![]() | MARIA DE JESUS CRESPO CANDEIAS VELEZ RELVAS (Professora Auxiliar de Nomeação Definitiva) E-Mail: jvrelvas@uab.pt |
É natural de Portalegre, tendo feito todos os estudos superiores na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 1979 e 2002. A sua investigação sobre Estudos Renascentistas Ingleses (Mestrado e Doutoramento) teve a orientação dos Professores Doutores António M. Feijó e Maria Helena de Paiva Correia.
A carreira na UAb iniciou-se em 1995. Antes (1985-1987), desempenhou funções de assessoria no Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICALP), agora Instituto Camões (1985-1987), e foi docente no Instituto Politécnico de Castelo Branco (1987-1994) e na Universidade Católica Portuguesa, Lisboa (1993-1995).
É Investigadora Integrada do CEAUL/ULICES (University of Lisbon Centre for English Studies), GI 1.
É Investigadora Colaboradora do UID 4372/FCT, no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D, UAb)
É membro associado da SEDERI (Sociedade Espanhola e Portuguesa de Estudos Renascentistas Ingleses).
Tem participado regularmente em congressos nacionais e internacionais desde 1991, e publicado em Portugal e no Estrangeiro desde 1992.
Tem integrado regularmente Comissões Científicas internacionais desde 2011.
– Membro Efetivo do Conselho Científico (2019-)
– Membro Efetivo do Senado (2018- ; 2013-2017)
– Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Humanidades (2018-2019; 2009-2013)
– Membro Efetivo do Conselho Pedagógico (2013-2016)
– Coordenadora das Formações Modulares Certificadas do DH (2012-)
– Membro da Unidade de Missão responsável pela instalação e funcionamento do Observatório da Qualidade no Ensino a Distância e e-Learning (2012-2019)
– Coordenadora do Curso de Línguas, Literaturas e Culturas – Variante de Línguas Estrangeiras (2006-2011)
– Membro da Comissão de Acompanhamento do Modelo Pedagógico da Universidade Aberta (2009-2010)
– Membro do grupo para Construção do Portal da Universidade Aberta, no âmbito da Programação da Estratégia para a Inovação em EaD (2008-2010)
– Membro da equipa de trabalho para a reestruturação do Curso de Línguas e Literaturas Modernas, segundo o processo de Bolonha (2004-2006)
– Membro de júris de equivalência e de reconhecimento de grau (2002-)
– Doutoramento em Letras / Literatura Inglesa: Actos Biográficos do Renascimento Inglês. Os Exemplos de Thomas More, Francis Bacon e George Cavendish
– Mestrado em Estudos Anglo-Americanos / Literatura Inglesa: Contrastes Tópicos em Sir Robert Sidney (1563-1626)
– Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas / Estudos Ingleses e Alemães
– Docência na UAb: Literatura Inglesa (Renascimento e Vitorianismo); Cultura Inglesa (da Idade Média ao século XX); Temas da Cultura Clássica; Grandes Obras da Literatura Ocidental; Literatura Portuguesa Clássica (Renascimento e Barroco)
– Docência de Inglês para Fins Específicos, Universidade Católica Portuguesa e Instituto Politécnico de Castelo Branco
– Orientação de dissertações de Mestrado em Estudos Ingleses; membro do Júri em provas públicas de Mestrado e de Doutoramento (UAb; FLUL; U Sevilha)
– Co-orientação de teses de Doutoramento (FLUL; UAb) e de dissertações de Mestrado (UAb)
– Orientação de trabalhos do seminário Literatura para Crianças (UAb)
– ICALP: Assessora da Presidência e da Vice-Presidência; Responsável pelo setor de Bolsas de Investigação a Estrangeiros; apoio ao setor de Leitorados de Português em Universidades Estrangeiras
– Literatura e Cultura da Idade Média e do Renascimento Ingleses
– Iconografia/Imagética da Idade Média e do Renascimento
– Literatura e Cultura do Período Vitoriano
– Ensino a Distância e e-Learning
– Humanidades Digitais
– “Lear and Quijote, two wanderers on uneven paths”. The Grove – Working Papers on English Studies. Jaén: U Jaén. 2019. 117-126.
– " ‘On such a full sea are we now afloat’: Travelling through Oceans, Writings and Images in Early Modern Times.” Anglo Saxonica. Lisboa: CEAUL/ULICES, 2018. 137-160.
– “Myths (re)told in the Iconography of Elizabeth I.” The Power of Form. Recycling Myths. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2015. 116-123.
– “Beholding a ‘Brave New World’: Sir Walter Raleigh’s The Discovery of Guiana and William Shakespeare’s The Tempest.” Dedalus. Lisboa: Cosmos. 2015. 1337-1350.
– “Avaliação Alternativa Digital em ‘Qualquer Lugar do Mundo’ ” (co-autora). Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior (e-book). Lisboa: U Aberta, 2015. 38-51.
– “Sir Walter Raleigh and Guiana. A Mysterious Search, a Metaphorical Discovery.” From Brazil to Macao. Travel Writing and Diasporic Spaces. Lisboa: CEAUL/ULICES, 2014. 929-937.
– “Icons of Supremacy and the Birth of an Empire.” Reviewing Imperial Conflicts. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2014. 84-93.
– “A Villain and a Monster – The Literary Portrait of Richard III by Thomas More and William Shakespeare.” Anglo Saxonica. Series III, Nr. 5, 2013: 189-201.
– Co-autoria e supervisão de três guiões de vídeos realizados e produzidos na UAb sobre o Renascimento inglês e seus antecedentes: 1 – Guerras das Rosas; 2 – Reforma Henriquina; 3 – Isabel I, 2012.
– “ ‘The pains which I uncessantly sustain’: Expressions of Suffering in Elizabethan Lyric Poetry.” Making Sense of Suffering: Theory, Practice, Representation. Ed. Bev Hogue and Hanna Sugiyama. http://www.inter-disciplinary.net/publishing/id-press/ebooks/making-sense-of-suffering/, 2011 (e-Book / ISBN: 978-1-84888-060-3).
– “The Renaissance Portraits of Two Kings and One Cardinal.” Op. Cit. 12 (2010): 267-276.
– “Evaluating Continuous Assessment Quality in Competence-Based Education Online: The case of the e-Folio.” (co-autora) http://www.eurodl.org/?article=373, 2010.
Participação em Projetos
– DIGITHUM – Humanidades Digitais (LE@D, UAb), 2020-
– @DIC – Avaliação Digital de Competências (LE@D, UAb), 2018-
– GOPA – Gamificação Online, uma Pedagogia Alternativa (LE@D, UAb), 2018-
– Anglophone Cultures and History Area – Literature and the Media/strand B (CETAPS), 2018-
– @ssess – e-Learning e Avaliação no Ensino Superior, LE@D (Laboratório de Educação a Distância, UAb, Lisboa), 2010-2013
– VII Convocatoria de Redes de Investigación para la Innovación Docente, UNED: Proyecto de Investigación La Cultura estadounidense a través de sus documentos, 2012-2013
– Escritas Digitais em e-Learning, Departamento de Humanidades/LEaD, UAb, 2012-2014
– VI Convocatoria de Redes de Innovación Docente, UNED: Proyecto de Investigación Una nueva propuesta de enseñanza de la Historia y cultura estadounidense, 2011-2012
– V Convocatoria de Redes de Innovación Docente, UNED: Proyecto de Investigación Realización de actividades prácticas con documentos históricos que se integran en la evaluación continua, 2010-2011
– E & S – e-Learning and Success (LE@D, UAb) 2008-2010
– e-CO – Desenvolvimento de Esquemas de Excelência na Coordenação de Cursos de 1º Ciclo (LE@D, UAb), 2008-2010
Algumas participações em Congressos e Colóquios (apresentação de comunicação; organização)
– ‘Brave New Worlds: Early Modern Discoveries’ – XXX SEDERI Conference; FLUL, 2019 | Presidente da Comissão Organizadora
– ‘English Literature in the World: From Manuscript to Digital | New Pathways’; FLUL, 2018 | Comunicação e Organização
– ‘Transcultural Bridges: Seas, Towns and Texts in Early Modern England’; 28th SEDERI Conference, U Vigo – Pontevedra, 2017 | Comunicação
– ‘ “O, had I but followed the arts!” – Celebrating William Shakespeare’; FLUL, 2016 | Presidente da Comissão Organizadora e Participante em Mesa Redonda
– ‘Romancing Shakespeare: The Bard in the Imagination of the Romance Cultures’; U Porto, FAH, 2016 | Comunicação
– ‘Cervantes + Shakespeare 1616-2016’; 27th SEDERI Conference, U Valladolid, 2016 | Comunicação
– ‘Reading Conference in Early Modern Studies’; U Reading, UK, 2015 | Comunicação
– ‘Representing the Tudors: An Interdisciplinary Conference’; U of South Wales, Treforest Campus, UK, 2015 | Comunicação
– ‘Selves & Communities: Identities & Representation in Early Modern England’; XV SEDERI Conference, U Oviedo, 2014 | Comunicação
– ‘CATES – Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior’; Museu das Comunicações , Lisboa, 2013 | Comunicação
– ‘Charting Early Modern Culture: Seascapes, Landscapes, Mindscapes’; XXIV SEDERI Conference, U Huelva, 2013 | Comunicação
– ‘ “Escritos para sempre já ficais” – Colóquio de Homenagem a Mafalda Ferin Cunha’; UAb, 2013 | Comunicação e Organização
– ‘Revisitar o Mito/Recycling Myths’; FLUL, 2012 | Comunicação e Organização
– ‘Messengers from the Stars – Episode II. On Science Fiction and Fantasy’; FLUL, 2012 | Comunicação
– ‘Heroic Bodies, Bodies of Flesh: Representing the Body in Early Modern Life’; U Reims Champagne-Ardenne, 2012 | Comunicação
– ‘Revisitar o Mito/Recycling Myths’; FLUL, 2012 | Comunicação e Organização
– ‘Formatting Early Modern Culture: Manuscript, Print, Film, Hypertext’; XXIII SEDERI International Conference, U Sevilha, 2012 | Comunicação
– ‘Life Down Under – Australian Literature and Culture Today’; FLUL e Instituto Camões, 2011 | Organização
– ‘Faces, Façades and Frontispieces: Public and Private Selves in Early Modern Culture’; 22nd SEDERI International Conference, Madrid, 2011 | Comunicação
– ‘Making Sense of: Suffering; Praga, 2010 | Comunicação
– ‘e-Learning UAb 2010. LEaD Workshop: Práticas de e-Learning’; UAb, Lisboa, 2010 | Organização
– ‘Renascimentos na Europa do Século XVI. Formas Ritmos e Convergências’; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2008 | Organização