FotoMARIA DE JESUS CRESPO CANDEIAS VELEZ RELVAS
    (Professora Auxiliar de Nomeação Definitiva)
    E-Mail: jvrelvas@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:
      É natural de Portalegre, tendo feito todos os estudos superiores na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 1979 e 2002. A sua investigação sobre Estudos Renascentistas Ingleses (Mestrado e Doutoramento) teve a orientação dos Professores Doutores António M. Feijó e Maria Helena de Paiva Correia.
      A carreira na UAb iniciou-se em 1995. Antes (1985-1987), desempenhou funções de assessoria no Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICALP), agora Instituto Camões (1985-1987), e foi docente no Instituto Politécnico de Castelo Branco (1987-1994) e na Universidade Católica Portuguesa, Lisboa (1993-1995).
      É Investigadora do CEAUL (Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa) e Colaboradora do LEaD (Laboratório de Educação a Distância, UAb); foi Investigadora do CHUL (Centro de História da Universidade de Lisboa) entre 2005-2008.
      É membro da SEDERI (Sociedade Espanhola e Portuguesa de Estudos Renascentistas Ingleses).
      Tem participado regularmente em congressos nacionais e internacionais desde 1991, e publicado em Portugal e no Estrangeiro desde 1992.



    Funções:
      • Membro do Conselho Pedagógico (2013-)
      • Membro do Senado (2013 - )
      • Coordenadora das Formações Modulares Certificadas do DH (2012-)
      • Membro da Unidade de Missão responsável pela instalação e funcionamento do Observatório da Qualidade no Ensino a Distância e e-Learning (2012-)
      • Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Humanidades (2009-2013)
      • Membro Suplente do Senado e do Conselho Científico (2009-2013)
      • Coordenadora do Curso de Línguas, Literaturas e Culturas – Variante de Línguas Estrangeiras (2006-2011)
      • Membro da Comissão de Acompanhamento do Modelo Pedagógico da Universidade Aberta (2009-2010)
      • Membro do grupo para Construção do Portal da Universidade Aberta, no âmbito da Programação da Estratégia para a Inovação em EaD (2008-2010)
      • Membro da equipa de trabalho para a reestruturação do Curso de Línguas e Literaturas Modernas, segundo o processo de Bolonha (2004-2006)
      • Membro de júris de equivalência e de reconhecimento de grau (2002-)


    Habilitações Académicas:
      • Doutoramento em Letras / Literatura Inglesa: Actos Biográficos do Renascimento Inglês. Os Exemplos de Thomas More, Francis Bacon e George Cavendish
      • Mestrado em Estudos Anglo-Americanos / Literatura Inglesa: Contrastes Tópicos em Sir Robert Sidney (1563-1626)
      • Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas / Estudos Ingleses e Alemães


    Experiência Profissional:
        • Docente de Literatura Inglesa (Renascimento) e de Cultura Inglesa (da Idade Média ao século XX), UAb; Docente de inglês para fins específicos, Universidade Católica Portuguesa;
        • Orientadora de oito dissertações de Mestrado em Estudos Ingleses e membro do Júri em dezasseis provas de Mestrado (2003-2009);
        • Co-orientadora de uma tese de Doutoramento em Letras (em curso, FLUL) e de uma dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (em curso, Uab)
        • Orientadora de trabalhos do seminário Literatura para Crianças, UAb (2003-2006)
        • Docente de Inglês para Fins Específicos, Universidade Católica Portuguesa e Instituto Politécnico de Castelo Branco
        • ICALP: Assessora da Presidência e da Vice-Presidência; Responsável pelo departamento de Bolsas a Estrangeiros; apoio ao departamento de Leitorados de Português em Universidades Estrangeiras



      Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
          • Literatura e Cultura da Idade Média e do Renascimento Ingleses
          • Iconografia/Imagética da Idade Média e do Renascimento
          • Literatura e Cultura do Período Vitoriano
          • e-Learning



        Publicações mais Recentes:
          • "Icons of Supremacy and the Birth of an Empire". Reviewing Imperial Conflicts. Ed. Ana C. Mendes and Cristina Baptista. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2014. 84-93. 
          • "A Villain and a Monster - The Literary Portrait of Richard III by Thomas More and William Shakespeare." Anglo Saxonica. Series III, Nr. 5, 2013: 189-201.
          • “On Righteousness and Dignity. Two Challenging Issues since Early Modern Times.” "A Scholar for all Seasons ". Homenagem a João de Almeida Flor. Org. J.C. Viana Ferreira et al. Lisboa: CEAUL/ULICES, 2012.
          • Co-autoria e supervisão de três guiões de vídeos realizados e produzidos na UAb sobre o Renascimento inglês e seus antecedentes: 1 – Guerras das Rosas; 2 – Reforma Henriquina; 3- Isabel I, 2012.
          • " ‘Fair eyes, sweet lips, dear heart’. A Dama Idealizada e a Idealização da Dama no Tempo de Isabel Tudor. " Renascimentos na Europa do Século XVI. Formas, Ritmos e Convergências. Org. Mafalda Ferin Cunha, Maria de Jesus C. Relvas e Pedro Flor. Lisboa: UAb, 2011.
          • " ‘The pains which I uncessantly sustain’: Expressions of Suffering in Elizabethan Lyric Poetry.” Making Sense of Suffering: Theory, Practice, Representation. Ed. Bev Hogue and Hanna Sugiyama.  http://www.inter-disciplinary.net/publishing/id-press/ebooks/making-sense-of-suffering/, 2011 (e-Book / ISBN: 978-1-84888-060-3).
          • “The Renaissance Portraits of Two Kings and One Cardinal.” Op. Cit. 12 (2010): 267-276.
          • “Evaluating Continuous Assessment Quality in Competence-Based Education Online: The case of the e-Folio.” (co-autora)  http://www.eurodl.org/?article=373, 2010.
          • “Metaphors of Opulence and Power in the Life of Thomas Wolsey, the King’s Cardinal”. “So long lives this, and this gives life to thee”. Homenagem a Maria Helena de Paiva Correia. Lisboa: Departamento de Estudos Anglísticos, FLUL, 2009.
          • “A Sociedade de Corte Isabelina — Um Microcosmo de Cultura e Cerimonial no Espaço Europeu de Quinhentos”. Formas e Espaços de Sociabilidade: Contributos para uma História da Cultura em Portugal. Lisboa: U Aberta, 2008 (CD-Rom/ISBN: 978-972-674-531-0).
          • “The Road to Rulership — Henry Tudor, King of England”. “And gladly wolde (s)he lerne and gladly teche”: Homenagem a Júlia Dias Ferreira. Lisboa: Edições Colibri, 2007. 453-458.
          • “O Debate Renascentista sobre a Primazia das Artes em Inglaterra: Literatura versus História”. Actas do Colóquio Literatura e História: Para uma Prática Interdisciplinar. Lisboa: U Aberta, 2006. (CD-Rom. Lisboa: U Aberta, 2004).
          • “ ‘A malign vapour flew to the heart, and seized the vital spirits’ — A Prevalência da Cosmovisão Medieval na Era da Revolução Científica.” Discursos. Diálogo da Literatura com as Ciências e as Artes. Org. Mário Avelar e Maria de Jesus Relvas. Série VII: Estudos Anglo-Americanos. Lisboa: U Aberta, 2005. 123-133.

          No prelo:
          • “Beholding a ‘Brave New World’: Sir Walter Raleigh’s The Discovery of Guiana and William Shakespeare’s The Tempest.” Dedalus.
          • "Myths (re)told in the Iconography of Elizabeth I. " Cambridge Scholars Publishing.
          • "Sir Walter Raleigh and Guiana. A Mysterious Search, a Metaphorical Discovery.”, CEAUL/ULICES



            Informações Complementares:
              Participação em Projetos:
                • @ssess – eLearning e Avaliação no Ensino Superior, LE@D (Laboratório de Educação a Distância, UAb, Lisboa), 2010-2013.
                • VII Convocatoria de Redes de Investigación para la Innovación Docente, UNED: Proyecto de Investigación La Cultura estadounidense a través de sus documentos, 2012-2013.
                • Escritas Digitais em e-Learning, Departamento de Humanidades/LEaD, UAb, 2012-
                • VI Convocatoria de Redes de Innovación Docente, UNED: Proyecto de Investigación Una nueva propuesta de enseñanza de la Historia y cultura estadounidense, 2011-2012.
                • V Convocatoria de Redes de Innovación Docente, UNED: Proyecto de Investigación Realización de actividades prácticas con documentos históricos que se integran en la evaluación continua, 2010-2011.
                • E & S (e-Leraning and Success, LE@D, UAb, 2008-2010.
                • e-CO - Desenvolvimento de Esquemas de Excelência na Coordenação de Cursos de 1º Ciclo, LE@D, UAb, 2008-2010.
                • Revisão da tradução de An Apology for Poetry de Sir Philip Sidney, da autoria de Maria Eduarda Ferraz de Abreu, elaboração de notas e revisão do texto traduzido (em colaboração com Maria Helena de Paiva Correia): CEAUL/ULICES , 2009-


                Participações mais recentes em Congressos Internacionais (com apresentação de comunicação):
                • Selves & Communities: Identities & Representation in Early Modern England (XV SEDERI Conference, U Oviedo), 2014
                • Jornadas Diálogos entre a Literatura e as Artes (UAb) - Painel Questões de Estética II, Sociedade de Geografia de Lisboa, 2013
                • CATES - 1ª Conferência Internacional "Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior" (Museu das Comunicações, Lisboa, 2013
                • Charting Early Modern Culture: Seascapes, Landscapes, Mindscapes (XXIV SEDERI Conference, U Huelva, 2013)
                • Messengers from the Stars — Episode II. On Science Fiction and Fantasy (FLUL, 2012)
                • Heroic Bodies, Bodies of Flesh: Representing the Body in Early Modern Life (U Reims Champagne-Ardenne, 2012)
                • Revisitar o Mito/Recycling Myths (FLUL, 2012)
                • Formatting Early Modern Culture: Manuscript, Print, Film, Hypertext (XXIII SEDERI Conference, U Sevilha, 2012)
                • Reviewing Imperial Conflicts (FLUL, 2011)
                • Faces, Façades and Frontispieces: Public and Private Selves in Early Modern Culture (22nd SEDERI Conference, Madrid, 2011)
                • Making Sense of: Suffering (Praga, 2010)
                • Cross Travelling Mobility and Transferences (U Madeira, Funchal, 2010)
                • ‘Ports, and piers and roads’: Self and World in Early Modern Culture (21st SEDERI Conference, Porto, 2010)

                Organização de congressos/colóquios:
                • "Escritos para sempre já ficais " — Colóquio de Homenagem a Mafalda Ferin Cunha (UAb, 2013)
                • Revisitar o Mito/Recycling Myths (FLUL,2012)
                • Life Down Under Australian Literature and Culture Today (FLUL e Instituto Camões, 2011)
                • e-Learning UAb 2010. LEaD Workshop: Práticas de e-Learning (UAb, Lisboa, 2010)
                • Renascimentos na Europa do Século XVI. Formas Ritmos e Convergências (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2008)
                • "What may words say, or what may words not say " (15th International SEDERI Conference, FLUL, 2004)