FotoMARIA DE JESUS CRESPO CANDEIAS VELEZ RELVAS
    (Professora Auxiliar de Nomeação Definitiva)
    E-Mail: jvrelvas@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      É natural de Portalegre, tendo feito todos os estudos superiores na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 1979 e 2002. A sua investigação sobre Estudos Renascentistas Ingleses (Mestrado e Doutoramento) teve a orientação dos Professores Doutores António M. Feijó e Maria Helena de Paiva Correia.

       

      A carreira na UAb iniciou-se em 1995. Antes (1985-1987), desempenhou funções de assessoria no Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICALP), agora Instituto Camões (1985-1987), e foi docente no Instituto Politécnico de Castelo Branco (1987-1994) e na Universidade Católica Portuguesa, Lisboa (1993-1995).

       

      É Investigadora Integrada do CEAUL/ULICES (University of Lisbon Centre for English Studies), GI 1.

       

      É Investigadora Colaboradora do UID 4372/FCT, no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D, UAb)

       

      É membro associado da SEDERI (Sociedade Espanhola e Portuguesa de Estudos Renascentistas Ingleses).

       

      Tem participado regularmente em congressos nacionais e internacionais desde 1991, e publicado em Portugal e no Estrangeiro desde 1992.

       

      Tem integrado regularmente Comissões Científicas internacionais desde 2011.



    Funções:

       Membro Efetivo do Conselho Científico (2019-)

       

      – Membro Efetivo do Senado (2018- ; 2013-2017)

       

      – Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Humanidades (2018-2019; 2009-2013)

       

       – Membro Efetivo do Conselho Pedagógico (2013-2016)

       

      – Coordenadora das Formações Modulares Certificadas do DH (2012-)

       

      – Membro da Unidade de Missão responsável pela instalação e funcionamento do Observatório da Qualidade no Ensino a Distância e e-Learning (2012-2019)

       

      – Coordenadora do Curso de Línguas, Literaturas e Culturas – Variante de Línguas Estrangeiras (2006-2011)

       

      – Membro da Comissão de Acompanhamento do Modelo Pedagógico da Universidade Aberta (2009-2010)

       

      – Membro do grupo para Construção do Portal da Universidade Aberta, no âmbito da Programação da Estratégia para a Inovação em EaD (2008-2010)

       

       Membro da equipa de trabalho para a reestruturação do Curso de Línguas e Literaturas Modernas, segundo o processo de Bolonha (2004-2006)

       

      – Membro de júris de equivalência e de reconhecimento de grau (2002-)



    Habilitações Académicas:

      – Doutoramento em Letras / Literatura Inglesa: Actos Biográficos do Renascimento Inglês. Os Exemplos de Thomas More, Francis Bacon e George Cavendish

       

      – Mestrado em Estudos Anglo-Americanos / Literatura Inglesa: Contrastes Tópicos em Sir Robert Sidney (1563-1626)

       

      – Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas / Estudos Ingleses e Alemães

       

       



    Experiência Profissional:

      – Docência na UAb: Literatura Inglesa (Renascimento e Vitorianismo); Cultura Inglesa (da Idade Média ao século XX); Temas da Cultura Clássica; Grandes Obras da Literatura Ocidental; Literatura Portuguesa Clássica (Renascimento e Barroco)

       

      – Docência de Inglês para Fins Específicos, Universidade Católica Portuguesa e Instituto Politécnico de Castelo Branco

       

      – Orientação de dissertações de Mestrado em Estudos Ingleses; membro do Júri em provas públicas de Mestrado e de Doutoramento (UAb; FLUL; U Sevilha)

       

      – Co-orientação de teses de Doutoramento (FLUL; UAb) e de dissertações de Mestrado (UAb)

       

      – Orientação de trabalhos do seminário Literatura para Crianças (UAb)

       

      – ICALP: Assessora da Presidência e da Vice-Presidência; Responsável pelo setor de Bolsas de Investigação a Estrangeiros; apoio ao setor de Leitorados de Português em Universidades Estrangeiras

       



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:

      – Literatura e Cultura da Idade Média e do Renascimento Ingleses

       

      – Iconografia/Imagética da Idade Média e do Renascimento

       

      – Literatura e Cultura do Período Vitoriano

       

      – Ensino a Distância e e-Learning

       

       – Humanidades Digitais



    Publicações mais Recentes:

      – “Lear and Quijote, two wanderers on uneven paths”. The Grove – Working Papers on English Studies. Jaén: U Jaén. 2019. 117-126.

       

      – " ‘On such a full sea are we now afloat’: Travelling through Oceans, Writings and Images in Early Modern Times.” Anglo Saxonica. Lisboa: CEAUL/ULICES, 2018. 137-160.

       

      – “Myths (re)told in the Iconography of Elizabeth I.” The Power of Form. Recycling Myths. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2015. 116-123.

       

      –  “Beholding a ‘Brave New World’: Sir Walter Raleigh’s The Discovery of Guiana and William Shakespeare’s The Tempest.” Dedalus. Lisboa: Cosmos. 2015. 1337-1350.

       

      – “Avaliação Alternativa Digital em ‘Qualquer Lugar do Mundo’ ” (co-autora). Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior (e-book). Lisboa: U Aberta, 2015. 38-51.

       

      – “Sir Walter Raleigh and Guiana. A Mysterious Search, a Metaphorical Discovery.” From Brazil to Macao. Travel Writing and Diasporic Spaces. Lisboa: CEAUL/ULICES, 2014. 929-937.

       

      – “Icons of Supremacy and the Birth of an Empire.” Reviewing Imperial Conflicts. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2014. 84-93.

       

      –  “A Villain and a Monster – The Literary Portrait of Richard III by Thomas More and William Shakespeare.” Anglo Saxonica. Series III, Nr. 5, 2013: 189-201.

       

      – Co-autoria e supervisão de três guiões de vídeos realizados e produzidos na UAb sobre o Renascimento inglês e seus antecedentes: 1 – Guerras das Rosas; 2 – Reforma Henriquina; 3 – Isabel I, 2012.

       

      – “ ‘The pains which I uncessantly sustain’: Expressions of Suffering in Elizabethan Lyric Poetry.” Making Sense of Suffering: Theory, Practice, Representation. Ed. Bev Hogue and Hanna Sugiyama. http://www.inter-disciplinary.net/publishing/id-press/ebooks/making-sense-of-suffering/, 2011 (e-Book / ISBN: 978-1-84888-060-3).

       

      – “The Renaissance Portraits of Two Kings and One Cardinal.” Op. Cit. 12 (2010): 267-276.

       

      – “Evaluating Continuous Assessment Quality in Competence-Based Education Online: The case of the e-Folio.” (co-autora) http://www.eurodl.org/?article=373, 2010.

       



    Informações Complementares:

      Participação em Projetos

       

      – DIGITHUM – Humanidades Digitais (LE@D, UAb), 2020-

       

      – @DIC – Avaliação Digital de Competências (LE@D, UAb), 2018-

       

         GOPA – Gamificação Online, uma Pedagogia Alternativa (LE@D, UAb), 2018-

       

      –  Anglophone Cultures and History Area – Literature and the Media/strand B (CETAPS), 2018-

       

      – @ssess – e-Learning e Avaliação no Ensino Superior, LE@D (Laboratório de Educação a Distância, UAb, Lisboa), 2010-2013

       

      – VII Convocatoria de Redes de Investigación para la Innovación Docente, UNED: Proyecto de Investigación La Cultura estadounidense a través de sus documentos, 2012-2013

       

      – Escritas Digitais em e-Learning, Departamento de Humanidades/LEaD, UAb, 2012-2014

       

