FotoLUíSA AIRES
    (Professora Associada)
    Telf.: 300 001 700 | E-Mail: laires@uab.pt
    Página Pessoal: http://contemcom.org/


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:
      Docente do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta.
      Investigadora do Laboratório de Educação a Distância e e-Learning (LE@D) 
      Coordenadora da Rede ObLID (Rede de Investigação e Intervenção para a Literacia e a Inclusão Digital)
      Membro do Grupo de Inovação (GI5, UNED, Espanha).
      Professora do Ensino Superior desde 1991, na área de Ciências da Educação. 
      Doutorada, Mestre e Licenciada em Ciências da Educação.


    Funções:
      Docente em cursos de graduação e pós-graduação da UAb
      Coordena a Rede ObLID (Rede de investigação e intervenção para a literacia e a inclusão digital)
      Membro da Comissão Científica do Doutoramento em Educação, especialidade Educação e Interculturalidade (curso encerrado)
      Até 2019 - Membro do Observatório para a Qualidade do Ensino a Distância e e-Learning, UAb.
      Até 2020 - Membro de grupos de autoavaliação da UAb.


    Habilitações Académicas:
      Doutoramento em Ciências da Educação na área de especialização em Comunicação Educacional pela Universidade Aberta.
      Mestrado em Ciências da Educação: Tecnologia Educativa, pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Salamanca (reconhecimento pela UAb)
      Licenciatura em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Salamanca (equivalência pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa)


    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
      Inclusão e Competências Digitais
      Comunicação Online e Educação de Adultos
      Mediação de Conhecimento e Literacias Digitais, em Contextos Educativos 
      Ócios Digitais
      Metodologias Qualitativas em Educação


    Publicações mais Recentes:

      LIVROS
      Azeiteiro U., Leal Filho W., Aires L. (eds) (2018). Climate Literacy and Innovations in Climate Change Education: Distance Learning for sustainable Development. Springer, Cham. ISBN 978-3-319-70199-8, DOI: 10.1007/978-3-319-70199-8
      Palmeiro, R.; Aires, L.; Pereda, V. (Eds)(2017). Literacia e Inclusão Digital: Boas Práticas em Portugal e em Espanha. Universidade Aberta, Rede ObLID, CEMRI. ISBN: 978-972-674-811-3 (eBook) http://hdl.handle.net/10400.2/7006
      - Aires, L. (2015). Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional. Porto: Universidade Aberta. ISBN: 978-989-97582-1 (1ª edição revista). ISBN: 978-989-97582-1 (69 pags) (e-book).
      Dias, P.; Caeiro, D.; Aires, L.; Moreira, D.; Goulão, F.; Henriques, S.; Moreira, A.; Nunes, C. (2015). Educação a Distância e e-Learning no Ensino Superior. Observatório da Qualidade da Educação a Distância e e-Learning. Lisboa: Universidade Aberta . ISBN: 978-972-674-769- (89 pags) (e-book)
      Aires, L.; Moura, A.P.; Seabra, F.; Moreira, A. (coords.) (2014). Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior. Porto: Universidade Aberta. ISBN: 978-972-674-753-6 (e-book)
      - Aires, L., (2013), Discursos e mediações em contexto de educação de adultos: A televisão”, Santo Tirso: DeFacto Editores, ISBN: 978 989 8557 14 8
      - Aires, L. (2012) “Discursos e mediações em contexto de educação de adultos: A televisão”. ISBN: 978-989-97582-0-9
      - Ribeiro, J.; Aires, L. (coords.) (2012). “ Investigação e variantes curriculares do ensino online: desafios da interculturalidade na Era Tecnológica”. Porto:  CEMRI, Universidade Aberta. ISBN: 978-972-674-726-0. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2196/1/ebook_interativo_investiga%c3%a7%c3%a3o%20e%20
      variantes.pdf (e-book)
      - Aires, L. (2011). “Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional”. Porto: Universidade Aberta. ISBN: 978-989-97582-1-Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2028/1/Paradigma%20Qualitativo%20e%20Pr%c3%a1ticas
      - Aires, L.; Azevedo, J.; Gaspar, I.; Teixeira, A. (coords.) (2007). Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Identidades: O projeto @prende.com. Porto: Universidade Aberta. 

      CAPÍTULOS DE LIVROS
      Dias, P., Aires, L., Moreira D. (2018) e-Learning Diversification in Higher Education: Conceptions of Participation. In: Azeiteiro U., Leal Filho W., Aires L. (eds) Climate Literacy and Innovations in Climate Change Education: Distance Learning for sustainable Development (pp 291-306). Springer, Cham DOI:10.1007/978-3-319-70199-8_17
      Moura, A.P., Aires, L. (2018). Food and Sustainability: An Emerging Subject in Sustainable Environmental Sciences Education Applying to the e-Learning Environment. Azeiteiro U., Leal Filho W., Aires L. (eds) Climate Literacy and Innovations in Climate Change Education: Distance Learning for sustainable Development (pp 109-130). Springer, Cham DOI: 10.1007/978-3-319-70199-8_7
         Dias, P., Caeiro, A., Aires, L., Moreira, D., Goulão, F., Henriques, S., Moreira, A. & Nunes, C. (2016). eLearning no Ensino Superior Português: perspetivas de líderes académicos e pedagógicos, in Paulo Dias, Darlinda Moreira, António Quintas-Mendes (Eds.), Práticas e Cenários de Inovação em Educação Online. Lisboa: Universidade Aberta, pp. 12-45. ISBN: 978-972-674-786-4
         -  Moreira, D.; Henriques, S.; Aires, L. (2015). “Trends in the identity of academics in the Portuguese open university”, in Evans, L.; Nixon, J., Academic Identities in Higher Education. The Changing European Landscape. pp. 203-219. Bloomsbury Academic. ISBN: 9781472579515.
        - Aires, L.; Dias, P.; Azevedo, J.; Rebollo, M.A.; García-Perez, R. (2014). “Education, Digital Inclusion and Sustainable Online Communities”, Ulisses M. Azeiteiro, Walter Leal Filho & Sandra Caeiro (eds.) E-Learning and Education for Sustainability, pp. 263-273. Peter Lang GmbH International Academic Publishers. ISSN 1434-3819 ISBN 978-3-631-62693-1 (Print) E-ISBN 978-3-653-02460-9 (E-Book) https://doi.org/10.3726/978-3-653-02460-9
         - Amorim, J.P.; Aires, L. (2013). “Memórias autobiográficas de professores: as emoções como chave e interpretação da mediação pedagógica” in J. Matias Alves (Org.) Memórias de Professores. Emoções, Identidades Profissionais, Currículo e Avaliação. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH) Universidade Católica Portuguesa. ISBN: 978-989-96186-5-7
         - Aires, L. (2012). “O virtual como contexto mediador de pesquisa no local: O caso de uma unidade curricular do 1º ciclo”,in eBook, Ribeiro, J.; Aires, L. (coords.) (2012). Investigação e variantes curriculares do ensino online: desafios da interculturalidade na Era Tecnológica. Porto:  CEMRI, Universidade Aberta. ISBN: 978-972-674-726-   
         - Aires, L. (2011). “Interculturalidade, Género e Tecnologia: Uma abordagem educativa” CADERNOS – Género e Discursos Educativos Digitais. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, pp-25-31.       
      - Aires, L. (2007). “Comunidades e Relações Interpessoais Online: reflexões no âmbito do projeto “@prende.com”, in L. Aires; J. Azevedo; I. Gaspar; A. Teixeira, (coords.). Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Identidades: O projeto @prende.com. Porto: Universidade Aberta.       
      - Aires, L.; Gaspar, I.; Azevedo, J.: Teixeira, A.; Silva, S. “Comunidades de aprendizagem: das dinâmicas de interação à construção de identidades online” in L. Aires; J. Azevedo; I. Gaspar; A. Teixeira, (coords.). Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Identidades: O projeto @prende.com. Porto: Universidade Aberta.       
      - Aires, L; Gaspar, I.; Azevedo, J.; Teixeira, A.; Silva, S.; Laranjeiro, J. (2007). Vivências em comunidades de aprendizagem presenciais e online in L. Aires; J. Azevedo; I. Gaspar; A. Teixeira, (coords.). Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Identidades: O projeto @prende.com. Porto: Universidade Aberta.
       
      ARTIGOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS INTERNACIONAIS   
      De La Mata, M., Aires, L., Santamaria, A., Rebollo-Catalán, M.A., Cubero, M., García-Perez, R. (2019). Cultural-historical perspective in Spain and Portugal: developing theoretical and methodological approaches, Mind, Culture and Activity,  Taylor & Francis Online, https://doi.org/10.1080/10749039.2019.1612436 (JCR, IF 2018-19: 1.367,Q1),  http://hdl.handle.net/10400.2/9172

      - Aires, L., Santos, R., Díaz de la Guardia,J.J., Lima, C., Correia, J.(2018). Mediating towards digital inclusion: the monitors of internet access places. Observatorio (OBS*) Journal, pp. 196-213 (Scopus) http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1177

      - Magalhães, M.; Aires, L. (2017). A Educação Global e o Diálogo Intercultural em contextos de aprendizagem Online: os Cursos de Educação Global. Revista Sinergias - Diálogos educativos para a transformação social. Junho, 2017, n.º 5. Centro de Estudos Africanos - Universidade do Porto, Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral, Fundação Gonçalo da Silveira.

