Imagem Não DisponívelHANNA BATORéO
    (Professora Associada com Agregação)
    E-Mail: Hanna.Batoreo@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:
      Hanna Batoréo (Hanna Krystyna Jakubowicz Batoréo) trabalha na Universidade Aberta desde 1997, primeiro no âmbito do Departamento de Língua e Cultura Portuguesas e, depois da reestruturação orgânica da UAb, no âmbito do Departamento de Humanidades. Desde 2007, é membro integrado do CLUNL, onde, durante três anos (entre 2017 e 2020), coordenou uma das linhas de investigação: Grupo de Cognição Linguagem e Comunicação Multimodal – CLCM, que deixou de funcionar depois da reorganização interna dos grupos do Centro.

      Na Universidade Aberta, tem lecionado, ao longo dos anos, várias unidades curriculares de 1.º ciclo (licenciatura): Sintaxe e Semântica do Português, Desenvolvimento da Linguagem, Psicolinguística, Sociolinguística, Lexicologia e Lexicografia, Semântica e Pragmática do Português e Semiótica, bem como as de 2.º ciclo (mestrado): Linguística Portuguesa: Abordagem Cognitiva, Linguagem e Cultura, no âmbito

      do Mestrado de Estudos Portugueses Multidisciplinares (MEPM) e Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, no âmbito do Mestrado em Português Língua Não Materna (MPLNM). No 3.º ciclo (doutoramento), no âmbito do Doutoramento em Estudos Portugueses (DEP), tem sido responsável pelas unidades curriculares Linguagem, Cognição e Cultura, Linguística Educacional no Contexto do EaD, assim como pelos Seminários de Orientação em Linguística I e II. Orientou cinco teses de doutoramento (concluídas) e mais de trinta dissertações de mestrado. Em 2002, foi Diretora do Departamento de Língua e Cultura Portuguesas da Universidade Aberta. Em colaboração com os colegas do Departamento (primeiro, DLCP e, depois, DH), esteve na origem de conceptualização, formação e organização de dois cursos: MPLNM – Mestrado em Português Língua Não-Materna e DEP – Doutoramento em Estudos Portugueses, nos quais desempenhou, ao longo de alguns anos, funções de coordenação.

      Enquanto professora da Universidade Aberta, Hanna Batoréo tem colaborado com outras universidades a nível de docência e investigação tanto em Portugal como no estrangeiro. Em Portugal, a colaboração desenvolveu-se, nos últimos quinze anos, com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no âmbito da Licenciatura em Estados Eslavos, e, na Universidade Católica Portuguesa, no âmbito do Mestrado em Linguística Cognitiva da Faculdade de Filosofia, em Braga, assim como do Mestrado em Ciências da Saúde e do Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem, no Instituto de Ciências da Saúde (UCP-ICS), em Lisboa. A colaboração desenvolvida com o estrangeiro centra-se principalmente no Brasil, primeiro no Programa de Pós-Gradução em Línguas Vernaculares (Língua Portuguesa) e no Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português (Nemp) e, depois, no LINC: Laboratório de Pesquisas em Linguística Cognitiva, ambos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, no Rio de Janeiro), bem como no Programa de Pós-Gradução em Estudos de Linguagem, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (Rio de Janeiro). Actualmente, é colaboradora estrangeira no grupo de pesquisa GELP - COLIN (Cognição e Linguística), da Universidade Federal do Ceará, Brasil, no Programa de Pós-graduação em Linguística - Linhas de pesquisa: Linguística Aplicada / Aquisição, Desenvolvimento e Processamento da Linguagem Gelp-Colin (ufc.br).
      Além disso, a colaboração com o estrangeiro desenvolve-se, também, com a Polónia (com o Instituto Camões e a Universidade Marie Curie-Sklodowska, em Lublin, e a Universidade de Varsóvia, em Varsóvia), e com Moçambique (Universidade Eduardo Mondlane, Maputo (cf. site Cátedra de Português: Língua Segunda e Estrangeira (Bibliografias: Situação linguística e ensino da Língua Portuguesa em Timor-Leste) http://www.catedraportugues.uem.mz/?_target_=variedades-nao-europeias).

      Por duas vezes, Hanna Batoréo foi membro da Direção da Associação Internacional de Língua Portuguesa (AILP): na 2.ª Direção (2014-2007) e na 5.ª Direção (2014-2017).


    Funções:
      - Membro da Direcção da Associação Internacional de Língua Portuguesa (AILP);
      - Coordenadora do site da Bibliografia: Situação Linguística e ensino da Língua Portuguesa em Timor-Leste no site Variedades Não-Europeias de Português da Cátedra de Português: Língua Segunda e Estrangeira (Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique) http://www.catedraportugues.uem.mz/?_target_=variedades-nao-europeias;
      - Coordenadora da Especialização em Linguística do Doutoramento em Estudos Portugueses (DEP) da Universidade Aberta;
      - Membro de júris de selecção e seriação do Doutoramento em Estudos Portugueses (DEP) e do Mestrado em Português Língua Não-Materna (MPLNM) da Universidade Aberta;
      - Coordenadora da Comunidade de Linguística do Repositório Aberto da Universidade Aberta.


      Habilitações Académicas:
        2006 - Professora Agregada (Área científica - Estudos Portugueses; Grupo de disciplina - Linguística), Universidade Aberta. 

        1997 - Doutora em Psicolinguística, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa.

        1989 - Mestre em Linguística Portuguesa Descritiva (Léxico e Ensino das Línguas), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa. 

        1985 - Equivalência dos cursos concluídos anteriormente (em 1975 e 1978) à Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas: Português e Inglês, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa. 

        1978 - Mestre em Estudos Ibéricos, Especialização em Linguística Portuguesa, Universidade de Varsóvia, Varsóvia, Polónia. 

        1975 - Bacharel em Línguas Estrangeiras: Inglês e Espanhol, Universidade de Varsóvia, Varsóvia, Polónia


      Experiência Profissional:
        2018 – no âmbito da licença sabática da Universidade Aberta (Out. 2017 – Set. 2018), como bolseira da FCT:

        • Março a Junho de 2018: visiting professor no Brasil (com núcleo das atividades na UniversidadeFederal Fluminense – UFF (Niterói, Rio de Janeiro) e Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Rio de Janeiro) e com extensão para outras seis universidades: UFMG, UERJ, UFRN, UFES,Unicentro, Unisc).

        • Setembro de 2018: visiting professor na China: Xangai (Shanghai International Studies University ) e Pequim (Beijing Foreign Studies University).

        Desde 2013 – Professora Associada com Agregação da Universidade Aberta (Departamento de Humanidades).

        2012 (Março a Junho) – no âmbito da licença sabática da Universidade Aberta (como bolseira da FCT), visiting professor na University of California at Santa Cruz – UCSC, Califórnia, Estados Unidos, com a supervisão do Professor Doutor Raymond Gibbs).

        2011-2015 – Colaboração com a Universidade Católica Portuguesa, no âmbito do Mestrado em Ciências da Saúde e do Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem, no Instituto de Ciências da Saúde (UCP-ICS), em Lisboa.

        2008-2010 – Lecionação presencial da disciplina Linguística Eslava, no âmbito da Licenciatura em Estudos Eslavos, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (regime de colaboração).

        2006-2013 – Professora Auxiliar com Agregação de nomeação definitiva da Universidade Aberta, Lisboa (2006-2008 no Departamento de Língua e Cultura Portuguesas e, desde 2009, no Departamento de Humanidades).

        2002-2006 – Professora Auxiliar de nomeação definitiva da Universidade Aberta, Lisboa Departamento de Língua e Cultura Portuguesas.

        1997-2002 – Professora Auxiliar da Universidade Aberta, Lisboa (Departamento de Língua e Cultura Portuguesas).

        1996-1997 – Assistente convidada no Departamento de Linguística Geral e Românica, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa.

        1992-1996 – Bolseira de Doutoramento Praxis XXI na área de Linguística, com investigação desenvolvida no Laboratório de Psicolinguística, Departamento de Linguística Geral e Românica, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa.

        1983-1997 – Investigação (com apoio da FCG, ICLP, Instituto Camões, INIC, JNICT e FCT): no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa - Linha de Ação em Psicolinguística (1989-1992), no Centro de Terminologia da Academia das Ciências de Lisboa - Lexicologia e Terminologia (1987- 1993), no Laboratório de Psicolinguística da Universidade de Lisboa (1989-2000), no Instituto de Linguística Teórica e Computacional (colaboração em 1995 e 1997).

        1987-1996 – Docência no Departamento de Língua e Cultura Portuguesa (Português – Língua estrangeira) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (em regime de colaboração).

        1978-1980 – Docência na Universidade de Varsóvia (Varsóvia, Polónia) – Departamento de Estudos Ibéricos, Secção Portuguesa – assistente estagiária e assistente.

        1975-1977 – Docência no English Language College (Varsóvia, Polónia) – professora de Inglês


      Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
        • Linguística Geral e Portuguesa
        • Cognição e Linguagem
        • Ciências Cognitivas
        • Psicolinguística e Aquisição da Linguagem
        • Língua Portuguesa - Língua não-materna
        • Linguística Eslava.


      Publicações mais Recentes:
         Publicações mais recentes (em papel e/ou on-line):
        2022
        BATORÉO, Hanna (Org.) (2022). Linguagem – Cognição – Cultura: Teorias, aplicações e diálogoscom foco
        na Língua Portuguesa (Português Europeu e Português do Brasil). E-book. Lisboa: Universidade Aberta.

        BATORÉO, Hanna (2022). Introdução. In: Hanna Batoréo (Org.) (2021). Linguagem – Cognição –
        Cultura: Teorias, aplicações e diálogos com foco na Língua Portuguesa (Português Europeu e Português
        do Brasil). E-book. Lisboa: Universidade Aberta.

        BATORÉO, Hanna (2022). A Linguística Cognitiva e o Mito da Linguagem como Instinto. In: Hanna Batoréo
        (Org.) (2021). Linguagem – Cognição – Cultura: Teorias, aplicações e diálogos com foco na Língua
        Portuguesa (Português Europeu e Português do Brasil). E-book. Lisboa: Universidade Aberta.

        2021

        ALMEIDA, Bárbara & Hanna BATORÉO (2021). Competência metafórica dos falantes PLH na Suiça. IN: M.
        H. Araújo e Sá e Susana Ambrósio (coord.) (2021). Dinâmicas de (investig)ação em contextos de
        promoção da língua portuguesa. A presença do CIDTFF na rede Camões, I.P. Universidade de Aveiro: UA
        Editora, 275-293. Disponível on-line em: http://hdl.handle.net/10773/31307

        BATORÉO, Hanna (2021). (Livro em co-autoria). Dinâmicas de (investig)ação em contextos de promoção
        da língua portuguesa. A presença do CIDTFF na rede Camões, I.P. Coordenação de: M. H. Araújo e Sá;
        Susana Ambrósio, Universidade de Aveiro: UA Editora. ISBN 978-972-789-692-9. Repositório Institucional
        da Universidade de Aveiro: Dinâmicas de (investig)ação em contextos de promoção da língua portuguesa:
        a presença do CIDTFF na rede Camões, I.P.

        BATORÉO, Hanna; Mariangela RIOS DE OLIVEIRA & Milena Torres de AGUIAR (2021). Apresentação:
        Funcionalismo e Cognitivismo – o viés cognitivista da gramática funcional. In: RIOS DE OLIVEIRA,
        Mariangela, Hanna BATORÉO, & Milena AGUIAR (Org.) (2021). Funcionalismo e Cognitivismo: o viés
        cognitivista da gramática funcional Número temático da revista Soletras. Revista da Universidade Estadual
        do Rio de Janeiro – UERJ. 1º. sem: jan.-jun. de 2021. Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística
        (PPLIN), vinculada ao Departamento de Letras (DEL), da Faculdade de Formação de Professores da
        Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Nº. 41 (2021), 1-12. Disponível em : n. 41 (2021)
        (uerj.br)

        RIOS DE OLIVEIRA, Mariangela, Hanna BATORÉO, & Milena AGUIAR (Org.) (2021). Funcionalismo e
        Cognitivismo: o viés cognitivista da gramática funcional Número temático da revista Soletras. Revista da
        Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. 1.º. sem: jan.-jun. de 2021. Programa de Pós-graduação
        em Letras e Linguística (PPLIN), vinculada ao Departamento de Letras (DEL), da Faculdade de Formação
        de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Nº. 41 (2021). Disponível em :
        n. 41 (2021) (uerj.br)

        2020

        BATORÉO, Hanna (2020a). Aquisição da Linguagem e a Linguística Cognitiva: Que competências para o
        falante não-nativo? Conferência a convite: https://aovivo.abralin.org/lives/hanna-batoreo/

        BATORÉO, Hanna (2020b). Competência metafórica em Português Língua Não-Materna: Reestruturação e
        adequação conceptuais do falante não-nativo. Conferência a convite: http://www.gelp-colin.ufc.br/

        2019

        BATORÉO, Hanna; Gerald BÄR, (org.) (2019). - Prémios Nobel de Literatura da Europa Central [Em linha]:
        Olga Tokarczuk (2018) e Peter Handke (2019): tradução e receção em Portugal. Lisboa: Universidade
        Aberta, 2019. 1 prog. vídeo (02 h., 42 min., 59 seg.). Disponível em: Repositório Aberto: Prémios Nobel
        de Literatura da Europa Central: Olga Tokarczuk (2018) e Peter Handke (2019): tradução e receção em
        Portugal (uab.pt)

        Publicações antigas mais relevantes:

        2018

        BATORÉO, Hanna (2018a). Aquisição / aprendizagem da competência metafórica no contexto do 16
        Português Língua Não Materna: importância da reestruturação conceptual na expressão de emoções e
        valores. In: H. Barroso, coord., O Português na Casa do Mundo, Hoje. 1.ª ed. Braga: Editora Húmus,
        pp.53-80. ISBN 978-989-755-348-6. Disponível em: Repositório Aberto: Aquisição/aprendizagem da
        competência metafórica no contexto do Português Língua Não Materna: importância da reestruturação
        conceptual na expressão de emoções e valores (uab.pt)

        BATORÉO, Hanna (2018b). Metaphorical Competence in Multilingual Context of Language Acquisition and
        Learning. Psychology of Language and Communication, 22(2) (Número especial: In Honor of Professor
        Barbara Bokus – Developmental Psycholinguistics: Old Questions, New Answers), pp.534-556. ISSN 2083-
        8506. Disponível em: https://content.sciendo.com/view/journals/plc/22/1/article-p534.xml. DOI
        10.2478/plc-2018- 0024

        2017

        BATORÉO, Hanna (2017a). On Ironic Puns in Portuguese Authentic Oral Data. How does multiple meaning
        make irony work? In: A. Athanasiadou e H. Colston, eds., Irony in Language Use and Communication.
        John Benjamins, pp.109-126. ISBN 9789027209856. DOI 10.1075/ftl.1 Repositório Aberto: On ironic puns
        in Portuguese authentic oral data: how does multiple meaning make irony work? (uab.pt)

        BATORÉO, Hanna (2017b). Tipologia do espaço e tipologia das línguas na Linguística Cognitiva: proposta
        de Leonard Talmy. In: P. T. Alvaro e L. Ferrari, eds., Linguística Cognitiva: pensamento, linguagem e
        cultura. Vol. I. 1.ª ed. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, pp.136-177. ISBN 978-85-5635-013-
        8. Disponível em: Repositório Aberto: Tipologia do espaço e tipologia das línguas na linguística cognitiva:
        proposta de Leonard Talmy (uab.pt)

        2016

        BATORÉO, Hanna (2016). The contact induced partial restructuring of the non-dominating variety of
        portuguese in East Timor. In: R. Muhr et al., eds., Pluricentric languages and non-dominant varieties
        worldwide: the pluricentricity of portuguese and spanish: new concepts and descriptions. Vol. 2. Wien:
        Peter Lang, pp.137-152. ISBN 978-3-631-67914-2. (Indexado na Scopus).

        BATORÉO, Hanna (2016b) Gramáticas de costas voltadas: Que futuro para o ensino do Português como
        língua pluricêntrica a falantes não-nativos (PLNM)? In: B. Hlibowicka-Weglarz, J. Wisniewska & E. Jablonka
        (2016). Língua Portuguesa: Unidade e Diversidade. Lublin: Editora da Universidade Marie CurieSklodowska. Vol. I, 93-108. ISBN: 978-83-7784-913-2 Disponível em: Repositório Aberto: Gramáticas de
        costas voltadas: que futuro para o ensino do português como língua pluricêntrica a falantes não-nativos
        (PLNM)? (uab.pt)

        BATORÉO, Hanna & FERRARI, Lilian (2016). Events of motion and Talmyan typology: verb-framed and
        satellite-framed patterns in Portuguese. Cognitive Semantics [Em linha]. ISSN 2352-6408 (Print) ISSN
        2352-6416 (Online). Vol. 1, nº 2 (2016), p. 59-79. Disponível em:
        Repositório Aberto: Events of motion and Talmyan typology: verb-framed and satellite-framed patterns in
        Portuguese (uab.pt)

        2014

        OLIVEIRA, Mariangela Rios & BATORÉO, Hanna Jakubowicz (2014). Construções com pronomes locativos
        (Loc) do tipo LocV e VLoc no PB e no PE: correspondências e distinções. Revista Lingüística 30 (2), Dez.
        2014. Rio de Janeiro: UFRJ (Brasil), 171-208. ISSN: 1132-0214 (versão impressa) ISSN: 2079-312X (online). http://www.mundoalfal.org/sites/default/files/revista/30_2_linguistica_171_208.pdf (Indexado no
        Scopus).

        2010

        SILVA, Augusto Soares da & Hanna BATORÉO (2010). Gramática Cognitiva: estruturação conceptual,
        arquitectura e aplicações. In: A. M. Brito, org., Gramática: História, Teorias, Aplicações. 1.ª ed. Porto:
        Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pp.229-251. ISBN 978– 972-8932-56-5. Disponível em:
        http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/8319.pdf

        2004

        BATORÉO, Hanna (2004). Linguística Portuguesa: Abordagem Cognitiva. [CD-ROM] Lisboa: Universidade
        Aberta. [Galardoado com O Grande Prémio Internacional de Linguística Lindley Cintra 2005.]

        2001

        BATORÉO, Hanna & Isabel Hub FARIA 2001 (2001). Representation of Movement in European Portuguese:
        A Study of Children’s Narrative. In: K. E. Nelson; A. Aksu-Koç; C. Johnson, eds., Children’s Language. Vol.
        10, Developing Narrative and Discourse Competence. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, pp.31-
        54.

        2000

        BATORÉO, Hanna ([1996] / 2000). Expressão do Espaço no Português Europeu. Contributo Psicolinguístico
        para o Estudo da Linguagem e Cognição. Lisboa: FCT e Fundação Calouste Gulbenkian [Dissertação de
        Doutoramento, Lisboa, FLUL, 1996]. ISBN 972-31-0871-2. Disponível em:
        https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6196?locale=en


      Informações Complementares: