Imagem Não DisponívelMARIA DE FáTIMA GOULãO
    Telf.: +351 213916300 | E-Mail: fgoulao@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:
       

      Maria de Fátima Goulão tem a sua formação de base (licenciatura e  mestrado) na área da Psicologia Educacional, é doutorada em  Ciências da Educação - Formação de adultos pela Universidade Aberta, após apresentação e defesa da tese, Ensino aberto a distância: Cognição e Afectividade e é formadora  creditada pelo Conselho Nacional Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Realizou um pós-doutoramento na Faculdade de Psicologia, Departamento de Psicologia, Area da Psicologia Evolutiva y de la Educación, Universidad de Oviedo, sob a orientação da Profª Rebeca Cerezo Menéndez. Neste levou a cabo a investigação na área da autorregulação das aprendizagens em contexto de ensino online (Promoção da aprendizagem auto-regulada no ensino superior online através da estratégia de calibração: “Aprender a aprender – aprender como se aprende”).

      É Professora Auxiliar na Universidade Aberta. Colaborou com o Departamento de Avaliação Pedagógica, do Instituto de Inovação Educativa no âmbito da concepção, produção e administração de instrumentos de avaliação.

      Foi docente da disciplina Como se aprende a ler e a escrever – estratégias de motivação, para professores timorenses (videoconferência), no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Universidade Aberta e o Banco Mundial.

      Tem participado em projetos europeus no âmbito do português, língua não materna e uso das TIC, formação de professores no âmbito da prevenção da toxicodependência em jovens, como coordenadora ou como elemento das equipas.

      Foi Diretora do Departamento de Ciências Sociais e Políticas, Vice-Presidente do Conselho Científico da Universidade Aberta e vice-coordenadora do Mestrado em Relações Interculturais. É membro do Departamento de Educação e do Ensino a Distância. Integra a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Grupo de Psicologia Educacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.  É membro da comissão científica do Doutoramento em Educação – Especialidade Educação e Interculturalidade. É avaliadora externa dos artículos enviados para a revista digital de Estilos de Aprendizagem, publicada pela UNED. Foi coordenadora do Curso de Profissionalização em Serviço, da Universidade Aberta, para professores.



    Funções:
       - Docente da unidade curricular Psicologia, Educação e Juventude, no âmbito da Pós-Graduação em Estudos Juvenis
      - Membro da Comissão Científica da especialidade em Educação e Interculturalidade, do Doutoramento em Educação
      - Membro do Senado;
      - Membro do Grupo da Qualidade


    Habilitações Académicas:

      Licenciatura em Psicologia Educacional

      Mestrado em Psicologia Educacional

      Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade Formação de Adultos


    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
       

      - Estilos de Aprendizagem

      - Auto-regulação da Aprendizagem em ambientes online

      - Calibragem e estratégias metacognitivas em ambientes online

      - Autorregulação das aprendizagens



    Publicações mais Recentes:
       

      - Artigos em revistas

      Goulão, Maria de Fátima (2012). Affectivity And Communication In Virtual Learning Environments. The Online Journal of New Horizons in Education, 2 (1),1-12

       

      Goulão, Maria de Fátima (2012). Estilos de Aprendizagem e Género. Revista de Estilos de Aprendizaje, 9, 194-203

       

      Goulão, Maria de Fátima (2012). Saber aprender, Saber ensinar na Sociedade da Informação: Os Estilos de uso do Espaço Virtual. Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior, 21, 15-29.

      Disponível em http://www.cinep.ipc.pt/index.php/publicacoes/cadernos-pedagogia/volumes-publicados

      Miranda,L., Morais,C., Goulão,M.F & Melaré,D. (2012). Estilos De Aprendizagem: Uso Do Virtual Pelos Estudantes Do Ensino Superior. Revista Estilos de Aprendizaje, 10 (10), 1-12

      Goulão, Mª F. (2012). The use of Forums and collaborative learning: A study case. Procedia - Social and Behavioral Sciences 46, 672 – 677

      Goulão, Mª F. & Fombona, J. (2012). Digital Literacy and adults learners’ perception: The case of a second chance to University. Procedia - Social and Behavioral Sciences 46, 350 – 355

      Goulão, Mª F., Fombona, J. & Costales, A.F. (2012). Using Augmented Reality and m-learning to optimize students performance in Higher Education. Procedia - Social and Behavioral Sciences 46, 2970 – 2977

       

      - Capítulos de livros

      Goulão, Maria de Fátima (2012). Ensinar e Aprender em ambientes online: Alterações e Continuidades na(s) prática(s) docente(s). In Moreira, J.A. & Monteiro, A. (orgs). Ensinar e Aprender Online com Tecnologias Educativas (pp.15-30). Porto: Porto Editora

       

      Melaré, D., Miranda,L., Goulão, M. F, Henriques,S & Morais,C. (2012). Estilos de Coaprendizagem para uma coletividade aberta de pesquisa. In Okada, A. (ed.). Open Educational Resources and Social Networks (cap.7, pp. 1-17). Open University. Disponível em http://oer.kmi.open.ac.uk/?page_id=1112

       

      - Atas de reuniões

      Goulão, Maria de Fátima (2012). ICT for inclusive Learning: How can eLearning help it? In Pixel (eds). Conference Proceeding International Conference The future of Education (pp.59-64). Milano: Simonelli Editore University Press

       

      Goulão, Maria de Fátima (2012). Trabalhar e Aprender em ambientes virtuais: Uma perspectiva de género. Atas do XVII Congreso Internacional de Tecnologías para la Educación y el Conocimiento: Tecnologías Emergentes, Madrid, 3 – 5 Julio, pp.1-11 [CD-Rom] 

       

      Goulão, M.F.;Melaré,D.;Miranda,L.& Morais,C. (2012). Estilos de Uso del Espacio virtual de alumnos de la enseñanza superior. Atas do  V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, Santader, 27 – 29 junho, pp.1 – 10 [CD-Rom]