FotoMARIA DE JESUS CRESPO CANDEIAS VELEZ RELVAS
    (Professora Auxiliar de Nomeação Definitiva)
    E-Mail: jvrelvas@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:


      É natural de Portalegre, tendo feito todos os estudos superiores na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 1979 e 2002. A sua investigação sobre Estudos Renascentistas Ingleses (Mestrado e Doutoramento) teve a orientação dos Professores Doutores António M. Feijó e Maria Helena de Paiva Correia.

      A carreira na UAb iniciou-se em 1995. Antes (1985-1987), desempenhou funções de assessoria no Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICALP), agora Instituto Camões (1985-1987), e foi docente no Instituto Politécnico de Castelo Branco (1987-1994) e na Universidade Católica Portuguesa, Lisboa (1993-1995).

      É Investigadora Integrada do CEAUL (Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa) e Colaboradora do LEaD (Laboratório de Educação a Distância, UAb); foi Investigadora do CHUL (Centro de História da Universidade de Lisboa) entre 2005-2008.

      É membro associado da SEDERI (Sociedade Espanhola e Portuguesa de Estudos Renascentistas Ingleses).

      Tem participado regularmente em congressos nacionais e internacionais desde 1991, e publicado em Portugal e no Estrangeiro desde 1992.



    Funções:


      · Membro do Conselho Coordenador do DH (2018-)

      · Membro Efetivo do Senado (2018-)

      · Membro Efetivo do Senado (2013-2017)

      · Membro Efetivo do Conselho Pedagógico (2013-2016)

      · Coordenadora das Formações Modulares Certificadas do DH (2012-)

      · Membro da Unidade de Missão responsável pela instalação e funcionamento do Observatório da Qualidade no Ensino a Distância e e-Learning (2012-)

      · Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Humanidades (2009-2013)

      · Coordenadora do Curso de Línguas, Literaturas e Culturas – Variante de Línguas Estrangeiras (2006-2011)

      · Membro da Comissão de Acompanhamento do Modelo Pedagógico da Universidade Aberta (2009-2010)

      · Membro do grupo para Construção do Portal da Universidade Aberta, no âmbito da Programação da Estratégia para a Inovação em EaD (2008-2010)

      · Membro da equipa de trabalho para a reestruturação do Curso de Línguas e Literaturas Modernas, segundo o processo de Bolonha (2004-2006)

      · Membro de júris de equivalência e de reconhecimento de grau (2002-)



    Habilitações Académicas:


      · Doutoramento em Letras / Literatura Inglesa: Actos Biográficos do Renascimento Inglês. Os Exemplos de Thomas More, Francis Bacon e George Cavendish

      · Mestrado em Estudos Anglo-Americanos / Literatura Inglesa: Contrastes Tópicos em Sir Robert Sidney (1563-1626)

      · Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas / Estudos Ingleses e Alemães

       



    Experiência Profissional:


      · Docente de Literatura Inglesa (Renascimento) e de Cultura Inglesa (da Idade Média ao século XX), UAb;

      · Docente de inglês para fins específicos, Universidade Católica Portuguesa;

      · Orientadora de oito dissertações de Mestrado em Estudos Ingleses e membro do Júri em dezasseis provas de Mestrado (2003-2009);

      · Co-orientadora de uma tese de Doutoramento em Letras (em curso, FLUL) e de uma dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (UAb)

      · Orientadora de trabalhos do seminário Literatura para Crianças, UAb (2003-2006)

      · Docente de Inglês para Fins Específicos, Universidade Católica Portuguesa e Instituto Politécnico de Castelo Branco

      · ICALP: Assessora da Presidência e da Vice-Presidência; Responsável pelo departamento de Bolsas a Estrangeiros; apoio ao departamento de Leitorados de Português em Universidades Estrangeiras



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:


      · Literatura e Cultura da Idade Média e do Renascimento Ingleses

      · Iconografia/Imagética da Idade Média e do Renascimento

      · Literatura e Cultura do Período Vitoriano

      · e-Learning

       



    Publicações mais Recentes:

       

      · “Myths (re)told in the Iconography of Elizabeth I.” The Power of Form. Recycling Myths. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2015. 116-123.

      · “Beholding a ‘Brave New World’: Sir Walter Raleigh’s The Discovery of Guiana and William Shakespeare’s The Tempest. Dedalus. Lisboa: Cosmos. 2015. 1337-1350.

      · “Avaliação Alternativa Digital em ‘Qualquer Lugar do Mundo’ ” (co-autora). Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior (e-book). Lisboa: U Aberta, 2015. 38-51.

      · “Sir Walter Raleigh and Guiana. A Mysterious Search, a Metaphorical Discovery.” From Brazil to Macao. Travel Writing and Diasporic Spaces. Lisboa: CEAUL/ULICES, 2014. 929-937.

      · “Icons of Supremacy and the Birth of an Empire.” Reviewing Imperial Conflicts. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2014. 84-93. 

      · “A Villain and a Monster – The Literary Portrait of Richard III by Thomas More and William Shakespeare.” Anglo Saxonica. Series III, Nr. 5, 2013: 189-201.

      · Co-autoria e supervisão de três guiões de vídeos realizados e produzidos na UAb sobre o Renascimento inglês e seus antecedentes: 1 – Guerras das Rosas; 2 – Reforma Henriquina; 3 – Isabel I, 2012.

      · “ ‘The pains which I uncessantly sustain’: Expressions of Suffering in Elizabethan Lyric Poetry.” Making Sense of Suffering: Theory, Practice, Representation. Ed. Bev Hogue and Hanna Sugiyama.  http://www.inter-disciplinary.net/publishing/id-press/ebooks/making-sense-of-suffering/, 2011 (e-Book / ISBN: 978-1-84888-060-3).

      · “The Renaissance Portraits of Two Kings and One Cardinal.” Op. Cit. 12 (2010): 267-276.

      · “Evaluating Continuous Assessment Quality in Competence-Based Education Online: The case of the e-Folio.” (co-autora) http://www.eurodl.org/?article=373, 2010.

       



    Informações Complementares:


      Participação em Projetos:

      · @ssess – eLearning e Avaliação no Ensino Superior, LE@D (Laboratório de Educação a Distância, UAb, Lisboa), 2010-2013.

      · VII Convocatoria de Redes de Investigación para la Innovación Docente, UNED: Proyecto de Investigación La Cultura estadounidense a través de sus documentos, 2012-2013.

      · Escritas Digitais em e-Learning, Departamento de Humanidades/LEaD, UAb, 2012-2014.

      · VI Convocatoria de Redes de Innovación Docente, UNED: Proyecto de Investigación Una nueva propuesta de enseñanza de la Historia y cultura estadounidense, 2011-2012.

      · V Convocatoria de Redes de Innovación Docente, UNED: Proyecto de Investigación Realización de actividades prácticas con documentos históricos que se integran en la evaluación continua, 2010-2011.

      · E & S (e-Learning and Success, LE@D, UAb, 2008-2010.

      · e-CO – Desenvolvimento de Esquemas de Excelência na Coordenação de Cursos de 1º Ciclo, LE@D, UAb, 2008-2010.

      · Revisão da tradução de An Apology for Poetry de Sir Philip Sidney; elaboração de Notas Críticas; elaboração de Nota Prévia e Introdução: CEAUL/ULICES, 2009-2015.

       


      Algumas participações em Congressos Internacionais (com apresentação de comunicação):

       

      · ‘Transcultural Bridges: Seas, Towns and Texts in Early Modern England’ (28th SEDERI Conference, U Vigo – Pontevedra), 2017

      · ‘Romancing Shakespeare: The Bard in the Imagination of the Romance Cultures’ (U Porto, FAH, 2016)

      · ‘Cervantes + Shakespeare 1616-2016’ (27th SEDERI Conference, U Valladolid, 2016)

      · ‘Reading Conference in Early Modern Studies’ (U Reading, UK, 2015)

      · ‘Representing the Tudors: An Interdisciplinary Conference’ (U of South Wales, Treforest Campus, UK, 2015)

      · ‘Selves & Communities: Identities & Representation in Early Modern England’ (XV SEDERI Conference, U Oviedo), 2014

      · ‘CATES – Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior’ (Museu das Comunicações), Lisboa, 2013

      · ‘Charting Early Modern Culture: Seascapes, Landscapes, Mindscapes’ (XXIV SEDERI Conference, U Huelva, 2013)

      · ‘Messengers from the Stars — Episode II. On Science Fiction and Fantasy’ (FLUL, 2012)

      · ‘Heroic Bodies, Bodies of Flesh: Representing the Body in Early Modern Life’ (U Reims Champagne-Ardenne, 2012)

      · ‘Revisitar o Mito/Recycling Myths’ (FLUL, 2012)

      · ‘Formatting Early Modern Culture: Manuscript, Print, Film, Hypertext’ (XXIII SEDERI Conference, U Sevilha, 2012)

      · ‘Faces, Façades and Frontispieces: Public and Private Selves in Early Modern Culture’ (22nd SEDERI Conference, Madrid, 2011)

      · ‘Making Sense of: Suffering’ (Praga, 2010)

       

      Algumas participações em Congressos Nacionais (com apresentação de comunicação):

       

      · ‘Screening English Classics: Methods and Strategies in Film Adaptation’ (FLUL, 2014)

      · ‘Escritos para sempre já ficais’ – Colóquio de Homenagem a Mafalda Ferin Cunha (UAb, 2013)

      · ‘Jornadas “Diálogos entre a Literatura e as Artes” ’ (Sociedade de Geografia de Lisboa, 2013)

       

      Organização de alguns congressos/colóquios:

       

      · ‘English Literature in the World: From Manuscript to Digital | New Pathways’ (FLUL, 2017-): 7-11.05.2018

      · ‘ “O, had I but followed the arts!” – Celebrating William Shakespeare’ (FLUL, 2016)

      · ‘ “Escritos para sempre já ficais” – Colóquio de Homenagem a Mafalda Ferin Cunha’ (UAb, 2013)

      · ‘Revisitar o Mito/Recycling Myths’ (FLUL, 2012)

      · ‘Life Down Under – Australian Literature and Culture Today’ (FLUL e Instituto Camões, 2011)

      · ‘e-Learning UAb 2010. LEaD Workshop: Práticas de e-Learning’ (UAb, Lisboa, 2010)

      · ‘Renascimentos na Europa do Século XVI. Formas Ritmos e Convergências’ (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2008)