FotoANTONIO CHENOLL MORA
    (Professor Auxiliar Convidado)
    E-Mail: achenollm@gmail.com


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      Doutor em didática das línguas, é especialista na optimização do processo de ensino e aprendizagem de línguas e cultura estrangeiras em contextos online, assim como nos procesos de percepção oral e escrita em falantes de línguas próximas. Também, participa em projectos europeus relacionados com a intercompreensão ou a didática online.

      Desde 2007 que participa na criação de disciplinas e materiais online de língua e cultura na Universidade Aberta, na Universidade Católica, Projecto Escola Móvel do Ministério da Educação Português e cursos oferecidos pela Consejería de Educación en Portugal do Estado Espanhol, entre outras formações de professores.

      Atualmente também colabora com a Universidade Católica Portuguesa onde faz parte ativa do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC)




    Funções:

      Docente


    Habilitações Académicas:

      Doutor em Didática das Línguas (Universidade do Porto)

      Mestre em Metodología e Didácticas das Línguas (Universidade Antonio de Nebrija)

      Licenciado em Filologia Hispânica. (Universitat de València)



    Experiência Profissional:

      2015-hoje: Professor Auxiliar convidado. Universidade Católica Portuguesa.

      2016-hoje: Professor Auxiliar Convidado. Universidade Aberta. 20% (Enseñanza online Universitaria)

      2007-2015: Leitor de espanhol. Universidade Católica Portuguesa.

      2010-2013 Leitor de espanhol a tempo parcial. Universidade Aberta

      2008-2011 Profesor de español en el Projeto Escola Móvel (Ensino Oficial en Secundário em regimem Online para alunos itinerantes, desportistas de élite e Associação Ajuda da Mãe)

      2007 Profesor de Español. Enforex. (150h)

      2006 Profesor de español. Costa de Valencia (300h)



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:

      Ensino Online.

      Ensino de línguas e cultura para estrangeiros.

      Processos de percepção e construção da realidade (oral e escrita).

      Intercompreensão.



    Publicações mais Recentes:

      Setién Burques, A.; Nobre, A.; Chenoll, A. (2017). El proceso de enseñanza-aprendizaje en contextos ubicuos y universitarios. Tres estudios de casos Virtualidad, Educación y Ciencia, 14 (8), pp. 123-135. Disponible en https://revistas.unc.edu.ar/index.php/vesc/article/view/17340

      Capucho, F.; Silva, M.; Chenoll, A; (2016) Co-constructing meaning in international meetings - an approach to plurilingual interactions. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism (Aceptado-En prensa)

      Chenoll, A (2016) Ahora me ves: la percepción como principio básico del aprendizaje de lenguas extranjeras. Revista Foro ELE. Vol. 12. , pp. 21-31. Universitat de Valência. Disponible en: https://ojs.uv.es/index.php/foroele/article/view/9164 ISSN: 1886-337X

      Chenoll Mora, A. (2016). El español invisible: Una aproximación a la ilusión de la percepción fonética y escrita del español en portugueses y su aplicación al proceso de aprendizaje y evaluación. El Español Como Lengua Extranjera en Portugal: Retos De La Enseñanza De Lenguas Cercanas, (II), 26–35. NIPO 30-16-407-0 ISBN: 978-989-98690-3-5  Disponible en http://www.mecd.gob.es/portugal/dms/consejerias-exteriores/portugal/publicaciones/Retos.pdf

      Chenoll Mora, A. (2015). Contrastive analysis of the phonetic perception in face-to-face and online contexts. In F. U. CITI Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas (Ed.), (pp. 247–254). Presented at the X Conferência Internacional EUTIC O Papel das TIC no Design de Processos Informacionais e Cognitivos, Lisbon: X International Symposium EUTIC The Role of ICT in the Design of Informational and Cognitive Processes. ISBN:978-989-95846-2-4. Disponible en http://www.citi.pt/eutic2014/files/actas-eutic-2014.pdf

      Chenoll Mora, A. (2014). Creación de materiales para alumnos lusohablantes: ejemplo de un manual. El Español Como Lengua Extranjera en Portugal: Retos De La Enseñanza De Lenguas Cercanas, 4–13. ISBN: 978-989-98690-2-8. Disponible en http://www.mecd.gob.es/portugal/dms/consejerias-exteriores/portugal/publicaciones/Retos.pdf

      Chenoll Mora, A., Sieberg, B., Franco, M., & Lindemann, V. (2014). Spoken Discourse Acquisition in Multimedia Learning Environments. In FALAR : a Competência Oral No Ensino De Uma Língua Estrangeira FALAR- SPEAKING : Teaching Oral Communication Skills in Foreign Languages (pp. 100–120). CECC- Centro de Estudos de Comunicação e Cultura. Lisboa. ISBN 978-989-98248-2-9 Disponible en: http://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/14699/1/Publicação_Falar%20FORMATADO.pdf

      Chenoll Mora, A. (2013b). El Desarrollo de la Competencia Oral en Internet: Procesos, Recursos y Aplicaciones en el Aula. (pp. 202–215). Presentado en el V Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal, Aveiro. NIPO: 030-13-361-7 ISBN: 978-989-98690-0-4. Accesible en  http://www.mecd.gob.es/portugal/dms/consejerias-exteriores/portugal/publicaciones/ActasVcongresoELEPortugal.pdf

      Chenoll Mora, A. (2013a). El aprendizaje ubicuo desde una perspectiva de la adquisición de lenguas extranjeras. Revista Foro E/LE, 9, 29–38. ISNN 1886-337X  Accesible en https://ojs.uv.es/index.php/foroele/article/view/6631

      Chenoll Mora, A. (2012b). El Aprendizaje Interfocal: Una Aproximación Multilineal De La Adquisición en Contextos De Aprendizaje Online Y Multimedia (pp. 1537–1546). Presented at the II Congresso Internacional TIC e Educação (TICEDUCA), Lisboa. ISBN: 978-989-96999-8-4 Disponible en http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/211.pdf