Imagem Não DisponívelMARIA DE FáTIMA GOULãO
    Telf.: +351 213916300 | E-Mail: fgoulao@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:
       

      Maria de Fátima Goulão tem a sua formação de base (licenciatura e  mestrado) na área da Psicologia Educacional, é doutorada em  Ciências da Educação - Formação de adultos pela Universidade Aberta, após apresentação e defesa da tese, Ensino aberto a distância: Cognição e Afectividade e é formadora  creditada pelo Conselho Nacional Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Realizou um pós-doutoramento na Faculdade de Psicologia, Departamento de Psicologia, Area da Psicologia Evolutiva y de la Educación, Universidad de Oviedo, sob a orientação da Profª Rebeca Cerezo Menéndez. Neste levou a cabo a investigação na área da autorregulação das aprendizagens em contexto de ensino online (Promoção da aprendizagem auto-regulada no ensino superior online através da estratégia de calibração: “Aprender a aprender – aprender como se aprende”).

      É Professora Auxiliar na Universidade Aberta.

      Foi docente da disciplina Como se aprende a ler e a escrever – estratégias de motivação, para professores timorenses (videoconferência), no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Universidade Aberta e o Banco Mundial.

      Tem participado em projetos europeus no âmbito do português, língua não materna e uso das TIC, formação de professores no âmbito da prevenção da toxicodependência em jovens, como coordenadora ou como elemento das equipas.

      Foi Diretora do Departamento de Ciências Sociais e Políticas, Vice-Presidente do Conselho Científico da Universidade Aberta e vice-coordenadora do Mestrado em Relações Interculturais. Foi coordenadora do Curso de Profissionalização em Serviço, da Universidade Aberta, para professores. É membro do Departamento de Educação e do Ensino a Distância. Integra o Laboratório de Ensino a Distância.



    Funções:
       - Docente da unidade curricular Psicologia, Educação e Juventude, no âmbito da Pós-Graduação em Estudos Juvenis
      - Membro do Senado;
      -Co-autora da microcredencial e-atividades


    Habilitações Académicas:

      Licenciatura em Psicologia Educacional

      Mestrado em Psicologia Educacional

      Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade Formação de Adultos


    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
       

      - Estilos de Aprendizagem

      - Calibragem e estratégias metacognitivas em ambientes online

      - Autorregulação das aprendizagens em ambientes online



    Publicações mais Recentes:
       

      - Artigos em revistas

      Goulão, Maria de Fátima (2012). Affectivity And Communication In Virtual Learning Environments. The Online Journal of New Horizons in Education, 2 (1),1-12

       

      Goulão, Maria de Fátima (2012). Estilos de Aprendizagem e Género. Revista de Estilos de Aprendizaje, 9, 194-203

       

      Goulão, Maria de Fátima (2012). Saber aprender, Saber ensinar na Sociedade da Informação: Os Estilos de uso do Espaço Virtual. Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior, 21, 15-29.

      Disponível em http://www.cinep.ipc.pt/index.php/publicacoes/cadernos-pedagogia/volumes-publicados

      Miranda,L., Morais,C., Goulão,M.F & Melaré,D. (2012). Estilos De Aprendizagem: Uso Do Virtual Pelos Estudantes Do Ensino Superior. Revista Estilos de Aprendizaje, 10 (10), 1-12

      Goulão, Mª F. (2012). The use of Forums and collaborative learning: A study case. Procedia - Social and Behavioral Sciences 46, 672 – 677

      Goulão, Mª F. & Fombona, J. (2012). Digital Literacy and adults learners’ perception: The case of a second chance to University. Procedia - Social and Behavioral Sciences 46, 350 – 355

      Goulão, Mª F., Fombona, J. & Costales, A.F. (2012). Using Augmented Reality and m-learning to optimize students performance in Higher Education. Procedia - Social and Behavioral Sciences 46, 2970 – 2977

       

      - Capítulos de livros

      Henriques, S., Moreira, J. A., Goulão, M. F. (2019). Retratos do docente no ensino superior online – pedagogias e tecnologias, In Ribeiro, A. I. & Barros, D. M. V. (Orgs.). Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior, (11-20). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, ISBN: 978-989-26-1715-2 (impresso) 978-989-26-1716-9 (digital)


      Seabra, F.; Henriques, S. Cardoso, T.; Barros, D.; Goulão, M. F. (2018). eLearning in higher education: academic facts for student permanence In Azeiteiro, U.; Filho, N. L.; Aires, L. (orgs.). Climate literacy and innovations in climate change education – distance learning for sustainable development, (pp.359-373). London: Springer, ISBN 978-3-319-70199-8


      Goulão, M.F. & Cerezo,R. (2017). Promoção da autorreflexão em estudantes do ensino superior online: uma proposta de trabalho. In Dias,P., Moreira,D. & Mendes,A.Q. (coord). Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital (pp.180-207). Lisboa: Universidade Aberta


      Henriques,S., Moreira, J.A., Barros, D. Goulão, M.F. (2017). Respondendo aos desafios formativos da era digital: o curso de formação para a docência no ensino superior online. In Dias,P., Moreira,D. & Mendes,A.Q. (coord). Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital (pp.149-178). Lisboa: Universidade Aberta


      Dias,P. et al (2016). eLearning no ensino superior português: perspetivas de líderes académicos e pedagógicos. In Dias,P., Moreira,D. & Mendes,A.Q. (coord). Práticas e Cenários de Inovação em Educação Online (pp.12-45). Lisboa: Universidade Aberta


      Henriques,S.,Moreira,J.A, Goulão,M.F.& Barros,D. (2016). Pedagogia em ambientes de aprendizagem em rede: O curso de formação para a docência online. In Vieira, F. et al (Org). Inovação pedagógica no ensino superior – ideias (e) práticas (pp.105-118). Santo Tirso: DE FACTO editores

       

      Goulão, M.F. (2016). Recursos educacionais abertos: Conhecimento coletivo e aberto. In Silva,S., Monteiro, A. & Moreira, J.A. (Eds). Ensinar e aprender com tecnologia na era digital. Santo Tirso: WHITEBOOKS


      Co-autora do livro Gallego,D., Alonso, C. & Barros, D.M.V (2015). Estilos de Aprendizaje – desafios para uma educación inclusiva e inovadora.Santo Tirso: WHITEBOOKS


      Goulão, Mª de Fátima & Barros, Daniela M. (2014). Recursos Educacionais abertos na Prática Pedagógica: Estratégias, estilos e autorregulação da aprendizagem. In Moreira, J.A., Barros, D.M. & Monteiro, A. (pp.129-152). Educação a Distância e eLearning na web social. Santo Tirso: Withebooks editores.


      Goulão, Mª Fátima (2013). How ICT are changing the way we live. In Papanikos, G.T. (ed.) Issues on Education and Research: Volume 3 (pp.61-72). Athens: Athens Institute for Education and Research

       

      Goulão, Mª Fátima & Bahia, S. (2013). Diversidade Cultural e Social dos Alunos. In Veiga, F.H. (coord.) Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação – O envolvimento dos alunos na Escola (pp. 633-675). Lisboa: Climepsi Editores


      Goulão, Mª Fátima (2013). The effects of e-learning in teaching a Course Unit. In Papanikos, G.T. (ed.) Issues on Education and Research: Volume 3 (pp.31-42). Athens: Athens Institute for Education and Research


      Goulão, Maria de Fátima (2012). Ensinar e Aprender em ambientes online: Alterações e Continuidades na(s) prática(s) docente(s). In Moreira, J.A. & Monteiro, A. (orgs). Ensinar e Aprender Online com Tecnologias Educativas (pp.15-30). Porto: Porto Editora

       

      Melaré, D., Miranda,L., Goulão, M. F, Henriques,S & Morais,C. (2012). Estilos de Coaprendizagem para uma coletividade aberta de pesquisa. In Okada, A. (ed.). Open Educational Resources and Social Networks (cap.7, pp. 1-17). Open University. Disponível em http://oer.kmi.open.ac.uk/?page_id=1112

       

      - Atas de reuniões

      Goulão, M.F. (2017). Perceção da aprendizagem online no ensino superior: Estudo de caso. Proceedings of I Congreso Internacional de Psicología, Salud y Educación (CIPSE 2017), Oviedo, Espanha, 71 – 78. ISBN 978-84-697-7125-9


      Goulão,M. F., Seabra,F., Melaré,D., Henriques,S. & Cardoso,T (2016). Permanência De População Adulta No Ensino Superior De Elearning – Contribuições da teoria dos estilos de aprendizagem e do sentimento de auto-eficácia. Proceedings of VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, Bragança, Portugal, 611-622 ISBN: 978-972-745-205-7


      Goulão, M.F. (2016). Comunicação e afetividade em ambientes virtuais. Revista de Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, 16(1)
      162-177


      Maria de Fátima Goulão, M.F. & Menéndez,R.C. (2016).  Promoting metacognitive reflection: a work proposal. Proceedings of 2nd International Conference on Higher Education Advances, HEAd’16, Valencia, Espanha, 228-235
      doi.org/10.4995/HEAd16.2016.2669


      Goulão,M. F., Seabra,F., Melaré,D., Henriques,S. & Cardoso,T.(2015). Sucesso, Permanência e Persistência dos Estudantes do Ensino Superior a Distância Online.
      Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 23-26. doi.org/10.17979/reipe.2015.0.01

       

      Goulão, M.F.& Menendez, R. (2015). The role of metacognitive monitoring in adult learning in online contexto. In Domenech et al (Eds). Advances in Higher Education (pp.89-104). Valencia: Editorial Universitat Politècnica de València. http://dx.doi.org/10.4995/HEAD15.2015.1522

      Goulão; M.F: (2014). The E-Activities to Support the Process of Teaching and Learning in Online Context. Athens:ATINER"S Conference Paper Series, Atenas, 3-13 No: EDU 2015 -1625. ISBN/ISSN/DOI/HANDLE/URL: 2241-2891


      Goulão, Mª de Fátima (2014). Performance of students in an online asynchronous work. Procedia - Social and Behavioral Sciences 116, 4673 – 4677

       

      Goulão, Mª de Fátima (2014). The relationship of e-learner’s with studies strategies to support learning. Procedia - Social and Behavioral Sciences 116, 362 – 367

       

      Goulão, Mª de Fátima (2014). The relationship between self-efficacy and academic achievement in adults’ learners. Athens Journal of Education, 237-246

       

      Goulão, Maria de Fátima & Ménendez, Rebeca C. (2014). The feeling of self-efficacy of adults students in online learning context. In Pixel (eds). Conference Proceeding International Conference The future of Education (pp.153-157). Padova: libreriauniversitaria.it edizioni

      Goulão, Maria de Fátima (2013). Students’ Virtual Learning Styles in an Online Context. In Pixel (eds). Conference Proceeding International Conference New Perspectives in Science Education (pp.63-70). Padova: libreria Universitaria Edizioni

       

      Goulão, Maria de Fátima (2013). Conhecer para aprender: O papel do metaconhecimento  no processo de aprendizagem. Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior, 25, 3-16.

      Disponível em http://issuu.com/cinep/docs/25_-_cadernos_de_pedagogia_no_ensin


      Goulão, Maria de Fátima (2012). Affectivity and Communication in Virtual Learning Environments. The Online Journal of New Horizons in Education, 2 (1),1-12


      Goulão, Mª de Fátima (2012). Sociedad y Educación en la era das TIC. In Bonal, X., Díaz, C. & Luque, D. (Coord.). XVI Conferencia de Sociología de la Educación: La Educación en la Sociedad Global e Informacional (pp.825-838). Disponível em http://issuu.com/cse-fes/docs/2012_xvi_cse_oviedo 1_de_2_/64

      Goulão, Maria de Fátima (2012). ICT for inclusive Learning: How can eLearning help it? In Pixel (eds). Conference Proceeding International Conference The future of Education (pp.59-64). Milano: Simonelli Editore University Press

       

      Goulão, Maria de Fátima (2012). Trabalhar e Aprender em ambientes virtuais: Uma perspectiva de género. Atas do XVII Congreso Internacional de Tecnologías para la Educación y el Conocimiento: Tecnologías Emergentes, Madrid, 3 – 5 Julio, pp.1-11 [CD-Rom] 

       

      Goulão, M.F.;Melaré,D.;Miranda,L.& Morais,C. (2012). Estilos de Uso del Espacio virtual de alumnos de la enseñanza superior. Atas do  V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, Santader, 27 – 29 junho, pp.1 – 10 [CD-Rom] 


      Goulão, Mª F. (2012). The use of Forums and collaborative learning: A study case. Procedia - Social and Behavioral Sciences 46, 672 – 677

       

      Goulão, Mª F. & Fombona, J. (2012). Digital Literacy and adults learners’ perception: The case of a second chance to University. Procedia - Social and Behavioral Sciences 46, 350 – 355

       

      Goulão, Mª F., Fombona, J. & Costales, A.F. (2012). Using Augmented Reality and m-learning to optimize students’ performance in Higher Education. Procedia - Social and Behavioral Sciences 46, 2970 – 2977