FotoJOSé ANTóNIO MOREIRA
    (Professor Associado com Agregação)
    Telf.: 300 001 700 | E-Mail: jmoreira@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      • Doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Possui Licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Concluiu um programa de Pós-Doutoramento em Tecnologias Educacionais na Universidade de Coimbra.
      • Professor Associado com Agregação no Departamento de Educação e Ensino a Distância. Realizou as Provas de Agregação na área científica de Educação e Ensino a Distância, subárea científica de Educação a Distância e em Rede pela Universidade Aberta.
      • Diretor da Delegação Regional do Porto e Coordenador Executivo da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta.
      • Coordenador Estrangeiro do Grupo de Pesquisa de Educação Digital da Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Brasil e Professor Colaborador no programas de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia e Professor Convidado no Curso de Especialização em Educação e Tecnologias da Universidade Federal de São Carlos, Brasil.
      • Investigador no Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, onde assume a coordenação do Pelouro Multimédia e Investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra onde coordena o Núcleo de Estudos de Pedagogia no Ensino Superior.


    Funções:
      • Diretor da Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta.
      • Coordenador Executivo da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA)  da Universidade Aberta.
      • Membro do Conselho Geral da Universidade Aberta.
      • Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta.
      • Coordenador do Curso de Cinema (Do Pensamento à Ação) da Universidade Aberta.
      • Membro Integrado e Coordenador do Núcleo de Estudos de Pedagogia do Ensino Superior (NEPES) no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra.
      • Investigador Colaborador do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), Universidade Aberta.
      • Coordenador do Curso de Cinema (Extensão Universitária) da Universidade Aberta.


    Habilitações Académicas:
      • Título Académico de Agregado na área científica de Educação e Ensino a Distância, subárea científica de Educação a Distãncia e em Rede pela Universidade Aberta.
      • Programa de Pós-Doutoramento em Tecnologias Educacionais e da Comunicação pela Universidade de Coimbra.
      • Doutoramento em Ciências da Educação, especialização em Formação de Professores pela Universidade de Coimbra.
      • Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Psicologia da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
      • Licenciatura em História, variante de História da Arte – Ramo de Formação Educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
      • Especialização em Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
      • Curso de Iniciação à Realização Cinematográfica (Caminhos do Cinema Português- Universidade Aberta).


    Experiência Profissional:
      • Diretor da Delegação Regional do Porto (desde 2014) na Universidade Aberta.
      • Docente no Ensino Superior (desde 2001) nas áreas da Formação de Professores e da Educação Digital.
      • Professor Profissionalizado do Ensino Básico e Secundário no Grupo 400 (História).
      • Formador de Professores do Ensino Superior na área da Educação Digital em Rede e Coordenador de atividades no contexto da Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV).


    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
      • Formação de Professores e Tecnologias Digitais.
      • Blended Learning e eLearning.
      • Educação Online, Educação Digital e Educação Híbrida.



    Publicações mais Recentes:



      LIVROS

      • MOREIRA, J. António (2021). Educação digital em Rede em Espaços Prisionais. Santo Tirso: WhiteBooks, 165p.  (ISBN: 978-989-8765-68-0)

      • DIAS-TRINDADE, S., & MOREIRA, J. António (2021). Educação digital para o desenvolvimento curricular e aquisição de competências transversais. Santo Tirso: WhiteBooks, 114p.  (ISBN: 978-989-8765-70-3)

      • MOREIRA, J. António, HENRIQUES, Susana, BARROS, Daniela, GOULÃO, Fátima, & CAEIRO, Domingos (2020). Educação Digital em Rede: Princípios para o Design Pedagógico em Tempos de Pandemia. Coleção Educação a Distância e eLearning, n.º 10, Lisboa: Universidade Aberta. ISBN: 978-972-674-881-6 (ebook). Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9988 DOI: https://doi.org/10.34627/rfg0-ps07

      • MOREIRA, J. António, CAEIRO, Domingos, & TRINDADE, Sara (Coordenação) (2020). Educação, Formação e Transformação Digital em Estabelecimentos Prisionais. Coleção Educação a Distância e eLearning, n.º 8, 173 p. Lisboa: Universidade Aberta. ISBN: 978-972-674-868-7 (ebook). Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9651 DOI: 10.34627/acq9-bk68

      • DIAS-TRINDADE, Sara, MOREIRA, J. António & FERREIRA, António Gomes (Coordenação) (2020). Pedagogias Digitais no Ensino Superior. Coleção Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior. Coimbra: CINEP/IPC, 230 p. (ISBN: 978-989.54520--2-6 (impresso); ISBN: 978-989-54520-3-3 (ebook). Disponível em:  https://www.cinep.ipc.pt/index.php/publicacoes/livros
      



      ARTIGOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS.
      • SCHLEMMER, Eliane & MOREIRA, J. António (2022). Do Ensino Remoto Emergencial ao HyFlex: um possível caminho para a Educação OnLIFE? Revista FAAEBA, 31 (65), jan./mar. 2022, 138-155. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11767 DOI: https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021 | ISSN: 0104-7043, e-ISSN: 2358-0194

      • HENRIQUES Susana, MOREIRA, J. António, BARROS, Daniela, SOLEDAD, Ana Filipa (2021). Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores. REVELLI-Revista de Educação, Linguagem e Literatura, 13, 1-19. Disponível a partir de: http://hdl.handle.net/10400.2/11841;  DOI: https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0

      • DIAS-TRINDADE, Sara, MOREIRA, J. António, & Ferreira, António Gomes (2021). The integration of technology in basic and secondary education in Portugal from the 70s of the 20th Century to the present day. Obra Digital, 21. 93-112. Disponível a partir de: http://revistesdigitals.uvic.cat/index.php/obradigital/article/view/319/355  DOI: https://doi.org/10.25029/od.2021.319.21 | e-ISSN 2014-5039 [revista indexada na ISI-Web of Science]

      • DIAS-TRINDADE, Sara, MOREIRA, J. António, & FERREIRA, António Gomes (2021). Evaluation of the Teachers’ Digital Competences in Primary and Secondary Education in Portugal with DigCompEdu CheckIn in Pandemic Times. Acta Scientiarum – Technology. 43, e56383, 1-11. Disponível a partir de: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciTechnol/article/view/56383  DOI: http://www.doi.org/0.4025/actascitechnol.v43i1.56383 | ISSN on-line: 1807-8664) [revista indexada em SCOPUS Q3 e na ISI-Web of Science]

      • MOREIRA, J. António (2021). Educação digital para adultos em privação de liberdade. Plurais Revista Multidisciplinar, 6(1), 20-33. Disponível a partir de: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11704 doi: https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11704

      • NOBRE, Ana, MOURAZ, Ana, GOULÃO, Maria de Fátima, HENRIQUES, Susana, BARROS, Daniela & MOREIRA, J. António (2021). Processos de Comunicação Digital no Sistema Educativo Português em Tempos de Pandemia. Revista Práxis Educacional, 17 (45), abr./jun. | 2021, 1-19. Disponível a partir de: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8331 doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8331.   | e-ISSN: 2178-2679 [revista indexada na ISI-Web of Science]

      • DIAS- TRINDADE, Sara, FERREIRA, António Gomes & MOREIRA, J. António (2021). Panorâmica sobre a história da Tecnologia na Educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, e2117294, 2021, 1-20. Disponível a partir de https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/17294 DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17294.044 | ISSN: 1809-4039/eISSN: 1809-4309 [revista indexada em SCOPUS Q4- Education> SJR 2019: 0.139]

      • DIAS-TRINDADE, Sara, MOREIRA, J. António, & RIGO, Rosa. (2021). O cinema como recurso pedagógico promotor de engagement na educação superior. Praxis & Saber, 12 (29), 11-34. Disponível a partir de: https://revistas.uptc.edu.co/index.php/praxis_saber/article/view/11934 |DOI:  https://doi.org/10.19053/22160159.v12.n29.2021.11934 | e-ISSN 2464-8603 [revista indexada na ISI-Web of Science/ SCOPUS- Education]

