FotoANA NOBRE
    (Professora Auxiliar de Nomeação Definitiva)
    Telf.: 300 002 803 | E-Mail: Ana.Nobre@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      Depois de viver e estudar em Paris, é atualmente Professora Auxiliar docente da Universidade Aberta onde lecionada desde 1998, tendo sido anteriormente professora na Universidade Sorbonne, Paris, e na Universidade Autónoma de Lisboa. Concluiu o Doutoramento em Didactologie des Langues et des Cultures Étrangères na Universidade da Sorbonne-Paris III. Enquanto investigadora, tem-se dedicado à Didática do eLearning, à Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos e recentemente à Gamificação no ensino.



    Funções:

      Docente de cursos de 1.º, 2.º e 3.º ciclos do DEED;

      Investigadora  da  UID 4372/FCT   Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), Universidade Aberta

      Orientadora de dissertações de mestrado e teses de doutoramento.

      Membro do Plenário do Conselho do Departamento de Educação e Ensino a Distância;

      Membro do Conselho Pedagógico da UAb; Representante do DEED;

       



    Habilitações Académicas:

      • Doutora em Didática, (Université Sorbonne, Paris III);
      • Mestre em Didática das Línguas (Université Sorbonne, Paris III);
      • Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, (Université Sorbonne Paris III).

       




    Experiência Profissional:

       

      Assistente - Université Sorbonne – Paris (1988 – 1989)


      Assistente - Alliance Française – Paris (1987 – 1989)


      Prof. de Língua Francesa, Literatura, Cultura e Tradução - ISLA – Lisboa (1989 - 1990)


      Prof. de Língua e Cultura Francesa - Universidade Autónoma de Lisboa - Lisboa  (1990 - 1999)


      Universidade Aberta — Lisboa ; Professora Auxiliar (1998 - .....)


      Membro fundador da Secção de Educação a Distância da SPCE, Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação (2017- )


      Formadora creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação (1998 -  .....)


      Formadora certificada pelo Centro de Emprego e Formação Profissional (2000 - ..... )


      Diretora do DEED (por delegação de competências)


      Membro da SPCE

       



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:

      Modelos de Educação em eLearning.

      Didática da Língua; Ensino / Aprendizagem de línguas estrangeiras online.

      Educação Aberta; Recursos Educacionais Abertos.

      Formação de Professores / Educação de Adultos

      Gamificação no Ensino



    Publicações mais Recentes:

      Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês - http://hdl.handle.net/10400.2/6880

      Design-based research: desafios nos contextos escolares -  http://hdl.handle.net/10400.2/6879

      Recursos Educacionais Abertos: acesso gratuito ao conhecimento? - http://hdl.handle.net/10400.2/6876

      A transposição didática no âmbito do eLearning  - http://hdl.handle.net/10400.2/6886

      A Universidade Aberta a caminho da inovação pedagógica: recursos e práticas educacionais abertas - http://hdl.handle.net/10400.2/6885

      Inovação mediada por Recursos Educacionais Abertos (REA): o caso da Universidade Aberta de Portugal  - http://hdl.handle.net/10400.2/6883

      A gamificação no desenho personalizado no ensino superior a distância: um caso na aprendizagem de uma língua estrangeira - http://hdl.handle.net/10400.2/6882

      Ensinar e aprender línguas estrangeiras na Universidade Aberta: exemplos de práticas comunicativas online - http://hdl.handle.net/10400.2/6881

      Como aprender com recursos educacionais abertos? - http://hdl.handle.net/10400.2/6902

      Pierre angulaire de l’enseignement des langues étrangères dans un environnement d’apprentissage virtuel : l’évaluation - http://hdl.handle.net/10400.2/6900

      El proceso de enseñanza-aprendizaje en contextos ubicuos y universitarios: tres estudios de casos  - http://hdl.handle.net/10400.2/6898

      Mobile learning scenarios in language teaching: perceptions of vocational and professional education students  -