FotoTIAGO CARRILHO RIBEIRO MENDES
    (Professor Associado)
    Telf.: (+351) | E-Mail: tcarrilho@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Funções:
      Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Ciências Socias de Gestão

      Vice-coordenador do Mestrado em Gestão               

      Vice-coordenador da Licenciatura de Estudos Europeus                      



    Habilitações Académicas:
      Doutoramento em Economia pelo ISCTE
      Mestrado em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade Técnica de Lisboa
      Licenciatura em Economia pelo ISEG


    Experiência Profissional:
      Professor associado na Universidade Aberta desde 2021
      Professor auxiliar na Universidade Aberta entre 2006 e 2020
      Assistente da Universidade Aberta entre 1997 e 2005
      Técnico da  da Direção Geral do Desenvolvimento Regional em 1996/97
      Técnico do Departamento de Planeamento e Prospetiva em 1994/95



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
      Gestão de projetos da economia social
      Empreendedorismo nas indústrias criativas e culturais
      Educação para o empreendedorismo no ensino secundário
      Sucessão em empresas familiares



    Publicações mais Recentes:

      Porfírio, J. A., Carrilho, T., & Mónico, L. S. (2016). Entrepreneurship in different contexts in cultural and creative industries, Journal of Business Research, 69(11), 5117-5123.

      Porfírio, J. A., Mendes, T. C. & Felício, J. A. (2018). From entrepreneurship potential in culture and creative industries to economic development: The situation of UK and southern European countries. International Entrepreneurship and Management Journal, 14(2), 329–343.

      Porfírio, J. A., Carrilho, T., Hassid, J. & Rodrigues, R. (2019). Family business succession in different contexts: A fuzzy-set QCA approach. Sustainability, 11(22), 6309.

      Porfírio, J. A., Felício, J. A. & Carrilho, T. (2020). Family businesses succession: Analysis of the drivers of success based on entrepreneurship theory, Journal of Business Research, 115, 250-257.

      Porfírio, J. A., Carrilho, T., Felício, J. A. & Jardim, J. (2021). Leadership characteristics and digital transformation, Journal of Business Research,124, 610-619.

       

      Link para consultar as restantes publicações: https://scholar.google.com.br/citations?user=zf0rT5cAAAAJ&hl=pt-PT




    Informações Complementares:
      Participação em projetos:

      Projeto Europeu CINetwork of Entrepreneurs (ProjCIN_LdV/003/2013), no âmbito dos Projetos Leonardo da Vinci Transferência de Inovação. Este projeto destinou-se a desenvolver uma rede de empreendedorismo ligada às indústrias criativas no Sul da Europa (Portugal, Espanha e Grécia), a partir da experiência de Lace Market em Nottingham (UK). O projeto foi promovido pela Universidade Aberta, teve a duração de 2 anos (tendo-se iniciado em novembro de 2013) e um orçamento de cerca de 395.000€. O projeto teve como parceiros a Associação UKWON, do Reino Unido, a empresa europeia de Business Angels Media Deals (Franco-alemã), a incubadora DNA Cascais, a Associação para a Educação e Desenvolvimento Sustentável da Roménia, bem como a UOC (Universidade Aberta da Catalunha) e a Universidade de Piraeus, da Grécia.

       

      Projeto Europeu ISO Learn for Higher Education Institutions (2014-1-PT01-KA203-001087), no âmbito do Programa Erasmus+. Este projeto destinou-se a apoiar a acessibilidade de deficientes auditivos e deficientes visuais a ofertas formativas inovadoras nas instituições de ensino superior. O projecto foi promovido pela Universidade Aberta, teve a duração de 2 anos (tendo-se iniciado em outubro de 2014) e um orçamento de cerca de 205.000. O projeto teve como parceiros a Associação Effebi de Itália, a Uninetuno de Itália, a Universidade Folkenstaten da Suécia, a Universidade de Lubjiana da Eslovénia, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e a Associação Portuguesa de Surdos.

       

      Projeto FABUSS - FAmily BUsiness Successful Succession (2016-3-EL02-KA205-002673) no âmbito do Erasmus+. Este projeto teve a duração de 24 meses (iniciou-se em fevereiro de 2017) que teve como objetivo ajudar jovens envolvidos em negócios familiares a tornarem-se sucessores aptos e eficazes. Os proeminentes sucessores necessitam de capacidades e conhecimentos para, de forma eficaz, desenvolver a empresa através da aplicação de novas estratégias inovadoras incluindo o aumento dos seus mercados através de networking e cooperação com empresas semelhantes noutros países. Os parceiros do projeto foram a Câmara de Comércio e Indústria da Atenas, a Escola de Gestão ALBA da Grécia, a CEFE da Macedónia, a Enoros Consulting de Chipre, o Instituto de Estudos Pós-graduados da Bulgária, a National Youth Council da Macedónia, o Tiber Umbria Comett Education Programme de Itália e a Youth for Exchange and Understanding de Chipre.