      – VI Convocatoria de Redes de Innovación Docente, UNED: Proyecto de Investigación Una nueva propuesta de enseñanza de la Historia y cultura estadounidense, 2011-2012

       

      – V Convocatoria de Redes de Innovación Docente, UNED: Proyecto de Investigación Realización de actividades prácticas con documentos históricos que se integran en la evaluación continua, 2010-2011

       

      – E & S – e-Learning and Success (LE@D, UAb) 2008-2010

       

      – e-CO – Desenvolvimento de Esquemas de Excelência na Coordenação de Cursos de 1º Ciclo (LE@D, UAb), 2008-2010

       

       

      Algumas participações em Congressos e Colóquios (apresentação de comunicação; organização)

       

      – ‘Brave New Worlds: Early Modern Discoveries’ – XXX SEDERI Conference; FLUL, 2019 | Presidente da Comissão Organizadora

       

      – ‘English Literature in the World: From Manuscript to Digital | New Pathways’; FLUL, 2018 | Comunicação e Organização

       

      – ‘Transcultural Bridges: Seas, Towns and Texts in Early Modern England’; 28th SEDERI Conference, U Vigo – Pontevedra, 2017 | Comunicação

       

      – ‘ “O, had I but followed the arts!” – Celebrating William Shakespeare’; FLUL, 2016 | Presidente da Comissão Organizadora e Participante em Mesa Redonda

       

      – ‘Romancing Shakespeare: The Bard in the Imagination of the Romance Cultures’; U Porto, FAH, 2016 | Comunicação

       

      – ‘Cervantes + Shakespeare 1616-2016’; 27th SEDERI Conference, U Valladolid, 2016 | Comunicação

       

      – ‘Reading Conference in Early Modern Studies’; U Reading, UK, 2015 | Comunicação

       

      – ‘Representing the Tudors: An Interdisciplinary Conference’; U of South Wales, Treforest Campus, UK, 2015 | Comunicação

       

      – ‘Selves & Communities: Identities & Representation in Early Modern England’XV SEDERI Conference, U Oviedo, 2014 | Comunicação

       

      – ‘CATES – Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior’; Museu das Comunicações , Lisboa, 2013 | Comunicação

       

      – ‘Charting Early Modern Culture: Seascapes, Landscapes, Mindscapes’; XXIV SEDERI Conference, U Huelva, 2013 | Comunicação

       

      – ‘ “Escritos para sempre já ficais” – Colóquio de Homenagem a Mafalda Ferin Cunha’; UAb, 2013 | Comunicação e Organização

       

      – ‘Revisitar o Mito/Recycling Myths’; FLUL, 2012 | Comunicação e Organização

       

      – ‘Messengers from the Stars – Episode II. On Science Fiction and Fantasy’; FLUL, 2012 | Comunicação

       

      – ‘Heroic Bodies, Bodies of Flesh: Representing the Body in Early Modern Life’; U Reims Champagne-Ardenne, 2012 | Comunicação

       

      – ‘Revisitar o Mito/Recycling Myths’; FLUL, 2012 | Comunicação e Organização

       

      – ‘Formatting Early Modern Culture: Manuscript, Print, Film, Hypertext’; XXIII SEDERI International Conference, U Sevilha, 2012 | Comunicação

       

      – ‘Life Down Under – Australian Literature and Culture Today’; FLUL e Instituto Camões, 2011 | Organização

       

      – ‘Faces, Façades and Frontispieces: Public and Private Selves in Early Modern Culture’; 22nd SEDERI International Conference, Madrid, 2011 | Comunicação

       

      – ‘Making Sense of: Suffering; Praga, 2010 | Comunicação

       

      – ‘e-Learning UAb 2010. LEaD Workshop: Práticas de e-Learning’;  UAb, Lisboa, 2010 | Organização

       

      – ‘Renascimentos na Europa do Século XVI. Formas Ritmos e Convergências’; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2008 | Organização