de Letras da Universidade do Porto (5 a 7 de novembro).
      2015 – Peer Review for internacional postdoc fellowship programme of the Tecnische Universitat Berlin (IPODI)
      2015-2017 - Peer Review,Conference Internacional  Digital Humanities,

                   
      DEGOIS               

      http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1656628380652574

          ORCID

      orcid.org/0000-0003-1423-9824


      Scopus Author ID: 35182596800