FotoANA PAULA MARTINHO
    (Professora Auxiliar)
    Telf.: - | E-Mail: aptm@uab.pt

    Horário de Atendimento: Em licença sabática no ano letivo 2019-2020




    Curriculum Vitae Resumido:

      Ana Paula Teixeira Martinho tem o Doutoramento em Engenharia do Ambiente da Universidade Nova de Lisboa (2003), mestrado em Engenharia Sanitária pela Universidade Nova de Lisboa (1999) e licenciatura em Engenharia do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa (1993). 

      Atualmente é Professora Auxiliar do Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade Aberta e pertence ao Centro de Administração e Politicas Públicas (CAPP) da Universidade de Lisboa, em Portugal. 

      Suas principais áreas de pesquisa e ensino incluem avaliação de impacto ambiental, gestão integrada de resíduos, ética ambiental e cidadania e participação ambiental, e e-learning na educação para a sustentabilidade. 

      É Coordenadora do 1º ciclo em Ciências do Ambiente.



    Funções:

      _______________________________________________

      Coordenadora do 1º Ciclo em Ciências do Ambiente.

      Coordenadora do Curso de Complemento de Formação em Engenharia do Ambiente

      _______________________________________________



    Habilitações Académicas:

      Professora Auxiliar

      Doutoramento em Engenharia do Ambiente, ramo Gestão de Sistemas Naturais, pela FCT/UNL, (2003)

      Mestrado em Engenharia Sanitária, pela FCT/UNL (1999)

      Licenciatura em Engenharia do Ambiente, pela FCT/UNL (1993)



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:


      Área de investigação principal: Avaliação e Gestão Ambiental e da Sustentabilidade; Ensino a distância nas ciências do ambiente.

      Área de investigação específicas: Avaliação de Impacte Ambiental; Gestão Integrada de Resíduos; Gestão de Ecossistemas, Avaliação de Risco Ambiental, Ética e Educação para a Sustentabilidade, e-learning no Ensino das Ciências do Ambiente.

       



    Publicações mais Recentes:

      GUIMARÃES, A. G., VAZ-FERNANDES P., RAMOS, M. R., MARTINHO, A. P. (2018). Co-processing of hazardous waste: The perception of workers regarding sustainability and health issues in a Brazilian cement company. Journal of Cleaner Production 186: 313-324. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.03.092 

      CAEIRO, S., VAZ-FERNANDES, P., MARTINHO, A. P., COSTA, P. M., SILVA, M. J., LAVINHA, J., MATIAS-DIAS, C., MACHADO, A., CASTANHEIRA, I.5, COSTA, M. H. (2017). Environmental risk assessment in a contaminated estuary: An integrated weight of evidence approach as a decision support tool. Ocean and Coastal Management 143(1), 51-62.   https://doi.org/10.1016/j.ocecoaman.2016.09.026

      MARTINHO, ANA PAULA,  VAZ-FERNANDES, PAULA, PADREL DE OLIVEIRA, CARLA, BACELAR-NICOLAU, PAULA, AZEITEIRO, ULISSES MIRANDA  and CAEIRO, SANDRA (2016). Strengths and weaknesses of an e-learning program in environmental sciences at Universidade Aberta, Portugal in Walter Leal Filho and Paul Pace (eds.) Teaching Education for Sustainable Development at University Level. Springer. pp.49-66.          DOI: 10.1007/978-3-319-32928-4_4 

      K. MATTHES, G. SCHELSTRAETE, B. STURM, J. JANELA, M. BOURS, A. GUTSCHI & A. P. MARTINHO (2015). Waste prevention and education in five European Countries in VILARINHO, CASTRO & RUSSO (eds). 2015 Wastes: Solutions,Treatments and Opportunities 2015 Taylor & Francis Group, London, ISBN 978-1-138- 02882-1, pp 145-151.

      MORGADINHO, L., OLIVEIRA, C., MARTINHO, A. P., (2015). A qualitative study about perceptions of European automotive sector´s contribution to lower greenhouve gas emissions. Journal of Cleaner Production, 106: 644-653. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2015.01.096

      MARTINHO, A. P., CAEIRO, S., CAETANO, F., AZEITEIRO, U.M., BACELAR NICOLAU, P. (2014). Training and Employability, Competences from an e-learning undergraduate programme in Environmental Sciences. In AZEITEIRO, U.M., LEAL FILHO, W., CAEIRO, S., (Eds.) E-learning and sustainability “in the series Umweltbildung, Umweltkommunikation und Nachhaltigkeit - Environmental Education, Communication and Sustainability, Peter Lang. DOI 10.3726/978-3-653-02460-9, pp 47 - 58.

      RAMOS, T.B., MARTINS, I. P., MARTINHO, A. P., DOUGLAS, C. H., PAINHO, M., CAEIRO, S., (2014). An open participatory conceptual framework to support State of the Environment and Sustainability Reports, Journal of Cleaner Production, 64: 158 – 172. http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2013.08.038.

      SANTINHOS, A., MARTINHO, A. P., CAEIRO; S. (2014). Perceção das populações locais face à sustentabilidade dos serviços das zonas costeiras: o caso da Lagoa de Santo André, Portugal. Journal of Integrated Coastal Zone Management. 14(3), 413 – 427. DOI 10.5894/rgci497

      CAEIRO, S. MARTINHO, A. P., MORGADO, L., PEREIRA, A. (2012). Legal Aspects. In: Ubachs G. (Coord). NETCU Handbook. Guidelines for Organising networked curricula. EADTU (European Association for Distance Teaching Universities). Netherlands ISBN: 978-90-79730-11-7.80 - 98. Available at: http://www.networkedcurricula.eu/content/handbook.

      PEREIRA, A., MORGADO, L., CAEIRO, S. MARTINHO, A. P. (2012). Quality Assurance. In: Ubachs G. (Coord). NETCU Handbook. Guidelines for Organising networked curricula. EADTU (European Association for Distance Teaching Universities). Netherlands. ISBN: 978-90-79730-11-7. 99 - 10. Available at: http://www.networkedcurricula.eu/content/handbook.

      CAEIRO, S., MARTINHO, A. P., MATTA, H., AMADOR, F., OLIVEIRA, C. (2012). The effectiveness of using videos within an e-learning course of Geographical Information Systems. In proceedings of EADTU 25th Anniversary Conference 2012: The role of open and flexible education in European higher education systems for 2020: new models, new markets, new media. European Association of Distance Teaching Universities. Pafos, Cyprus, ISBN 978-90-79730-12-4. Available at http://www.eadtu.eu/images/stories/Docs/Conference_2012/proceedings2012.pdf. 27-28 September. 32 - 34 pp.

      BACELAR-NICOLAU, P., MARTINHO, A.P., AMADOR, F., CAEIRO, S., AZEITEIRO, U.M. (2012). Online learning for sustainability: the student perception in an environmental science post-graduation. In: Gonçalves, F., Fernando J., Pereira, R., Leal Filho, W., Azeiteiro, U.M., (Eds.). Contributions to Sustainability in the series Umweltbildung, Umweltkommunikation und Nachhaltigkeit - Environmental Education, Communication and Sustainability, Vol. 33. Peter Lang, Frankfurt. 281 - 294.

      OLIVEIRA, C. P.; MARTINHO, A. P.; CAEIRO, S.; AMADOR, F.; CAETANO, F. (2012). Field activities within an undergraduate program of environmental sciences: A b-learning case study In: Gonçalves, F., Fernando J., Pereira, R., Leal Filho, W., Azeiteiro, U.M., (Eds.). Contributions to Sustainability in the series Umweltbildung, Umweltkommunikation und Nachhaltigkeit - Environmental Education, Communication and Sustainability, Vol. 33. Peter Lang, Frankfurt. 255 - 280.

      SCHMIDT, G. H., MARTINHO, A. P., PAIVA, M. R. (2009). The Saltopteran Fauna of Portugal. New Records and Biogeographical Aspects (Orthopteroidea). Fragmenta entomologica, Roma, 41 (1): 15 – 67.

      BACELAR-NICOLAU, P., CAEIRO, S., MARTINHO, A.P., AZEITEIRO, U.M., AMADOR, F. (2009). E-learning for Environment. The Universidade Aberta (Portuguese Open Distance University) experience in the Environmental Sciences post-graduate courses. International Journal of Sustainability in High Education. 10 (4) 354-367.



    Informações Complementares: