![]() | ANA RITA DE Sá SOVERAL PADEIRA (Professora Auxiliar) E-Mail: ana.padeira@uab.pt |
(1982) Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante Português / Inglês, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Univ. Nova de Lisboa.
(1986) Mestrado em Estudos Anglo - Portugueses, com a dissertação intitulada Uma visão artística de Portugal - James Murphy e a sua obra apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Univ. Nova de Lisboa.
(2001) Doutoramento no ramo de estudos portugueses, na especialidade de literatura portuguesa, com a tese intitulada Da personagem romanesca à personagem fílmica: «As Pupilas do Senhor Reitor», Universidade Aberta.
-É colaboradora da UAb desde antes da fundação da atual universidade, tendo trabalhado desde 1983, primeiro, no então Iped/Instituto Português de Ensino a Distância e, posteriormente, no Projeto Universidade Aberta, que lhe sucedeu.
- É atualmente Professora Auxiliar com nomeação definitiva no Depto. de Humanidades onde tem lecionado nos últimos anos nas áreas da literatura portuguesa e das literaturas de expressão portuguesa, ensino da literatura, bem como no âmbito da história do cinema português e, atualmente, também do teatro português, até ao século xviii.
Doutoramento (2001) no ramo de Estudos Portugueses, na especialidade de Literatura Portuguesa com a tese «Da personagem romanesca à personagem fílmica: As Pupilas do Senhor Reitor», pela Universidade Aberta.
-Literatura portuguesa
-Literaturas de expressão portuguesa (africanas e brasileiras)
-Cinema português
-Estudos comparados (literatura e cinema)
-Estudos anglo-portugueses
Afiliação em centro de investigação
É desde 2006 membro efetivo do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies /Cetaps, Fct/ Fcsh e Flup
(2017) DIAS, Isabel Barros, BARBAS, Maria Potes, PADEIRA, Ana Rita, & MATOS, Pedro. «Uptake ICT: A Network of Stakeholders against Digital Illiteracy». Proceedings of ICERI2017 10th. Annual International Conference of Education, Research and Innovation.16th-18th November 2017, Seville, Spain.
(2014) A ficção de Júlio Dinis no grande ecrã: por entre as mitologias da pátria. In Carelli, Fabiana, Fátima Bueno e Maria Zilda da Cunha. Texto e tela: Ensaios sobre literatura e cinema. Cadernos de Estudos Comparados. Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa/Centro de Estudos de Língua Portuguesa. Universidade de São Paulo, 169-185. (ISBN: 978-85-7506-241-8).
(2011) Colaboração prestada na gravação e supervisão científica do programa «As Pupilas do senhor reitor», Grandes Livros, Série II, RTP 2. http://ensina.rtp.pt/artigo/as-pupilas-do-senhor-reitor-de-julio-dinis/
Gravou ainda outros programas de extensão/divulgação cultural para a UAb.
(2008) «John Patterson – Uma campanha em Portugal» in A Guerra Peninsular, perspectivas multidisciplinares, Congresso Internacional e Interdisciplinar Evocativo da Guerra Peninsular, XVIIº Colóquio de História Militar nos 200 anos das Invasões Napoleónicas em Portugal, Actas, Vol. II, Lisboa, Comissão Portuguesa de História Militar / Centro de Estudos Anglo-Portugueses, 49-56.
(2007) «Uma visão artística de Portugal – James Murphy e a sua obra», Revista de Estudos Anglo Portugueses, 16, Lisboa, 23-83.
(2007) «As aventuras de John Patterson», in Maria Leonor Machado de Sousa (Coord.), A Guerra Peninsular em Portugal. Relatos Britânicos, Casal de Cambra, Caleidoscópio, 237-251.
(2006) «Sociabilidades privadas no discurso poético de Setecentos - alguns exemplos» in Atas do Colóquio Internacional “Formas e Espaços de Sociabilidade: contributo para uma história da cultura em Portugal”, Instituto Camões.
(2005) «Júlio Dinis revisitado: uma homenagem de Egas Moniz», in Carvalho, Dulce, Vila-Maior, Dionísio e Teixeira, Rui de Azevedo (eds.) Des(a)fiando Discursos - Homenagem à Professora Maria Emília Ricardo Marques, UAb, 495-501.
- Membro voluntário no projeto #TV T21 COMmunity# e-Skills, social inclusion and employability (Refª: 2017-2-PT02-KA205-004354) que visa promover a inclusão social e a empregabilidade de jovens cidadãos europeus com Trissomia 21 (IPS / ESES)
(2017) «An artistic gaze upon Portugal: James Murphy’s Travels (1789-90)». Second One-Day Conference on Anglo-Portuguese Studies: “Anglophone Travel Writing on Portugal and its Colonies: Anglo-Portuguese Literary Dialogues”. Org. by: Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS), NOVA FCSH; Institute of Modern Languages Research (IMLR), University of London; Anglo-Portuguese Society. November 2nd., 2017.
(2015) Colóquio: “Uma Guerra que não foi das Estrelas” Com a BBC no Centenário da Primeira Guerra Mundial, Universidade Aberta. Apresentação comentada de filmes da BBC sobre a 1ª Grande Guerra.
(2014) “The BBC and the broadcasting of televised literature – a contribution to the propagation of literary adaptations in Portugal”, “Great Expectations: what else should it be?” painel apresentado no colóquio «Screening English Classics. Methods and Strategies in Film Adaptation» Ceaul/ Flul.
(2013) «Os mitos do Império, por entre a ficção e a fantasia» in «Jornadas / apresentação em painel ‘Diálogos entre a Literatura e as Artes’, Sociedade de Geografia de Lisboa.
(2013) “Fantasia Científica nas Viagens Pioneiras à Lua: Verne e Méliès, Prestidigitadores Ingénuos do Futuro?”, Comunicação apresentada no «Colóquio Ficcionalizações da Ciência na Grã-Bretanha III (séculos XIX e XX) .Evocação do Centenário de Alfred Russel Wallace», Fcsh / Cetaps, ().
(2012) «Antecipando Freud: a Delineação Psicológica e a Importância do Subconsciente no Romance Uma Família Inglesa». Colóquio Ficcionalizações da Ciência na Grã-Bretanha II (séculos XIX e XX), 9 de Novembro de, Cetaps/Fcsh.
(2011) «Of strange threats from nature in Os Lusíadas – through storms and maritime waves» comunicação apresentada no colóquio internacional «’Dashed all to pieces’: tempests and other natural disasters in the literary imagination», Cetaps /Flup.
(2011) «A ficção de Júlio Dinis no grande ecrã: por entre as mitologias da pátria» comunicação apresentada no colóquio internacional literatura e cinema: intersecções, Fac. de Filosofia, Letras Clássicas e Humanidades, da Univ. de São Paulo.