FotoPAULO ALEXANDRE MAGALHãES NUNES DA SILVA
    (Professor Auxiliar)
    E-Mail: Paulo.Silva@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Funções:

      Membro do Conselho Científico (2021-2023)

      − Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Humanidades (2016-2018, 2021-2022)

      − Vice-coordenador do Doutoramento em Estudos Portugueses (2012-2013, 2015-presente)

      − Vice-coordenador do Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares (2013-2014, 2015-2017)

      − Coordenador do Curso de Qualificação em Estudos Superiores (2012-2013)

      − Vice-coordenador do Curso de Qualificação em Estudos Superiores (2011-2012, 2013-2014)

      − Membro do Senado Universitário da UAb (1998-2002)

      − Membro do Conselho Pedagógico da UAb (1998-2002)




    Habilitações Académicas:

      − 2006: Doutoramento em Linguística Portuguesa (Universidade Aberta)

      − 1997: Mestrado em Linguística Portuguesa (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

      − 1990: Licenciatura no Ramo de Formação Educacional – estágio integrado nas disciplinas de Português e de Inglês do Ensino Básico e Secundário (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/Escola Secundária de Avelar Brotero − Coimbra)

      − 1988: Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas − variante de Português-Inglês (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)




    Experiência Profissional:


      1995-presente: Docente de Linguística da Universidade Aberta

      1989-1995: Docente de Português e Inglês no Ensino Básico e Secundário

      Outras experiências profissionais:

      2012: Docente no Curso de Português para Estrangeiros (40 horas) na Delegação de Coimbra da Universidade Aberta

      2002: Docente no Curso de Português para Estrangeiros na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

      1997-2002: Assistente convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

       




    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:



      Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação. E-book Lisboa: Universidade Aberta, 2020, 274 pp. doi: https://doi.org/10.34627/279s-0397

       

      Redes, cadeias, sistemas e reportórios: sobre as relações entre géneros. Linguística (Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto) 15. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2020, pp. 95-134.

       

      In my ending is my beginning: as estruturas argumentativas das secções finais em teses de doutoramento como ponto de partida para novas argumentações. In Aquino, Z., Gonçalves-Segundo, P., e Pinto, M. A. G. (Org.). Argumentação e Discurso – Fronteiras e desafios. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2020, pp. 188-207 (http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/472) (em colaboração com Joana Vieira Santos).

       

      O plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticas. DELTA (Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada) vol. 35 (4). São Paulo: PUC-SP, 2019, pp. 1-38 (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502019000400408) (em colaboração com Rute Rosa).

       

      Itinerários da escrita académica no ensino superior: um projeto de investigação aplicada sobre textos e géneros. In Caels, F., Barbeiro, L. F., e Santos, J. V. (Org.). Discurso académico: uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC/ESECS-IPL, 2019, pp. 265-286 (http://sites.ipleiria.pt/pge/files/2020/01/Discurso-Académico_ENDA1.pdf) (em colaboração com Joana Vieira Santos e Marta Zefanias Sitoe).

       

      Entre texto, género e discurso: um projeto de investigação no universo académico português. In Seara, I. R., Sebastião, I., e Marques, I. S. (Org.). Discurso(s) de Cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa: CLUNL, 2019, pp. 53-78 (em colaboração com Joana Vieira Santos).

       

      Tipos de discurso e géneros: para uma abordagem didática integrada de duas classificações textuais. In Leal, A., et al. (Org.) A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas. Porto: CLUP, 2019, pp. 225-240 (https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/17954.pdf).

       

      − Género, conteúdos e segmentação: em busca do plano de texto. Diacrítica (Série Ciências da Linguagem) 30 (1). Braga: CEH-UM, 2016, pp. 181-221 (http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/Diacritica_30-1.pdf).

       

      Issues of textual hybridity in a major academic genre: PhD dissertations vs. research articles. Redis: Revista de Estudos do Discurso 5. Porto: CLUP-FLUP/FFLCH-USP, 2016, pp. 171-193 (em colaboração com Joana Vieira Santos) (http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/14731.pdf)

       

      − Issues with publishing Abstracts in English: challenges for Portuguese linguists’ authorial voices. Publications 4(2), 12, 2016 (em colaboração com Joana Vieira Santos) (http://www.mdpi.com/2304-6775/4/2/12/html)

       

      − Da Introdução ao Resumo/Abstract: o surgimento de um género híbrido nas atas da Associação Portuguesa de Linguística. Revista Estudos Linguísticos/Linguistic Studies, n.º 10, Lisboa, Colibri, 2015, pp. 313-336 (em colaboração com Joana Vieira Santos) (http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/revista/n10/313_336.pdf)

      .

      − Alguns contributos da linguística para a classificação dos textos literários. Atas do 11.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Lisboa, Associação de Professores de Português, 2015, 45 pp (http://hdl.handle.net/10400.2/4514).

       

      − Narrativo: modo, género, tipo de texto ou tipo de sequência? Atas do 11.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Lisboa, Associação de Professores de Português, 2015, 22 pp (http://hdl.handle.net/10400.2/4515).

       

      − Parâmetros e marcadores do género ‘Dissertação de mestrado’: análise de um corpus do português europeu. Revista Estudos Linguísticos/Linguistic Studies, n.º 8, Lisboa, Colibri, 2013, pp. 243-261 (http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/revista/n8/243_262.pdf).

       

      − Tipologias textuais. Como classificar textos e sequências. Coimbra, Livraria Almedina/CELGA, 2012.