      • MOREIRA, J. António, & DIAS- TRINDADE, Sara (2021). Educação, Pedagogia e Justiça Social no Ensino Superior em Ambiente Prisional. Revista Conhecimento Online, 1, jan./abril 2021 89-111. Disponível a partir de: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2371 doi: https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.2371. | e-ISSN: 2176-8501. [revista indexada em SCOPUS Q4- Education]

      • DIAS- TRINDADE, Sara, & MOREIRA, J. António (2020). Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência. Educar em Revista, Curitiba 36, 1-19 Disponível a partir de: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76122  doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.76122 | ISSN: 0104-4060 [revista indexada na ISI-Web of Science]

      • MOREIRA, J. António, & HORTA, Maria João (2020). Educação e Ambientes Híbridos de Aprendizagem. Um Processo de Inovação Sustentada. Revista UFG. v.20: e66027, 1-29. Disponível a partir de: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66027  DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66027 | ISSN: 2179-2925

      • DIAS- TRINDADE, Sara, MOREIRA, J. António, & FERREIRA, António Gomes (2020). Assessment of University Teachers on Their Digital Competences. Qwerty - Open and Interdisciplinary Journal of Technology, Culture and Education, 15(1), 50-69. Disponível a partir de: http://www.ckbg.org/qwerty/index.php/qwerty/article/view/341  doi: 10.30557/QW000025 ISSN: 2240-2950. [revista indexada em SCOPUS Q4- Education/ ISI-Web of Science]

      • DIAS- TRINDADE, Sara & MOREIRA, J. António (2020). Assessment of High School Teachers on their Digital Competences. magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 13, 1-21. Disponível a partir de: https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/24210  doi: 10.11144/Javeriana.m13-28.ahst ISSN: 2027-1182 (En línea) | ISSN: 2027-1174 (Impreso).[revista indexada em SCOPUS Q4- Education/ ISI-Web of Science]

      • MOREIRA J. António, DIAS-TRINDADE, S. (2020). Online Learning Environments enriched with audiovisual technologies and its impact on the construction of virtual communities in Higher Education in prison context. Journal of e-Learning and Knowledge Society. 16(1), 9-16. (ISSN: 1826-6223, e-ISNN: 1971-8829). Disponível a partir de: https://www.je-lks.org/ojs/index.php/Je-LKS_EN/article/view/1135039  DOI: https://doi.org/10.20368/1971-8829/113503 [revista indexada em SCOPUS Q3- Education. Web of Science < WOS:000404658500007>]
       
      • RIGO, Rosa, MOREIRA, J. António, & DIAS-TRINDADE, Sara (2020). Avaliação e engagement acadêmico na Educação Superior: anseios e expectativas de estudantes do primeiro ano da graduação. Revista: Meta-Avaliação, 12 (37), 893-911. (ISSN:  2175-2753). Disponível a partir de: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2795/pdf  DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i37.2795 [revista indexada em SCOPUS Q3- Education/ ISI-Web of Science]

      • SCHLEMMER, Eliane, MORGADO, Leonel, & MOREIRA, J. António (2020). Educação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de inovação. Interfaces da Educação, Paranaíba, 11 (32), 764-790. Disponível a partir de: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4029   (ISSN 2177-7691)  (DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4029

      • MOREIRA, J. António, HENRIQUES, Susana, & BARROS, Daniela. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede em tempos de pandemia. Dialogia. n. 34, 351-364. Disponível: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=17123 (e-ISSN 1983-9294) DOI:  https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123; Handle: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9756 [revista indexada ISI-Web of Science]




    Informações Complementares:
      Scopus:
      https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=56373279500
      Scopus Author ID: 56373279500

      Web of Science:
      https://publons.com/researcher/2486742/jose-antonio-jammo-moreira/
      Web of Science Researcher ID: L-4315-2014
       
      Orcid ID:
      https://orcid.org/0000-0003-0147-0592 
       
      Ciência ID:
      https://www.cienciavitae.pt/2B14-ACE3-6C96
      Ciência ID: 2B14-ACE3-6C96
       
      ResearchGate:
      https://www.researchgate.net/profile/J-Antonio-Moreira