FotoCLáUDIA NEVES
    (Professora auxiliar )
    Telf.: (+351) 300 002 803 | E-Mail: Claudia.Neves@uab.pt

    Horário de Atendimento: Agendamento por email.


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:
      Cláudia Neves é, desde 2010, professora auxiliar na Universidade Aberta onde lecciona Unidades Curriculares no Departamento de Educação e Ensino a Distância. Desde 2017 é coordenadora do Mestrado em Administração e Gestão Educacional onde tem orientado várias dissertações. Mas a sua experiência passou também por leccionar na FCSH/UNL durante os anos de 2010/2012. Os seus interesses de investigação estão ancorados no Laboratório de Educação e Ensino a Distância (LE@D) e centram-se em torno das Políticas Educativas e novas formas de regulação da educação no contexto nacional e internacional, com especial destaque para o papel da União Europeia na definição da política educativa dos seus Estados-membros. Atualmente a sua investigação procura explorar e aprofundar cenários de formação em ambientes digitais especialmente orientados para a gestão e liderança das escolas em Portugal e na Europa e a exploração das teorias da complexidade na administração e gestão educacional. Em termos de formação, é doutorada em Ciências da Educação, especialidade Educação e Desenvolvimento pela FCT/UNL (2009) e concluiu o mestrado em Educação e Sociedade no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. No ano 2000 concluiu a licenciatura em Política Social pela Universidade Técnica de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Integra a equipa de peritos da IGEC no 3º ciclo de avaliação externa das escolas portuguesas e ocupou já diversos cargos na Universidade. Tem experiência de coordenação de projetos europeus, nomeadamente relacionados com aprendizagem ao longo da vida na PMEs e História e Cidadania Europeias para professores de todos os níveis de ensino. Os projetos de investigação nos quais tem participado como membro debruçam-se sobre diversas temáticas como MOOCs, Interfaces do Ensino Superior com outras instituições, Inserção de Diplomados da Universidade. Atualmente é membro da direção do Fórum Português de Administração Educacional, membro do conselho coordenador do LE@D. No LE@D é coordenadora d uma linha de investigação e dedica-se a projetos de investigação sobre As Teorias da Complexidades na análise de contextos políticos, a Liderança Educacional Digital e as Comunidades Virtuais de Aprendizagem nas escolas.

      Investigadora da  UID 4372/FCT   Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), Universidade Aberta

      Ciência Vitae: 

      Ciência ID
      F514-767E-6474
      ORCID iD
      0000-0002-8175-4749


    Funções:

      • Diretora do Departamento de Educação e Ensino a Distância 
      • Vice-coordenadora do Mestrado em Administração e Gestão Educacional, UAb.
      • Investigadora integrada no Le@D – Laboratório de Educação e Ensino a Distancia, Universidade Aberta.
      • Membro do Observatório de Inserção dos diplomados da Universidade Aberta.
      • Vogal da Direção do Fórum Português de Administração Educacional



    Habilitações Académicas:
      Doutoramento em Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia / Universidade Nova de Lisboa (2005/2009)
      Mestrado em Educação e Sociedade, Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa  (2003/2005)
      Licenciatura em Política Social, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas / Universidade Técnica de Lisboa (1996/2000)



    Experiência Profissional:
      Bolsas de investigação:
      •    Bolseira contratada pela UIED – Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, para apoio e desenvolvimento de actividades de investigação relacionadas com: a implementação do processo de Bolonha e suas implicações na formação de professores; e a análise da investigação em e sobre educação numa comunidade científica particular (Abril, Maio e Junho de 2010).
      •    Bolseira contratada no âmbito do Projecto “Educação e Desenvolvimento Humano no contexto da União Europeia Análise comparativa das Políticas Educativas Europeias à luz do paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida” (Outubro a Dezembro de 2009).
      •    Bolseira de Doutoramento, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Referência SFRH/BD/16358/2004 (2005-2009).
      •    Bolseira de Mestrado, Fundação para a Ciência e Tecnologia – Referência SFRH/BM/12467/2003 (2004).



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:

    Publicações mais Recentes:

      Neves, Claudia ; Vitor Reis. "Virtual reality training environments for emergency operations management: perceptions of portuguese fire officers". International Journal of Virtual Reality (2020).

