FotoJOSé BIDARRA
    (Professor Auxiliar com Agregação)
    Telf.: - | E-Mail: Jose.Bidarra@uab.pt
    Página Pessoal: http://sites.google.com/site/bidarra/Home


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      José Bidarra é atualmente Professor Auxiliar com Agregação de Nomeação Definitiva da Universidade Aberta onde leciona regularmente unidades curriculares nas áreas de narrativas digitais, multimédia e e-learning, para além de exercer várias funções de coordenação académica. As suas atividades de investigação estão centradas nas áreas do e-learning, ebooks, jogos e media digitais, tendo a seu cargo a orientação de diversas teses de mestrado e de doutoramento. Colabora frequentemente em projetos transnacionais e presta serviços pontuais de consultadoria e formação profissional junto de diversas instituições.

      Ver Curriculum ORCID aqui.



    Funções:

      Subdiretor do Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD)

      Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT)

      Membro das Comissões Científica e Pedagógica do Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais (MISE)



    Habilitações Académicas:


      Agregação (2018)

      Obteve o título académico de Agregado na Universidade Aberta, em 2 de fevereiro de 2018, no ramo de Média-Arte Digital (área de Informática, subárea científica de Arte Computacional e Cultura Digital). Projeto apresentado: Narrativas e Jogos Digitais em Ensino a Distância. O júri foi constituído pelos Professores Catedráticos: Paulo Dias (UAb), Ana Amélia Carvalho (U. Coimbra), Nuno Manuel Guimarães (ISCTE), Adérito Marcos (UAb), Moisés Martins (U. Minho), Amílcar Cardoso (U. Coimbra), Nuno Correia (UNL). A Classificação final foi de “aprovado por unanimidade”.

      Doutoramento (2001)

      Obteve o grau de Doutor em 12 de outubro de 2001, pela Universidade Aberta, no ramo de Ciências da Educação, na especialidade de Comunicação Educacional. Defendeu a tese com o título Hiperespaços Multimédia: Criar, Mediatizar e Explorar Conteúdos para Aprendizagem a Distância, obtendo a classificação “aprovado com distinção e louvor”. Foram orientadores a Professora Doutora Maria Emília Ricardo Marques (Universidade Aberta) e o Professor Doutor Nuno Manuel Guimarães (ISCTE). A investigação decorreu em Portugal, Reino Unido, Holanda e Canadá, com supervisão de professores e técnicos nas instituições de acolhimento. Inscrito como bolseiro no Programa PRAXIS XXI (FCT).

      Mestrado (1994)

      Obteve o grau de Mestre em 19 de julho de 1994, pela Universidade Aberta, no ramo de Ciências da Educação, na especialidade de Comunicação Educacional, com a classificação unânime de Muito Bom. A dissertação apresentada teve por título Aproximação a uma Metodologia de Conceção de Videogramas para o Ensino a Distância e foi orientada pelo Professor Doutor António Manuel Batista.

      Licenciatura (1991)

      Licenciou-se em 22 de janeiro de 1991, com reconhecimento pela Universidade Aberta do grau obtido através da University of South Africa (UNISA), no ramo de Comunicação Social, na especialidade Audiovisual. Classificação final equivalente a 14 valores.

       



    Experiência Profissional:


      José Bidarra é atualmente Professor Auxiliar com Agregação da Universidade Aberta, onde leciona regularmente unidades curriculares nas áreas do e-learning e da comunicação multimédia, para além de exercer várias funções de coordenação académica. É coautor do Modelo Pedagógico Virtual em vigor na Universidade Aberta. As suas atividades de investigação estão centradas nas áreas de narrativas, jogos e media digitais em aplicações educacionais, tendo a seu cargo a orientação de inúmeras teses de mestrado e de doutoramento. Colabora frequentemente em projetos transnacionais e presta serviços pontuais de consultadoria e formação profissional junto de diversas instituições.

      2013-2020          Desempenhou o cargo de Coordenador da Secção de Informática, Física e Tecnologia (SIFT) durante dois mandatos sucessivos, mantendo-se ainda como membro do Conselho Coordenador do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT) da Universidade Aberta. É atualmente Diretor do Doutoramento em Média-Arte Digital, parceria da Universidade Aberta com a Universidade do Algarve e membro da Comissão Científica e da Comissão Pedagógica do Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais (MISE), parceria da Universidade Aberta com o Instituto Superior Técnico.

      2012-2014          Após licença sem vencimento de dois anos na Universidade do Algarve, retomou o lugar de Professor Auxiliar de Nomeação Definitiva da Universidade Aberta, no Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT), Secção de Informática, Física e Tecnologia (SIFT), onde voltou a ocupar a posição de coordenador do Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual (MEGA). Foi também membro inicial da Comissão Coordenadora do Doutoramento em Média-Arte Digital, parceria da Universidade Aberta com a Universidade do Algarve.

      2011-2012          Subdiretor do curso de Ciências da Educação e da Formação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve. Coordenador do Grupo de Missão para o Ensino a Distância na Universidade do Algarve, por nomeação do Reitor.

      2010-2012          Professor Auxiliar Convidado da Universidade do Algarve, a lecionar na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), no Departamento de Psicologia e Ciências da Educação (DPCE). Desde 2010 é membro integrado do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), da Universidade do Algarve.

      2008-2009          Honorary Fellowship a convite da Universidade de Wisconsin, EUA, para lecionar na área do e-learning e realizar investigação sobre games-based learning, em período de licença sabática concedida pela Universidade Aberta. Coordenador do Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual (MEGA) da Universidade Aberta.

      2007-2008          Vice-Presidente do Conselho Científico da Universidade Aberta, eleito em dois mandatos sucessivos, confirmados pelos despachos reitorais 7890/2007 e 12770/2008.

      2002-2008          Professor Auxiliar da Universidade Aberta, a lecionar no Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Secção de Física e Tecnologias (DCET - SFT), com Nomeação Definitiva desde 26 de julho de 2006.

      2001-2002          Professor Auxiliar da Universidade Aberta, a lecionar no Departamento de Língua e Cultura Portuguesas (DLCP), como especialista em tecnologias educativas.

      1998-2001          Assistente e investigador da Universidade Aberta, com atividade regular no Centro de Estudos de Ensino a Distância (CENTED).

      1989-1998          Realizador e tecnólogo de videogramas educativos, na Divisão de Mediatização do Instituto de Comunicação Multimédia (ICM), da Universidade Aberta.

      1985-1989          Fotógrafo, realizador e tecnólogo educativo, no Academic Development Centre da atual University of North-West, África do Sul.



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:

      As actividades de investigação centram-se nas áreas de e-learning, sistemas multimédia, ebooks, narrativas, jogos e media digitais.


    Publicações mais Recentes:

    Informações Complementares:

       

      Membro colaborador do Laboratório de Educação a Distância e e-Learning (LE@D), da Universidade Aberta, vínculo renovado em 2019.

       

      Membro integrado do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), da Universidade do Algarve, desde 2010.

       

      Membro da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (SPCV), desde 2017.

      Membro da equipa INVITRO – Laboratório de Artes, Tecnologias e Ciências, do pólo CIAC na Universidade Aberta, desde 2015.

      Membro da rede EMPOWER associada à European Association of Distance Teaching Universities (EADTU), desde 2015.

      Membro fundador da Artech-International, na área dos Media e Artes Digitais, desde 2013.

      Membro do painel de avaliação dos prémios europeus MEDEA Awards, na área dos media digitais em educação, de 2013 até à data.

      Membro do Forum on Open Educational Resources, do International Institute for Educational Planning (IIEP) da UNESCO, de 2005 até à data.

      Membro do International Forum of Educational Technology & Society (IFETS), pertencente ao IEEE, de 2000 até à data.

      Membro da Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), 2002-2004.