      - Aires, L. (2016). e-Learning, Educação Online e Educação Aberta: Contributos para uma reflexão teórica. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 19 (1), 253-269.doi:http:// 10.5944/ried.19.1.1 https://ried.utpl.edu.ec/sites/default/files/files/RIED%2019%20completo.pdf4356, ISSN: 1138-2783/ E-ISSN: 1390-3306 (Web of Science, índice ESCI).

      Aires, L. (2014). “From Dissemination to the Domestication of Digital Technologies in Rural Communities: Narratives of Parents and Teachers”, Mind, Culture and Activity Journal. Routledge, Volume 21, Issue 4, pp, 337-352. doi:10.1080/10749039.2014.952314) (JCR)

      - Melo, H.; Moura, A.P.; Aires, L.; Cunha, LM (2014). “Barriers and facilitators to the promotion of healthy eating lifestyles among adolescents at school: the views of school health coordinators”. Health Education Research, Oxford Journals.  (doi: 10.1093/her/cyt077). (JCR)

      - Montez, R.; Aires, L. (2013).“Colaboração online, Formação de professores e TIC na sala de aula: estudo de caso” Teoría de la Educación. Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, Vol. 14, nº3, ISSN: 1138-9737. Available:  http://campus.usal.es/~revistas_trabajo/index.php/revistatesi/index

      - Silva, A.P; Lourtie, P.; Aires, L. (2013) “Employability in Online Higher Education: A Case Study“, The International Review of Research in Open and Distributed Learning (IRRODL), vol. 14, nº1,pp.106-125 (2017- JCR)

      - Aires, L.; Melro, A.; Correia, A.; Ponte, C.; Azevedo, J. (2011). “Inclusão Digital e percursos escolares: a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização”, Revista e-curriculum, ISSN 1809-3876, v. 7, n. 2 (2011), Disponível: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/6776   
      - Moura, A. P.; Cunha, L.M; Azeiteiro, U., Aires, L.; Graça, P.; Almeida, M.D.(2010). “Food consumer science post graduate courses: comparison of face-to-face versus online delivery systems”. British Food Journal.UK: Emerald Group Publishing Limited, pp.544-556. (JCR)
      -Aires, L.; Teixeira, A.; Azevedo, J.; Gaspar, I.; Silva, S. (2006). "Alteridad y emociones en las comunidades virtuales de aprendizaje ".Revista Eletrónica Teoría de la Educación. Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, 7 (2). Available: http://www3.usal.es/~teoriaeducacion/rev_numero_07_02/n7_02_luisa_aires.pdf-

      ARTIGOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS NACIONAIS
      Palmeiro, R., Pereda, V., Aires, L. (2019).  Digital inclusion programs: the case of the Basque Country.  Revista Lusófona de Educação, 45 (45), 73-86, doi:10.24140 (Scopus, IF 2018: 0.127, Q4). http://hdl.handle.net/10400.2/9169
      Aires, L., Palmeiro, R., Pereda, V. (2019). Das Competências de uso das Tecnologias Digitais ao exercício pleno da Cidadania Digital: os casos do Alentejo e do País Basco, Revista de Educação a Distância e Elearning, 2(1), 9-25, doi: https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp9-25 , http://hdl.handle.net/10400.2/8107
      -  - Magalhães, M.; Aires, L. (2017). A Educação Global e o Diálogo Intercultural em contextos de aprendizagem Online: os Cursos de Educação Global. Revista Sinergias - Diálogos educativos para a transformação social. Junho, 2017, n.º 5. Centro de Estudos Africanos - Universidade do Porto, Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral, Fundação Gonçalo da Silveira. http://hdl.handle.net/10400.2/5523 (http://www.sinergiased.org/index.php/ies-osc)
         - Veríssimo, L., Aires, L. (2015). Os portugueses no discurso mediático europeu: as notícias sobre a crise financeira, Revista Prisma.Com, nº29, pp. 95-120. ISSN:1646–3153, Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/3646/3360  , http://hdl.handle.net/10400.2/6019
      - Aires, L. (2006). “Comunicação e Aprendizagem Online: Que percursos?” Revista Prisma.com, nº 4, outubro. [Disponível em: http://prisma.cetac.up.pt/abertos_edicao_n4_junho_de_2007/comunicacao_e_aprendizagem_onl.html].   - - Azevedo, J.; Aires, L., Couto, A.I. (2005). “Os processos de mediação da ciência em Televisão: Efeitos sobre a sua eficácia comunicativa”, Revista Prisma.com, nº1 [Disponível em: http://prisma.cetac.up.pt/edicao_n1_outubro_de_2005/os_processos_de_mediacao_de_ci.html]. 
      - Aires, L. (2003). “Do silêncio à polifonia: contributos da teoria sociocultural para a Educação Online”, Revista Discursos, Lisboa: Universidade Aberta (23-34) [Disponível:https://repositorioaberto.univ-ab.pt/bitstream/10400.2/146/1/Revista-Discursos23-35.pdf]
      - Aires, L. (2003). “Vygotski e a Construção Social do Conhecimento”, Revista Psicologia, Educação e Cultura, vol.VII. nº1, (45-68);
      - Pereira, A. ; Mendes, A. : Mota, J.; Morgado, L.; Aires, L. (2003): “Contributos para uma pedagogia do ensino pós-graduado: proposta de um modelo”. Revista Discursos, Lisboa: Universidade Aberta (39-51).
       