      Neves, Claudia ; Susana Henriques. "A experiência dos diplomados em Educação da Universidade Aberta e o papel da educação a distância nas literacias digitais de adultos". Revista EducaOnline 14 1 (2020):

      Neves, Claudia. "Os novos e velhos contextos de ação coletiva em educação: Propostas teóricas para refletir sobre as políticas educativas e a liderança educacional como processos complexos". RBPAE - Revista Brasileira de Políticas e Administração Educacional (2020):

      Neves, Claudia ; Susana Henriques. "A Experiência dos Diplomados em Educação da Universidade Aberta e o Papel da Educação a Distância nas Literacias Digitais de Adultos". Revista EducaOnline 14 2 (2020): 180-225. http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=1101&path%5B%5D=885.

      Neves, Cláudia. "A regulação das políticas de educação na União Europeia e os desafios para a educação a distância no ensino superior: uma perspetiva crítica e uma proposta de investigação". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/8863.

      Barros, Daniela Melaré Vieira; NEVES, Cláudia. "Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial". Revista on line de Política e Gestão Educacional 3 3 (2017): 1517-1549. http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10971.

       

      Neves, Claudia. "Os sentidos da aprendizagem ao longo da vida na educação de adultos: Dos debates teóricos às perceções sobre os impactos do processo de RVCC a nível pessoal, profissional e social". Mediaç@es 2 2 (2014): 81-97. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/66/pdf_31.

       

      Claudia Susana Coelho Neves; Mariana Gaio Alves; Nair Azevedo; Teresa Gonçalves. "Reconstructing Higher Education? The Case of Master and PhD Programmes in Education in a Portuguese Institution". European Education Research Journal 11 4 (2012): 520-533. http://www.wwwords.co.uk/rss/abstract.asp?j=eerj&aid=5264.

       

      Maria Ivone Gaspar; Seabra, Filipa Barreto de; Cláudia Neves. "A supervisão pedagógica: significados e operacionalização". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 12 (2012): 29-57.

       

      Alves, M.G.; Neves, C.; Azevedo, N.R.; Gonçalves, T.N.R.. "Reconstructing higher education? The case of master"s and phD programmes in education in a Portuguese institution". European Educational Research Journal 11 4 (2012): 520-533. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84871363816&partnerID=MN8TOARS.

       

      Neves, Claudia. "EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO E NOVAS FORMAS DE REGULAÇÃO DOS ESTADOS: EFEITOS DIRETOS E INDIRETOS NA ESFERA EDUCACIONAL". In Premissas para o Desenvolvimento Humano através da Educação: Avanços e Possibilidades. Brasil: ARTEMIS, 2020.

       

      Neves, Claudia. "Lógicas de ação das lideranças das escolas para a melhora das aprendizagens". In Liderança educacional - Contributos da investigação. LE@D - Universidade Aberta, 2019.

       

      Ricardo, Jonas da Conceição; Santos, Ricardo Marinho dos; Casanova, Leonardo de Araújo; Oliveira, Marcus Vinicius Silva de. "Equipas educativas no 1º CEB: modelo alternativo de promoção do sucesso escolar dos alunos". In Liderança educacional - Contributos da Investigação, editado por Claudia Susana Coelho Neves; Susana Henriques, 173-182. LE@D - Laboratório Educação a Distância e eLEarning, 2019.

       

      Neves, Claudia. "Autonomia da escola: do exercício normativo à prática construída". In Liderança educacional - Contributos da Investigação, editado por Claudia Susana Coelho Neves; Susana Henriques. Laboratório de Educação a Distância e eLEarning, 2019.

       

      Gonçalves, Carla; Neves, Claudia. "As lideranças na implementação de projetos de autonomia nas escolas: das perceções normativas às práticas dos diretores". Universidade Aberta, 2018.

      Neves, Claudia. "Contributos para a definição de um contexto para o uso da abordagem da complexidade em estudos sobre administração e gestão educacional". In Investigação, Educação e Desenvolvimento - Revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio, 97-117. Lisboa, Portugal: Colibri, 2018.

       

      Neves, Claudia ; Carla Ramos. "As lideranças na implementação de projetos de autonomia nas escolas: das perceções normativas às práticas dos diretores Resultados de um Estudo de Caso numa Escola da Região Autónoma da Madeira". In Investigação-Ação nas práticas de liderança educacional / Action research in scholar leadership practices, editado por Isolina Oliveira; Susana Henriques. 2017.

       

       

       



    Informações Complementares: