FotoDIONíSIO VILA MAIOR
    (Professor Associado com Agregação )
    E-Mail: Dionisio.Maior@uab.pt
    Página Pessoal: http://pt.linkedin.com/pub/dion%C3%ADsio-vila-maior/41/8a2/891


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      ·     Professor Associado com Agregação, na Universidade Aberta

      ·     Visiting Professor Università degli Studi di Padova e Universidade Marie Curie Sklodowska

      ·     Professor Convidado e colaboração com outras Universidades: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil); Universidad Complutense de Madrid (Espanha); Universidade Autónoma de Madrid (Espanha); Universidade de Pernambuco (Brasil); Universidade de Santa Catarina (Brasil); Universidade de Santiago de Compostela (Espanha); Universidade de São Paulo (Brasil); Universidade Federal do Rio De Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil); Universidade Jaguellónica (Polónia); Universidade Marie Curie Sklodowska (Polónia); Università degli Studi di Bari Aldo Moro (Itália); Università degli Studi di Napoli "L"Orientale" (Itália); Università degli Studi di Padova (Itália); Università degli Studi di Roma Tre (Itália); Università degli Studi di Torino (Itália); Université de Pau et Des Pays de L’adour (França); Université Paris-Sorbonne (Paris 4) (França); Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3) (França); Universidad del Pacífico (Peru)

       



    Funções:
      • Membro Efetivo da Assembleia Geral Da Universidade Aberta (2017 — 2021)
      • Membro da Assembleia da Universidade Aberta (2002 — 2006; 1998 — 2002; 1994);  Membro do Senado da Universidade Aberta (2002 — 2006; 1998 — 2002)
      • Diretor Da Delegação Centro da Universidade Aberta (2006 [30 de junho]—1998 [31 de maio])
      • Coordenador Executivo Do Pólo Do Centro De Literaturas E Culturas Lusófonas E    Europeias, na Universidade Aberta (2013 [16 de Maio]-presente data)
      • Membro do Conselho Científico da Cátedra Infante Dom Henrique para os  EstudosInsulares e a Globalização, da Universidade Aberta (2016 — presente data)
      • Membro do Conselho Científico da Universidade Aberta (2002 — 2006)
      • Grupo De Trabalho Para O Plano Estratégico da Universidade Aberta (2006 [29 de maio])
      • Conselho De Coordenação De Avaliação da Universidade Aberta (2004 —2005)
      • Membro colaborador do Laboratório de Educação a Distância (LEaD), da Universidade Aberta (2011-2012)
      • Membro colaborador do Centro De Estudos Das Migrações E Das Relações Interculturais, da Universidade Aberta (2011-2013)
      • Membro do Centro De Estudos Interdisciplinares – Português E Cultura Lusófonas, da Universidade Aberta (2002-2008)
      • Membro da Secção De Estudos Portugueses e da Secção De Ciências Da Tradução, do Centro de Estudos Interdisciplinares – Português e Cultura Lusófonas, da Universidade Aberta (2002-2008)
      • Membro da Comissão Permanente Do Departamento De Língua E Cultura Portuguesas (2002-2006)
      • Membro Convidado do Centro De Estudos Históricos E Interdisciplinares, da Universidade Aberta (2002-2006)
      • Membro da Comissão Coordenadora Do Instituto De Ensino A Distância, da Universidade Aberta (1998 [1 de janeiro]-1998 [31 de maio])
      • Representante da Delegação Centro da Universidade Aberta no Conselho De Informática da Universidade Aberta (1995-1996)
      • Membro do Centro De Língua E Cultura Portuguesas, da Universidade Aberta (1993-2002)
      • Vocal de Júri de diversos trabalhos de mestrado e de doutoramento. Júri de Seleção e Seriação de candidatos ao Curso de Doutoramento em Estudos Portugueses e ao curso de Mestrado em Literaturas Lusófonas Comparadas; Presidente e vogal de diversos júris (de processos de equivalência e creditação de competências em diversos Cursos [Ciências da Informação e da Documentação; Estudos Artísticos; Estudos Europeus; Estudos Portugueses e Lusófonos; Línguas Aplicadas. Línguas, Literatura e Culturas – Estudos Portugueses]; vogal de diversos júris de recurso; vogal de júri de processos de seleção de admissão de pessoal não docente [Técnicos Superiores e Técnicos multimédia])



      Habilitações Académicas:


        ·     Mestrado em Literatura Portuguesa e Teoria da Literatura


        ·     Doutoramento em Literatura Portuguesa


        ·     Agregação em Literatura Portuguesa

         



        Experiência Profissional:

          LECIONAÇÃO 3º CICLO

          ·     Literatura Portuguesa Contemporânea II

          ·     Literatura Portuguesa Contemporânea (Séc. XX)

          ·     Seminário de Orientação I

          ·     Seminário de Orientação II

          ·     Seminário de Orientação II

           

          LECIONAÇÃO 2º CICLO

          ·     Discursos Artísticos e Contextos Educativos [Módulo de “Expressão Musical”] (Mestrado em Arte e Educação)

          ·     Estudos Pessoanos (Mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares)

          ·     Leituras Orientadas (Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas)

          ·     Literatura I (Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares)

          ·     Metodologia da Investigação Científica (Mestrado em Literaturas Lusófonas Comparadas)

          ·     Metodologia do Trabalho Científico (Mestrado Estudos Portugueses Interdisciplinares)

          ·     Seminário de Orientação em Literatura (Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares)

          ·     Seminário de Orientação em Literatura (Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas)

          ·     Seminário de Orientação (Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares | e/ou | Corso di Laurea Magistrale in Lingue Moderne per la Comunicazione e la Cooperazione Internazionale)

          ·     Seminário III — Literatura (Mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares)

           

          LECIONAÇÃO 1º CICLO

          ·     Estudos Interartes de Expressão Portuguesa (Licenciatura em Estudos Artísticos)

          ·     História e Periodização Literária (Licenciaturas diversas)

          ·     Introdução aos Estudos Literários (Licenciatura de Humanidades)

          ·     Literatura Brasileira II (Licenciaturas diversas)

          ·     Literatura e Artes Visuais (Licenciaturas diversas)

          ·     Literatura e Outras Artes (Licenciaturas diversas)

          ·     Literaturas Africanas de Expressão portuguesa (Licenciaturas diversas)

          ·     Poéticas Da Representação Artística (Licenciatura em Estudos Artísticos)

          ·     Sociedade e Cultura Portuguesas (Licenciatura em Estudos Europeus)

          ·     Temas Literários (Licenciatura em Estudos Artísticos)

          ·     Temas Literários I (Licenciaturas diversas)

          ·     Teoria e Metodologia Literárias (Licenciaturas diversas)

          ·     Teoria e Metodologia Literárias I (Licenciaturas diversas)

          ·     Teoria e Metodologia Literárias II (Licenciaturas diversas)

           

          COORDENADOR DE GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO E DE PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO

          ·     Coordenador do Grupo de Investigação "Multiculturalismo e Lusofonia" (do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias [CLEPUL]), da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

          ·     Coordenador de diversos projetos de investigação:

          o     "A Revista Orpheu - Fortuna Crítica" (CLEPUL e Universidade de São Paulo)

          o     "Orpheu" (CLEPUL e Universidade Federal de Santa Catarina)

          o     "Modernismo Português e Fernando Pessoa" (CLEPUL e Università degli Studi di Padova)

          o     "Futurismo/Futurismos" (CLEPUL e Università degli Studi di Padova)

          o     "Futurismo en Europa y Latinoamérica" (CLEPUL e Universidad Complutense de Madrid)

          o     "Os Modernistas" (CLEPUL e Università degli Studi di Padova)

           

          REVISTAS E COLEÇÕES

          Conselho Científico, Avaliador científico, Conselho Consultivo, Conselho de Redação e Conselho Editorial de diversas revistas científicas e Diretor de diversas coleções: Coleção Campo Literário (Pé de Página Editores); Coleção Fundamental (CLEPUL); Coleção Universitas (Editora Edições Esgotadas); Editora Aracne Editrice (Itália); Revista Anuário de Literatura; Revista Cadernos Culturais – Centro Cultural Eça de Queirós; Revista Carnets; Revista Desassossego; Revista Discursos; Revista Itinerários; Revista Letras com Vida; Revista Licungo; Revista Milandos da Diáspora; Revista Nau Literária; Revista Naus; Revista Triplov; Revista Veredas; Temas Com(N)Vida (CLEPUL); Theya Editores; Vozes Da História (CLEPUL)



          Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:


            ·     Fernando Pessoa

            ·     Literatura Portuguesa

            ·     Literatura e outras Artes

            ·     Literatura Comparada

            ·     Literatura e Música

            ·     Literatura e Cinema

            ·     Literatura e História

            ·     Estudos Femininos

            ·     Estudos Modernistas

            ·     Geração de Orpheu

            ·     Futurismo

            ·     Surrealismo

            ·     Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea



          Publicações mais Recentes:

            LIVROS

            ·     Il Modernismo Portoghese (con antologia selezionata) (no prelo)

            ·     Fernando Pessoa. O ser Verbal (no prelo)

            ·     Figurações do Literário I – Estudos Luso-Brasileiros. Porto: Edições Esgotadas, 2020

            ·     Multiculturalismo Épico. Lisboa: CLEPUL, 2020

            ·     Sob o signo de Calíope. Sentidos Modernistas: Roma: Aracne Editora, 2018

            ·     Viagens pela Identidade e Utopia. Lisboa: Clepul, 2018

            ·     A revivência dos sentidos. Estudos de Literatura Portuguesa [revisão e reed.]. Lisboa: CLEPUL, 2017

            ·     100 Orpheu. Lisboa:Edições Esgotadas, 2016

            ·     Entre Molduras. Da Metamorfose nas Artes, nas Letras, nas Ciências. Lisboa: Esfera do Caos, 2016

            ·     Do Ultimato à(s) República(s): variações literárias e culturais: Lisboa: Esfera do Caos, 2011

            ·     Identidade linguística e "consciência da unidade espiritual’". Lisboa: CLEPUL, 2011

            ·     Estudos Pessoanos. Lisboa: Universidade Aberta, 2004

            ·     O Sujeito Modernista — Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros e António Ferro: Crise e Superação do Sujeito. Lisboa: Universidade Aberta, 2003

            ·     Literatura em Discurso(s): Saramago, Pessoa, Cinema e Identidade. Coimbra: Pé de Página Editores, (2ª ed.), 2001

            ·     Introdução ao Modernismo. Coimbra: Livraria Almedina, 1996

            ·     Fernando Pessoa: Heteronímia e Dialogismo. Coimbra: Livraria Almedina, 1994

             

            ENSAIOS E ARTIGOS

            ·     Poesia, História e a Voz OutraRevista de Estudos Literários, 10, CLP-IUC, 2020, pp.697-709 [Homenagem a Carlos Reis]

            ·     Mário de Sá-Carneiro: o locus subjetivo, a proficiência alteronímica e a presença do imperecível. In Dionísio Vila Maior [org]. Figurações do Literário I – Estudos Luso-Brasileiros. Lisboa: Edições Esgotadas, 2020, pp.199-221

            ·     Literatura de Cordel. Exercício dialógico. In Dionísio Vila Maior e Maria Aparecida Fontes [orgs.]. Multiculturalismo Épico, Lisboa: CLEPUL, 2020, pp.145-181

            ·     Literatura, morte e (des)substancialização do sujeito. In Paulo Alves et al. [Orgs.]. A Morte: Leituras da Humana Condição. Vol. II. Lisboa: Paulinas, 2019, pp.417-445

            ·     O Futurismo, a consciência da descontinuidade e a reconfiguração identitária. In Sandra Teixeira de Faria [Ed.]. El Futurismo en Europa y Latinoamérica: orígenes y evolución. Madrid: Ediciones Complutense, 2019, pp.109-126

            ·     Órficos e Surrealistas. O ‘puramente Si-próprio’ do Homem Português. In Barbara Gori [Coord.]. Futurismo Futurismos. Roma: Editora Aracne, 2019, pp.517-532

            ·     Mário de Sá-Carneiro: intranquilidade ou dever do Artista?”, Giorgio De Marchis [Org.]. Quando eu morrer batam em latas. Mário de Sá-Carneiro, cem anos depois. Lisboa: Arranha-Céus, 2018, pp.183-196

            ·     O manifesto futurista. In Dionísio Vila Maior; Annabela Rita [Orgs.], 100 Futurismo, Porto, Edições Esgotadas, 2018, pp.611-631

            ·     Língua Portuguesa, Identidade e ‘Mística Coletiva’. In Dionísio Vila Maior [Org.], Viagens pela Identidade e Utopia. Lisboa: Clepul, 2018, pp.1-33

            ·     Orpheu em olhar dialógico. In Dionísio Vila Maior [Org.], Viagens pela Identidade e Utopia. Lisboa: Clepul, 2018, pp.71-103

            ·     Fialho e a (pre)visão do Modernismo. In Rui Sousa; Luís Pinheiro [Orgs.], Portugal no tempo de Fialho de Almeida (1857-1911). Lisboa: CLEPUL, 2018, pp.519-536

            ·     Camilo Pessanha e a representação intersecionista do espírito subjetivo. In Ernesto Rodrigues (Org), 1867 – Um ano de gigantes: Raul Brandão, António Nobre e Camilo Pessanha. Lisboa: CLEPUL, 2018, pp.77-88

            ·     Fernando Pessoa, Alberto Caeiro e a terna perversidade poética", in Isabel Ponce de Leão; Maria do Carmo Mendes; Sérgio Lira [Eds.], Ecocriticism 2018 – Proceedings of The International Conference on Literature, Arts and Ecological Environment, Porto: Green Lines Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, 2018, pp. 203-212

            ·     Fernando Pessoa e a Voz de Shakespeare. Revista Anuário de Literatura, vol. 22, nº1, Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2017, pp.31-54

            ·     Fernando Pessoa. In Ernesto Rodrigues; Rui Sousa [Ed. e Org.], A Dinâmica dos Olhares – Cem anos de Literatura. Lisboa: CLEPUL, 2017, pp.213-245

            ·     Modernismo português e discurso feminino em Pessoa, Almada e António Ferro. In Ana Luísa Vilela; Fábio Mário da Silva; Maria Lúcia Dal Farra [Orgs.], O Feminino e o Moderno. Lisboa: CLEPUL, 2017, pp.59-77

            ·     Julieta Monjinho e o ‘voo final das aves’. In Petar Petrov [Org.] O Romance Português Pós-25 de Abril - O Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (2003-2014). Lisboa: CLEPUL, 2017, pp.53-60

            ·     Fernando Pessoa: figurações e propósitos do processo autorreflexivo. In Anabela Rita; Fernando Cristóvão [Orgs.], Fabricar a Inovação. O Processo criativo em questão nas Ciências, nas Letras e nas Artes. Lisboa: Gradiva, 2016, pp.125-138

            ·     Os modernistas e a (des)construção do ineludível. Revista Desassossego, FFLCH/USP, São Paulo, 14, Universidade de São Paulo, 2015, pp. 29-43

            ·     Os modernistas e a audácia da plenitude. In Paulo Samuel (Org)Orpheu e o Modernismo Português – Livro do Colóquio. Porto: Fundação Eng. António de Almeida, 2015, pp.65-78

            ·     Modernismo e indagação identitária. Revista da ANPOLL, São Paulo, FFLCH/USP, Vol. 1, Nº 38, Jan/Jun, 2015, pp.211-223

            ·     Literatura da viagem em tonalidade modernista. In João Carlos Carvalho [Coord.], A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto e a Perenidade da Literatura de Viagens, CLEPUL/IECCPMA, Lisboa, 2015, pp.143-162

            ·     Revisitando a regra clássica de Ricardo Reis. In Elias J. Torres Feijó; Roberto Samartim; Raquel Bello Vazquez; Manuel Brito-Semedo (Eds.), Estudos da AIL em Literatura, História e Cultura Portuguesas. Santiago de Compostela/Coimbra, AIL, novembro, 2015, pp.81-88

            ·     Nau Literária – Dossier "100 Anos da Geração de Orpheu" (Org.), Vol. 11, nº 1, Porto Alegre, UFRGS, 2015.

             

            PRODUÇÃO POÉTICA

            ·     Orfeu sem Mim (2020). Lisboa: Edições Esgotadas. [Poesia | Vencedor do Concurso de Poesia Joaquim Pessoa 2020]

             



          Informações Complementares:

            PRÉMIOS DE MÉRITO ARTÍSTICO-CULTURAL/RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

            ·     Vencedor do Concurso de Poesia Joaquim Pessoa 2020

            ·     Grau de COMENDADOR (recebido pelo Coro Mozart, sob sua Direção Artística), conferido pela Confraria Grão Vasco (Saberes e Sabores da Beira) (2016)

            ·     Prémio ANIM’ARTE REVELAÇÃO DO ANO 2015 Artística (recebido pelo grupo vocal Pro Vocal Vox, sob sua Direção Artística), conferido pelo GICAV (Grupo de Intervenção Cultural e Artística de Viseu) (2016)

            ·     Convidado pelo DISTINGUISHED CONCERTS INTERNATIONAL NEW YORK para, em janeiro de 2016, atuar com o Coro Mozart (que oriento), no CARNEGIE HALL, em NOVA IORQUE, para interpretar obras do compositor Karl Jenkins (2015)

            ·     Reconhecimento de Mérito Cultural 2014, conferido pela Câmara Municipal de Viseu ao Coro Mozart, sob sua direção artística (2014)

            ·     Prémio PERUANIDADE, conferido pelo júri do Festival Musical de Música Folclórica Latino-Americana realizado no Anfiteatro Chabuca Granda [Parque Kennedy, Miraflores], em Lima, Peru (2010)

            ·     1º Prémio no concurso nacional André Sardet, com a música Foi Feitiço — com harmonizações corais suas, e interpretada pelo Coro Mozart (2009)

            ·     Prémio ANIM’ARTE Produção Artística (recebido pelo Coro Mozart, sob sua Direção Artística), conferido pelo GICAV (Grupo de Intervenção Cultural e Artística de Viseu) (2007)

             

            PERCURSO ARTÍSTICO E PRODUÇÃO ARTÍSTICA

            ·     Estudos musicais realizados no Conservatório Dr. José Azeredo Perdigão e no Conservatório de Música do Porto

            ·     Maestro titular do CORO MOZART

            ·     Direção artística de diversos Coros

            ·     Tem presidido a Júris de Festivais Musicais, de Coros e de Grupos Orfeónicos

            ·     Organizador e Coordenador de diversos Concertos de Coros (2005-2018)

            ·     Orientou mais de 750 concertos (de Coros e Grupos orfeónicos)

            ·     Autor de mais de 250 obras musicais, distribuídas entre harmonização vocal e orquestração por diversas áreas: música clássica; bandas sonoras; jazz; blues; gospel; music-hall; hinos; fado; música popular (portuguesa, brasileira, cabo-verdiana, latino-americana, polaca e sérvia); música tradicional (portuguesa e timorense); música ligeira (portuguesa, anglo-saxónica, castelhana e francesa); música folclórica (peruana e russa)

            ·     12 DVD produzidos