FotoJOAQUIM GRONITA
    (Prof. Auxiliar )
    Telf.: (+351) | E-Mail: Joaquim.Gronita@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      Licenciado em Psicologia pelo ISPA - Instituto Universitário, Mestre em Comunicação em Saúde e Doutorado em Psicologia, especialidade Psicologia Clínica e da Saúde, com um estudo na área da Intervenção Precoce na Infância, na Universidade Aberta. Título de Especialista  de Reconhecido Mérito no Ensino Superior na área de Psicologia (Decreto-lei n.º 206/2009, de 31 de agosto).
      Concluiu a formação em Terapia Familiar Sistémica, na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
      Psicólogo na Cercizimbra de 1990 até 2010, onde implementou o Serviço Técnico de Intervenção Precoce (STIP) que coordenou durante 9 anos.
      Colaborou com diferentes estabelecimentos de ensino superior tanto em cursos de 1º ciclo como de pós-graduação.
      Investigador Integrado no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais – CEMRI, desde 2007 e Vive-Coordenador Científico, desde maio de 2016.
      Atualmente, é Professor Auxiliar na Universidade Aberta e Prof. Adjunto Convidado, Especialista, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Portalegre.



    Funções:
      Docente
      Membro do Conselho Coordenador do DCSG
      Coordenador da Secção de Ciências Sociais e Políticas
      Vice-Coordenador Científico do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais – CEMRI
      Membro do Conselho Editorial, em representação do CEMRI



    Habilitações Académicas:
      Doutorado em Psicologia - Especialidade Psicologia Clínica e da Saúde
      Provas Públicas Equivalentes a Doutoramento (Decreto-Lei n.º 206/2009) -Título de Especialista na área de Psicologia
      Mestrado em Comunicação em Saúde – Área Psicologia Clínica e da Saúde
      Diploma de Estudos Pós-graduados em Comunicação em Saúde
      Licenciatura em Psicologia


    Experiência Profissional:

      Psicólogo em instituições de Educação e Reabilitação, no Ministério da Saúde e em clínica privada;
      Professor no ensino básico e secundário e no ensino superior



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
      Psicologia Clínica e da Saúde:
      - Comunicação e Relação com famílias
      - Intervenção Precoce na Infância
      - Comunicação em Saúde
      - Saúde, Cultura e Desenvolvimento



    Publicações mais Recentes:

      Louro, C. & Gronita, J. (Coord.) (in press). Intervenção Social e Deficiência. Universidade Aberta.

      Gronita, J., & Ramos, N. (2017). Anúncio da Deficiência da Criança. Experiências vivenciadas pelas famílias e melhoria de procedimentos profissionais. In M. L. Rangel & N. Ramos. Comunicação em Saúde. Perspetivas e desafios na atualidade. EDUFBA, pp. 405-423. http://hdl.handle.net/10400.2/7516

      Gronita (2016). Testemunho. In Cercizimbra (Eds). 40 anos Cercizimbra. Apontamentos de um percurso. Cercizimbra. http://hdl.handle.net/10400.2/7382     

      Gronita, J., Pimentel, J., Matos, C., Bernardo e A., Marques, J. (2016). E quando atendemos crianças... diferentes. Como podem os profissionais     orientar as famílias com criança com deficiência. (2Ed.)  Fundação Calouste Gulbenkian. http://hdl.handle.net/10400.2/7366

      Gronita, J., Pimentel, J., Matos, C., Bernardo e A., Marques, J. (2016). Os nossos filhos são… diferentes. Como podem os pais lidar com uma criança com deficiência. (3ª Ed.)  Fundação Calouste Gulbenkian.  http://hdl.handle.net/10400.2/7367  

      Brëcko, B. (Coord.), Porfírio, J. (Coord.), Caforio, A., Rashidi, A., Cotovanu, A. M., Palmares, F. Gerardo, G., Silva, H. V., Gronita, J., Valle, L., Martins, M., Spatafora, M., Estanqueiro, P., Cunha, R., Carrilho, T., Averhed, Y., & Dolnicar, V. (2016). ISOLearn. Gaps and Needs Analysis: European Report and Roadmap. Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/5980

      Porfírio, J. (Coord.), Martins, M. (Coord.), Gerardo, G. (Coord.), Caforio, A., Rashidi, A., Cotovanu, A., Palmares, F. Palmares, F. Silva, H., Gronita, J., Valle, L., Spatafora, M., Sentic, M., Estanqueiro, P., Cunha, R., Carrilho, T., Averhed, Y., & Dolnicar, V. (2016). Innovation and social learning in higher educativo institutions. Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/5945

      Germano, H., & Gronita, J. (2016). Experience and reflection: curriculum units to develop generic skills in speech and language therapy students. ICERI2016 Proceedings, pp. 2553-2560. 10.21125/iceri.2016.1548. http://hdl.handle.net/10400.2/7381

      Porfírio, J., Gronita, J., Carrilho, T., Silva, H. V., Martins, M., Estanqueiro, P., Gerardo, G., & Cunha, R. (2016). Ensino superior e inclusão em Portugal. Diagnóstico e contributos para uma melhor Inclusão das pessoas com deficiência visual e auditiva. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/5535     



    Informações Complementares:
       Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos – Cédula Profissional nº 5079   
       Sócio da Associação Portuguesa de Psicologia     
      Sócio da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
      Sócio da Associação Nacional de Intervenção Precoce
      Membro da International Society on Early Intervention
      Membro da EURLYAID - E.A.E.C.I. - European Association on Early Childhood Intervention 
      Repositório: https://repositorioaberto.uab.pt/simple-search?query=Joaquim+Gronita