FotoMARIA DO CéU MARTINS MONTEIRO MARQUES
    (Professora Auxiliar de Nomeação Definitiva)
    E-Mail: mariaceu@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:
      Professora Auxiliar de nomeação definitiva da Universidade Aberta, pertenceu ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DCHS) desde 1995 até 2009, tendo leccionado as disciplinas de licenciatura "Literatura Inglesa II " e "Literatura Norte-Americana ", anuais, em sistema de ensino a distância. Foi responsável pelo seminário de "A Magia dos Desenhos Animados no Desenvolvimento da Criança”, no Curso de Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Educadores de Infância.
      Leccionou os seminários de “Literatura e Cinema” no Mestrado em Estudos Ingleses e Mestrado em Estudos Americanos, “História de Inglaterra” no Mestrado em Estudos Ingleses, “História da América” no Mestrado em Estudos Americanos e “Metodologia da Investigação em Estudos da Tradução” na Pós-Graduação em Estudos da Tradução.
      Desde 2009, faz parte do Departamento de Humanidades (DH) onde é responsável pelas unidades curriculares de 1º ciclo "Literatura Inglesa III ", "Literatura Americana II ", "Literatura Americana III " e "História do Cinema Europeu " e de 2º "Literatura e Cinema " no Mestrado de Arte e Educação. É coordenadora do Curso de Estudos Europeus e integra o Projecto Tuning Educational Structures in Europe - Universities " Contribution to the Bologna Process, na área de Estudos Europeus, apoiado pela Comissão Europeia desde Janeiro de 2003.
      Tem orientado teses de doutoramento e dissertações de Mestrado na área de Estudos Ingleses, Americanos e relações Interculturais
       
      Pertence às seguintes associações científicas: APEAA (Associação de Estudos Anglo-Americanos) integrou a Direcção desde Abril de 2007 a Fevereiro de 2009, ialjs (International Association for Literary Journalism Studies). É investigadora do CEMRI (Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais) no Laboratório de Antropologia Visual e colaboradora no CETAPS (Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies - Universidade do Porto)

      ORGANIZAÇÃO DE REUNIÕES CIENTÍFICAS:
      2006
      Membro da Comissão Organizadora do 1st John Dos Passos International Conference, realizado na Ponta do Sol, Madeira, 12, 13 e 14 de Outubro.
      Membro da Comissão Organizadora do Colóquio “Formas e Espaços de Sociabilidade. Contributos para uma História da Cultura em Portugal”, realizado no Instituto Camões, em Lisboa, nos dias 24, 25 e 26 de Maio.
      2002    
      Membro da Comissão Organizadora do Colóquio: “Literatura e História: para uma prática interdisciplinar”, realizado no Padrão dos Descobrimentos (Lisboa), nos dias 14, 15 e 16 de Novembro.
      2001
      Membro da Comissão Organizadora do "PortÁfricas – Encontro de Culturas " no âmbito do CEMRI (Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais) que decorreu em Vila Nova de Gaia.
      2000
      Organização da "Semana do Filme Científico " que teve lugar na Universidade Aberta, nos dias 20, 21, 22, 23 e 24 de Novembro.
      1995
      Integrou a Comissão Organizadora de três ciclos de Palestras apresentadas pelos investigadores do Centro de Estudos Americanos, na Universidade Aberta.

      PARTICIPAÇÃO EM JÚRIS DE RECURSOS E EQUIVALÊNCIA
      Participação, como vogal, em júris de recurso de disciplinas da área de Estudos Ingleses e Americanos, desde 2001 até ao presente.
      Como presidente do júri de equivalência, do Curso de Estudos Europeus, tem sido responsável pelo encaminhamento de todos os processos de pedidos de equivalência, apresentados por alunos provenientes de outras Instituições ou da própria Universidade Aberta, para os docentes das diferentes áreas, a fim de procederem à apreciação dos respectivos processos, desde 2002 até ao presente.

      OUTROS JÚRIS
      Participação em vários júris de Reconhecimento e Equivalência ao Grau de Licenciatura e Mestrado nas áreas de Estudos Ingleses, Estudos Americanos e Estudos Alemães.

      Participação nos júris de seriação e selecção dos candidatos aos Cursos de Mestrado em Estudos Americanos (MEA) e Mestrado em Estudos Ingleses (MEI), cujas funções consistiram em analisar os processos de candidatura apresentados em 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007.

      Participação no júri dos Exames de Acesso de Inglês em 2000/2001.



    Habilitações Académicas:
      Doutoramento em Filologia Inglesa "John Dos Passos " U.S.A. and the American Dream "– Universidade de Salamanca
      Licenciatura em Filologia Germânica – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa


    Experiência Profissional:
      Foi Assistente na Universidade Autónoma de Lisboa, Luís de Camões, no Departamento de Línguas, Literaturas e Cultura, onde leccionou Inglês, Literatura Inglesa III, Cultura Americana e Literatura Norte-Americana e no Departamento de Tradutores Intérpretes leccionou Tradução e seus Mecanismos; Tradução Técnica e Terminologia; Tradução Jornalística
      Iniciou as suas funções na Universidade Aberta em 1995, no Departamento de Ciências Humanas e Sociais. Pertence ao Departamento de Humanidades desde 2009.
      Tem orientado teses de doutoramento em Estudos Americanos e dissertações de Mestrado em Estudos Americanos, Estudos Ingleses e Relações Interculturais


    Publicações mais Recentes:
      "John Dos Passos: a Chronicler of the Twentieth Century "; 
      "Visions of Success and Failure in Manhattan Transfer ";
      "Apocalypse Now: Uma Contra-Análise da Sociedade Americana " CEMRI; 
      "O Jornalismo Americano na Década de 1960 ", comunicação apresentada no XXVIII Encontro da APEAA, 2007 
      “Gangs of New York e Angela’s Ashes: Duas Leituras da Emigração Irlandesa” comunicação apresentada no XXV Encontro da APEAA, 2006; 
      "Dos Passos "s Vision of History and War ",I Encontro Internacional sobre John Dos Passos realizado na Ponta do Sol, Novembro 2006; 
      “John Dos Passos e o American Dream: Uma Visão Portuguesa” Encontro Internacional de Escritores Americanos, Funchal 2005; 
      “Literatura e Cinema: Duas Formas de Expressão Artística na Arte da Comunicação”, comunicação apresentada no XXVI Encontro da APEAA, 2005