FotoSUSANA PAULA DE MAGALHãES OLIVEIRA
    (Professora Auxiliar Convidada)
    E-Mail: susana.oliveira@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Humanidades, desde 2020. Antes (2015-2019), lecionou cursos de Licenciatura e de Mestrado noutras Instituições de Ensino Superior (ISEC Lisboa, ISTEC, U Europeia), e foi Tutora e Leitora na Universidade Aberta (2009-2019). Iniciou a docência de Inglês em 1994 no ensino secundário (1994-2010).

      Investigadora integrada do grupo Estudos Ingleses: Literatura no Centro de Estudos Ingleses da Universidade de Lisboa (CEAUL / ULICES).

      Investigadora colaboradora dos grupos EL@N, DIGITHUM e GOPA do Laboratório de Educação a Distância e e-Learning (LE@D).

      Investigadora no projeto internacional Missions and Transmissions: Exchanges between Iberia and the British Isles during the Broad Early Modern Period (MIST) (Referência: ID2020-113516GB-I00; Instituição financiadora: Agencia Estatal de Investigación).

      Membro associado da SEDERI (Sociedade Espanhola e Portuguesa de Estudos Renascentistas Ingleses).

      É doutorada em Cultura e Literatura Inglesa, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e mestre em Estudos Ingleses e Americanos, pela Universidade Aberta. Desenvolve trabalho de investigação no âmbito das relações anglo-ibéricas e da Diplomacia no período pré-moderno, privilegiando a análise de manuscritos, nomeadamente da correspondência diplomática.



    Funções:


      – Membro Efetivo do Conselho Pedagógico (2020-)

      – Membro de júri de seleção de candidaturas ACFES Maiores de 23 anos e Acesso direto à Universidade Aberta (Deliberação nº 45/CC/2022)



    Habilitações Académicas:


      2018 – Doutoramento em Estudos de Literatura e de Cultura, Especialidade de Estudos Ingleses, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

      2009 – Mestrado em Estudos Ingleses e Americanos, na Universidade Aberta

      2005 – Licenciatura em Ensino de Português – Inglês, na Universidade Aberta

      1993 – Bacharelato em Turismo, no Instituto Superior de Línguas e Administração (hoje Universidade Europeia)



    Experiência Profissional:


      • Docência de unidades curriculares de 1.º e 2.º ciclos e de cursos ALV
      • Docência de Inglês para fins específicos
      • Cocoordenação de cursos de 2.º ciclo
      • Coorientação de projeto pós-doc
      • Coordenação de grupo disciplinar (Línguas Estrangeiras)
      • Membro de júri (provas públicas de mestrado e prémio Jovens Investigadores – SEDERI)



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:

      •  Relações anglo-ibéricas no período pré-moderno
      •  Diplomacia, Política e Relações transnacionais no período pré-moderno
      •  Análise de manuscritos
      •  Literatura e Cultura da longa Era Moderna
      •  Ensino a Distância e e-Learning
      •  Ensino de Línguas Estrangeiras e Emoções
      •  Humanidades Digitais
      •  Gamificação na prática docente




    Publicações mais Recentes:

      (2020). “Networks of Exchange in Anglo-Portuguese Sixteenth Century Diplomacy and Thomas Wilson’s Mission to Portugal”. Exile, Diplomacy and Texts. Eds. Ana Sáez-Hidalgo and Berta Cano Echevarría. Intersections. Leiden and Boston: Brill. 74: 32:54. doi.org/10.1163/9789004438040

      (2020). “Portuguese Diplomacy and the Written Representations of Queen Elizabeth I: A Bridge between Two Worlds”, Literature in the World: From Manuscript to Digital. Lisbon: Húmus. 77-84.

      (2016). ““The Intolerable Business”: Religion and Diplomacy under Elizabeth’s Rule”. SEDERI 26: 159-74. DOI: https://doi.org/10.34136/sederi.2016.7

      (2015). “Revisiting the Tudor Myth in Sandra Worth’s ‘The Rose of York Trilogy’: A Contribution in Reassessing Richard III”. In Abel Nascimento Pena et al (Eds.) Revisitar o Mito/Myths Revisited. Lisbon: Húmus. 299-306.

      (2013). “‘But why no woman write, I pray?’ Sarah Jinner’s Defence of Women’s Public Voice in her Almanacs.” SEDERI 23: 79-94. DOI: https://doi.org/10.34136/sederi.2013.4

      (2013). “Early Modern Women’s Concept of Woman: the Weak Body and the Heroic Inner Self.” Anglo Saxonica: Revista do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa. Series III. Nr. 5: 173-87.



    Informações Complementares: