Imagem Não DisponívelCLáUDIA NEVES
    (Professora auxiliar )
    Telf.: 213 916 482 | E-Mail: Claudia.Neves@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Funções:
      • Coordenadora do Mestrado em Administração e Gestão Educacional, UAb.
      • Secretária do Conselho Coordenador do DEED.  
      • Membro do Conselho Coordenador do Le@D - Laboratório de Educação e Ensino a Distancia, Universidade Aberta.
      • Investigadora integrada no Le@D – Laboratório de Educação e Ensino a Distancia, Universidade Aberta.
      • Membro do Grupo de Trabalho
      • Desde 2011 Membro da Rede Comum de Conhecimento, Pt Learning Group.
      • 2009/2011 - Membro do Conselho Científico da UIED – Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento.
      • 2003/2011 - Investigadora Integrada da Unidade de Investigação Educação e 2003/2011 - Desenvolvimento, Faculdade de Ciência e Tecnologia / Universidade Nova de Lisboa, participando em projectos de investigação em equipa, desenvolvendo e participando em actividades de divulgação científica, participando na edição de publicações científicas.
      • 2004/2010 - Membro do Atelier nº 34 do Programa Europeu MCX/APC (desde 2004);
      • 2008/2010 - Secretária-geral da Associação Portuguesa de Complexidade Sistémica – APOCOSIS (2008).



    Habilitações Académicas:
      Doutoramento em Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia / Universidade Nova de Lisboa (2005/2009)
      Mestrado em Educação e Sociedade, Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa  (2003/2005)
      Licenciatura em Política Social, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas / Universidade Técnica de Lisboa (1996/2000)



    Experiência Profissional:
      Bolsas de investigação:
      •    Bolseira contratada pela UIED – Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, para apoio e desenvolvimento de actividades de investigação relacionadas com: a implementação do processo de Bolonha e suas implicações na formação de professores; e a análise da investigação em e sobre educação numa comunidade científica particular (Abril, Maio e Junho de 2010).
      •    Bolseira contratada no âmbito do Projecto “Educação e Desenvolvimento Humano no contexto da União Europeia Análise comparativa das Políticas Educativas Europeias à luz do paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida” (Outubro a Dezembro de 2009).
      •    Bolseira de Doutoramento, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Referência SFRH/BD/16358/2004 (2005-2009).
      •    Bolseira de Mestrado, Fundação para a Ciência e Tecnologia – Referência SFRH/BM/12467/2003 (2004).



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
      Aprendizagem ao Longo da Vida
      Políticas Educativas na União Europeia
      Liderança e Inovação Educacionais
      Aprendizagens formais, não-formais e informais



    Publicações mais Recentes:
      Artigos inseridos em publicações científicas periódicas:
      Alves, M. G., Neves, C. e Gomes, E. X. (2010), Lifelong Learning: conceptualizations in European educational policy documents, In European Education Research Journal , Vol. 9, Nº3 (a publicar em Setembro)
      Neves, C. (2008) “International organisations and the evaluation of education systems: a critical comparative analysis”. In European journal of vocational training,  No 45, 2008/3, pp. 72-89.

      Capítulos de livros:
      Neves, C. & Gomes, E. (2010). Diálogos a partir de Dinâmicas de formação. In Investigar em Educação. Desafios da Construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-referenciado. Alves, M. G. & Azevedo, N. R (Eds.). Monte da Caparica. UIED/FCT – UNL.

      Neves, C., e Alves, M. G. (2010), Padrões e variações da participação na Aprendizagem ao Longo da Vida: uma análise de indicadores estatísticos, Aprendizagem ao Longo da Vida na União Europeia: resultados de um projecto de investigação, Caparica, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa.

      Neves, C. (2010), Análise comparativa das estratégias de Aprendizagem ao Longo da Vida de cinco Estados-membros da União Europeia, Caparica, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa.

      Neves, C (2004), “Sustentar o Desenvolvimento. A complexidade dos novos modelos de desenvolvimento”. In Formação e Desenvolvimento Humano: Inteligibilidade das suas relações complexas”. Lisboa. MCX/APC – Atelier nº 34.

      Outras publicações:
      Neves, C. (2011). “As Universidades e a Promoção da empregabilidade”. In Revista Formar. Nº 74. Jan/Fev/Mar 2011. Lisboa. Instituto de Emprego e Formação Profissional.

      Neves, C. (2011). “As fugas da e na crise. Os movimentos (e)migratórios dos portugueses: novas e velhas configurações”. In Revista Dirigir. Nº. 112. Out/Nov/Dez. Lisboa. Instituto de Emprego e Formação Profissional.

      Neves, C. (2010). “Trabalhadores portugueses mais satisfeitos no local de trabalho”. In Rervista Dirigir. Nº 111. Jul/Ago/Set de 2010. Lisboa. Instituto de Emprego e Formação Profissional.

      Neves, C. (2010). “As potencialidades da Economia Social para a geração de emprego e realização pessoal”. In Rervista Dirigir. Nº 109. Jan/Fev/Mar de 2010. Lisboa. Instituto de Emprego e Formação Profissional.

      Neves, C. (2008). “A Educação/Formação ao Longo da Vida. Um novo quadro ideológico das Políticas Educativas”. In ANAIS UIED 2008. Monte da Caparica. UIED/FCT-UNL.

      Neves, C. e Gomes, E. (2008) “Relatório de análise de documentos de referência da União para as políticas educativas”. Projecto PEE, UIED – FCT/UNL, documento policopiado.

      Neves, C. (2007). “Relatório de análise exploratória sobre os documentos produzidos pelos União Europeia para a educação e formação”. Projecto PEE. UIED – FCT/UNL, documento policopiado.

      Neves, C. (2006), “Educação e Desenvolvimento Humano: concepções no discurso e evidências da prática”. In ANAIS  UIED 2005. Monte da Caparica. UIED/FCT-UNL