![]() | SUSANA HENRIQUES (Professora Auxiliar com Agregação) Telf.: 300002803 | E-Mail: Susana.Henriques@uab.pt |
Habilitações Académicas
Doutoramento em Sociologia, especialidade em Sociologia da Educação, da Comunicação e da Cultura (Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 2007).
Pós Graduação em Análise de Dados para as Ciências Sociais (Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 2010)
Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 1999).
Licenciada em Sociologia (Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 1995).
Áreas de Interesse
Tem desenvolvido investigação em duas linhas:
Educação, educação a distância, designadamente no que se refere à formação contínua e avançada de professores (supervisão pedagógica, gestão e administração escolar, lideranças educacionais), formação de online (dirigida a professores do ensino superior);
Educação e promoção da saúde, designadamente no que se refere à prevenção das dependências e comportamentos aditivos. Neste âmbito tem, também, desenvolvido trabalho na formação de profissionais com intervenção nestes campos.
Nesta temáticas, tem orientado dissertações e teses, apresentado comunicações em eventos de caráter científico e publicado artigos em revistas com revisão por pares.
Universidade Aberta
Professora Auxiliar com agregação do Departamento de Educação e Ensino a Distância - DEEDConsultora da Solidarid’arte (Associação de Educação e Integração pela Arte e Desenvolvimento Cultural Social e Local) para a área da promoção da Saúde e prevenção das dependências e comportamentos aditivos, desde 2019
Consultora do ICUDDR – International Consortium of Universities for Drug Demand Reduction, desde 2020
Experiência como docente no ensino superior e investigadora.
Tem desenvolvido investigação em duas linhas:
a) Educação, educação a distância, designadamente no que se refere à formação contínua e avançada de professores (supervisão pedagógica, gestão e administração escolar, lideranças educacionais), formação em educação digital (dirigida a professores do ensino superior e não superior);
b) Educação e promoção da saúde, designadamente no que se refere à prevenção das dependências e comportamentos aditivos. Neste âmbito tem, também, desenvolvido trabalho na formação de profissionais com intervenção nestes campos.
Participação em projetos de investigação com financiamento (seleção):
Frontline Politeia - Take prevention science trining to the substance use and crime prevention frontline (European Comission, JUST-2020-AG-Drugs)
(Re)Search for Career: Intervenção de carreira à distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho (Financiado pela FCT – PTDC/CED-EDG/0122/2020)
Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de escolas no ensino não superior, em Portugal (MAEE) (Financiado pela FCT – Refª PTDC/CED-EDG/30410/2017)
New Psychoactive Substances: transnational project on different user groups, user characteristics, extent and patterns of use, market dynamics and best practices in prevention (Co-funded by the European Union – Refª HOME/2014/JDRU/AG/DRUG/7077)
Trajectórias, da dependência à reintegração - estudo das trajectórias sociais de ex-toxicodependentes após processo terapêutico (Financiado pela FTC – Refª: PTDS/CS-SOC/099684/2008)
ORCID ID: 0000-0002-7506-1401
Ciência ID: 6411-F538-EA4A