![]() | JOAQUIM GRONITA (Prof. Auxiliar ) Telf.: (+351) | E-Mail: Joaquim.Gronita@uab.pt |
Licenciado em Psicologia pelo ISPA - Instituto Universitário, Mestre em Comunicação em Saúde e Doutorado em Psicologia, especialidade Psicologia Clínica e da Saúde, com um estudo na área da Intervenção Precoce na Infância, na Universidade Aberta. Título de Especialista de Reconhecido Mérito no Ensino Superior na área de Psicologia (Decreto-lei n.º 206/2009, de 31 de agosto).
Concluiu a formação em Terapia Familiar Sistémica, na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
Psicólogo na Cercizimbra de 1990 até 2010, onde implementou o Serviço Técnico de Intervenção Precoce (STIP) que coordenou durante 9 anos.
Colaborou com diferentes estabelecimentos de ensino superior tanto em cursos de 1º ciclo como de pós-graduação.
Investigador Integrado no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais – CEMRI, desde 2007 e Vive-Coordenador Científico, desde maio de 2016.
Atualmente, é Professor Auxiliar na Universidade Aberta e Prof. Adjunto Convidado, Especialista, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Portalegre.
Psicólogo em instituições de Educação e Reabilitação, no Ministério da Saúde e em clínica privada;
Professor no ensino básico e secundário e no ensino superior
Louro, C. & Gronita, J. (Coord.) (in press). Intervenção Social e Deficiência. Universidade Aberta.
Gronita, J., & Ramos, N. (2017). Anúncio da Deficiência da Criança. Experiências vivenciadas pelas famílias e melhoria de procedimentos profissionais. In M. L. Rangel & N. Ramos. Comunicação em Saúde. Perspetivas e desafios na atualidade. EDUFBA, pp. 405-423. http://hdl.handle.net/10400.2/7516
Gronita (2016). Testemunho. In Cercizimbra (Eds). 40 anos Cercizimbra. Apontamentos de um percurso. Cercizimbra. http://hdl.handle.net/10400.2/7382
Gronita, J., Pimentel, J., Matos, C., Bernardo e A., Marques, J. (2016). E quando atendemos crianças... diferentes. Como podem os profissionais orientar as famílias com criança com deficiência. (2Ed.) Fundação Calouste Gulbenkian. http://hdl.handle.net/10400.2/7366
Gronita, J., Pimentel, J., Matos, C., Bernardo e A., Marques, J. (2016). Os nossos filhos são… diferentes. Como podem os pais lidar com uma criança com deficiência. (3ª Ed.) Fundação Calouste Gulbenkian. http://hdl.handle.net/10400.2/7367
Brëcko, B. (Coord.), Porfírio, J. (Coord.), Caforio, A., Rashidi, A., Cotovanu, A. M., Palmares, F. Gerardo, G., Silva, H. V., Gronita, J., Valle, L., Martins, M., Spatafora, M., Estanqueiro, P., Cunha, R., Carrilho, T., Averhed, Y., & Dolnicar, V. (2016). ISOLearn. Gaps and Needs Analysis: European Report and Roadmap. Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/5980
Porfírio, J. (Coord.), Martins, M. (Coord.), Gerardo, G. (Coord.), Caforio, A., Rashidi, A., Cotovanu, A., Palmares, F. Palmares, F. Silva, H., Gronita, J., Valle, L., Spatafora, M., Sentic, M., Estanqueiro, P., Cunha, R., Carrilho, T., Averhed, Y., & Dolnicar, V. (2016). Innovation and social learning in higher educativo institutions. Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/5945
Germano, H., & Gronita, J. (2016). Experience and reflection: curriculum units to develop generic skills in speech and language therapy students. ICERI2016 Proceedings, pp. 2553-2560. 10.21125/iceri.2016.1548. http://hdl.handle.net/10400.2/7381
Porfírio, J., Gronita, J., Carrilho, T., Silva, H. V., Martins, M., Estanqueiro, P., Gerardo, G., & Cunha, R. (2016). Ensino superior e inclusão em Portugal. Diagnóstico e contributos para uma melhor Inclusão das pessoas com deficiência visual e auditiva. Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/5535