![]() | ANA NOBRE (Professora Auxiliar de Nomeação Definitiva) Telf.: 300 002 803 | E-Mail: Ana.Nobre@uab.pt |
Depois de viver e estudar em Paris, é atualmente Professora Auxiliar docente da Universidade Aberta onde lecionada desde 1998, tendo sido anteriormente professora na Universidade Sorbonne, Paris, e na Universidade Autónoma de Lisboa. Concluiu o Doutoramento em Didactologie des Langues et des Cultures Étrangères na Universidade da Sorbonne-Paris III. Enquanto investigadora, tem-se dedicado à Didática do eLearning, à Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos e recentemente à Gamificação no ensino.
Docente de cursos de 1.º, 2.º;
Investigadora da UID 4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), Universidade Aberta
Orientadora de dissertações de mestrado e teses de doutoramento.
Membro do Conselho Coordenador do DEED
Membro do Plenário do Conselho do Departamento de Educação e Ensino a Distância;
Membro do Conselho Pedagógico da UAb; Representante do DEED;
Assistente - Université Sorbonne – Paris (1988 – 1989)
Assistente - Alliance Française – Paris (1987 – 1989)
Prof. de Língua Francesa, Literatura, Cultura e Tradução - ISLA – Lisboa (1989 - 1990)
Prof. de Língua e Cultura Francesa - Universidade Autónoma de Lisboa - Lisboa (1990 - 1999)
Universidade Aberta — Lisboa ; Professora Auxiliar (1998 - .....)
Coordenadora do Curso de Profissionalização em Serviço
Membro fundador da Secção de Educação a Distância da SPCE, Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação (2017- )
Formadora creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação (1998 - .....)
Formadora certificada pelo Centro de Emprego e Formação Profissional (2000 - ..... )
Membro da SPCE
Modelos de Educação em eLearning.
Didática da Língua; Ensino / Aprendizagem de línguas estrangeiras online.
Educação Aberta; Recursos Educacionais Abertos.
Formação de Professores / Educação de Adultos
Gamificação no Ensino
Nobre, A., Mouraz, A., Duarte, M. (2021) Portas que o Digital abriu na Investigação em Educação, Edições eUAb, Coleção Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta. ISBN 978-972-674-904-2; DOI https://doi.org/10.34627/uab.edel.15
Nobre, A., Martin-Fernandes, I. (2021) Abrir caminhos para a Investigação em Educação: Design-Based Research, Revista Práxis Educacional, v.17, n.48, p. 1-21, OUT./DEZ.
Nobre, A. (2021) Explorando desafios pedagógicos digitais no ensino profissional durante a pandemia da COVID-19 in Em Rede (Revista de Educação a Distância), ISSN 2359-6082 2021,v.8,n.1
Nobre, A. (2021) Educational Practices Resulting From Digital Intelligence in Handbook of Research on Teaching with Virtual Environments and AI , Pages: 18, DOI: 10.4018/978-1-7998-7638-0.ch003
Nobre, A., Mouraz, A., Goulão, M.F., Henriques, S., Barros, D., Moreira, J. A. (2021). Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia, Revista Práxis Educacional, 17(45). https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8331 http://hdl.handle.net/10400.2/11015
Nobre, A. (2020) Open Education, Open Innovation and Innovative Education, in “Theorical and Practical Approches to Innovation in Higher Education” Editora IGI-Global, USA
Nobre, A. & Pereira, J. (2020) Didactic-pedagogical approaches in e-learning: teaching authorship, multi-referential methodology and gamification, Educación y Educadores, Colombia, 23(1), 31-46
Nobre, A. (2020) e-Book “REA: de A a ... “, Recursos Educacionais Abertos, Manual para Identificar, Procurar, Utilizar, Reutilizar, Produzir e Partilhar, Edições eUAb, Coleção Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta.
Nobre, A. (2020) Entre distance et présence : la formation à l’heure de l’hybridation, Distances et Médiations des Savoirs, France