      ARTIGOS EM ACTAS, ABSTRACTS DE CONFERÊNCIAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
      Palmeiro, R., Pereda, V., Aires, L. (2017). Análisis de Itinerarios de Formación de los usuarios del programa de inclusión digital del País Vasco. VII Congreso de Investigación en Comunicación e Información Digital CICID, Universidad de Zaragoza, 8, 9 y 10 de novembro de 2017, p. 278. Universidad de Zaragoza (Espanha). ISBN:978-84-946978-8-3 http://cicid.es/presentacion/
      Magalhães, M., Aires, L. (2017). Os diálogos interculturais em contexto de ensino online. In N. Ramos, A. I. Silva, L. Reis (Org.), Congresso Internacional Migrações e Relações Interculturais na Contemporaneidade, CEMRI/UAb, 27-28 de outubro Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Universidade Aberta, ISBN: 978-972-674-813-7 http://hdl.handle.net/10400.2/6713 (pp. 79-814) (poster)
      - Palmeiro, R., Aires, L., Pereda, V. (2017). Digital Inclusion for Asylum Seekers and Refugees: Some European Practices. N. Ramos, A. I. Silva, L. Reis (Org.) Congresso Internacional Migrações e Relações Interculturais na Contemporaneidade, CEMRI/UAb, 27-28 de outubro Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Universidade Aberta, CEMRI ISSN/ DOI / HANDLE / URL: ISBN: 978-972-674-813-7 http://hdl.handle.net/10400.2/6713 (pp. 68-70) (poster)
      - Aires, L., Dias, P., Moreira, D. (2017). La participación en el e-learning: Perspectivas de los directivos y coordinadores pedagogicos de los cursos. XVIII Congreso Internacional de Investigación en Educación (AIDIPE2017), Salamanca,  28, 29 y 30 de junio de 2017 (pp.61-83). AIDIPE2017, XVIII Congreso Internacional de Investigación Educativa y AIDIPE- Asociación Interuniversitaria de Investigación Pedagógica. ISBN: 978-84-697-4106-1 https://aidipe2017.aidipe.org/actas/
      - Palmeiro, R., Pereda, V., Aires, L. (2017). Os Monitores nos Programas de Inclusão Digital. III Congreso Internacional de Educación Mediática y Competencia Digital, Universidad de Valladolid, 15-17 junio (pp.469-482). Campus Segovia, Facultad de Educación, Facultad de Ciencias Sociales, Jurídicas y de la Comunicación, Universidad Valladolid. ISBN: 978-84-697-2853-6
       Rocha, P., Marques, M., Seabra, D., Guerner, A., Aires, L.; Azevedo, J. (coordenador) (2016), .Formação Aberta para professores de Ciências: O MOOC ‘As Alterações Climáticas nos média escolares’, in C. Morais , C. Vasconcelos, J. Paiva, M. Gabriela Chaves, P. Simeão Carvalho, R. A. Ferreira, Joana Torres, Marli Moreira, Emerich Sousa (eds). FCUP – 8 de julho de 2016. Unidade de Ensino das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. ISBN: 978-989-746-089-0 (pp.55-56)/ http://eedc.fc.up.pt/wp-content/uploads/2016/02/Proceedings_EEDC_2016_v5b.pdf
      - Aires, L.; Ponte, C.; Azevedo, J. (2012).  “I have no idea how to use the keyboard”. 2012 EDEN Annual Conference, Open Learning Generations. Porto, 6-9 junho.               
      - Aires, L.; Ponte, C.; Azevedo, J. “The faces of Janus: The appropriation of media in groups with low levels of schooling”, ISCAR Conference  (International Society for Cultural and Activity Research) , Roma 5-10 de setembro 2011 (http://www.iscar2011.org/eng/ISCAR_PROGRAM_UPDATE_01092011.pdf)
      - Aires, L.,” Understanding Literacy and Digital Divide”, ISCAR Conference  (International Society for Cultural and Activity Research), Roma 5-10 de setembro, 2011.