Unidade(s) Curricular(es):
Curriculum Vitae Resumido:
Katja Göttsche nasceu na República Federal da Alemanha. Está radicada em Portugal desde 1994. Realizou os seus estudos na Christian-Albrechts Universität de Kiel (1983-1994) com estadias prolongadas nos EUA, México, Portugal e Espanha.
1986-1987 Bolseira da Universidade de Kiel na University of Wisconsin-Eau Claire, Eau Claire, Wisconsin, EUA
1988/Julho Bolseira do ICALP na Universidade de Lisboa (Curso de Português para Estrangeiros)
1988-1989 Bolseira do Ministerio de Asuntos Exteriores, Departamento de Asuntos Culturales na Universidad de Granada, Espanha
Desde Dezembro de 1997 Leitora de Alemão na Universidade Aberta (Ensino de Alemão)
2006-2008: Representante dos docentes não doutorados no Senado e no Conselho Pedagógico e Secretária do Conselho do DCHS.
2009-2010: Representante do DH no Conselho Pedagógico
Tem colaborado em diversos projectos (nacionais e internacionais).
2001-2006 Membro do grupo de Investigadores de EuroCom (Intercompreensão Europeia) http://www.eurocomcenter.com .
2007-2009: “E&S-LEaD” (E-Learning e Sucesso) no LeaD (Laboratório de Educação a Distância da UAb); coordenação: Prof.ª Doutora Alda Pereira. 2007-2009).
2010-2012: “Ensino / Aprendizagem das Línguas Estrangeiras online” no LEaD Laboratório de Educação a Distância da UAb); coordenação: Prof.ª Doutora Ana Nobre.
Prepara actualmente o doutoramento.
Funções:
Habilitações Académicas:
- 1994 Mestrado em Filologia Românica e Inglesa na Christian-Albrecht Universität de Kiel, República Federal da Alemanha
- 1994 Licenciatura (Exame de Estado) em Línguas e Literaturas Modernas / Variante Espanhol / Inglês na Christian-Albrecht Universität de Kiel, República Federal da Alemanha
Experiência Profissional: Desde Dezembro de 1997 Leitora de Alemão na Universidade Aberta (Ensino de Alemão)
1994-1997 Ensino de Alemão na Cambridge School em Lisboa (desde 1996 Sub-directora (Assistant Director) de uma das escolas Cambridge em Lisboa e sub-directora (Assistant Director) do departamento de Alemão das escolas Cambridge a nível nacional
1991-1993 Ensino de Espanhol e Português nas Universidades Populares de Neumünster e Schacht-Audorf
1990-1992 Monitora (wissenschaftliche Hilfskraft) do Departamento de Estudos Ingleses no Laboratório de Línguas Estrangeiras
1991 Estágio no Ensino Primário na Grund- und Hauptschule in Schacht-Audorf (September)
1990 Estágio no Ensino Secundário na Escola Alemã de Lisboa (Setembro-Outubro)
Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
- Ensino / Aprendizagem de Alemão como Língua Estrangeira
- Ensino / Aprendizagem de Alemão em ambientes virtuais
- Ensino / Aprendizagem / Didáctica de línguas online
- Elearning
Publicações mais Recentes: - 2016 - CARDOSO, T. / GÖTTSCHE, K./, MACHADO, A.P./ NOBRE, A «Ensinar e Aprender Línguas Estrangeiras na Universidade Aberta: exemplos de práticas comunicativas online» in: DIAS, Paulo, MOREIRA, Darlinda; QUINTAS-MENDES, António (orgs.) Práticas e Cenários em Educação online. Lisboa: Universidade Aberta (Coleção: Educação a Distância e eLearning Nº1) [ISBN: 978-972-674-786-4]
- 2016 – BÄR, G. / GöTTSCHE, K. :« Mündlichkeit im Fernunterricht: Möglichkeiten und Grenzen in virtuellen Lernumgebungen am Beispiel der Universidade Aberta» in: HANDWERKER, Brigitte, BÄUERLE, Rainer, SIEBERG, Bernd (eds.) Gesprochene Fremdsprache Deutsch (Perspektiven Deutsch als Fremdsprache Band 32) Baltmannsweiler: Schneider Verlag Hohengehren (pp. 219-231).
- 2012 - GÖTTSCHE, K. «TECNOLOGIAS MÓVEIS: uma mais valia em contextos educacionais?» in Linhas (Revista do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Catarina UDESC), Florianópolis, v. 13, n. 02, jul/dez. 2012, pp. 62-73. http://dx.doi.org/10.5965/1984723813022012062
- 2010 - CARDOSO, T./ GÖTTSCHE, K./ MACHADO, A.P./ NOBRE, A.: «E-Learning e Sucesso: Aprendizagem de Línguas Estrangeiras’Em qualquer Lugar do Mundo’» in Actas do XIII Encontro Ibero-Americano de Educação Superior a Distãncia / Redes Universitárias, Pós-Graduações e Complementaridade curricular, Lisboa, Universidade Aberta.
- 2010 - CARDOSO, T. / GÖTTSCHE, K./, MACHADO, A.P./ NOBRE, A.«Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras “em qualquer lugar do mundo”: estratégias e soluções inovadoras no âmbito da oralidade» in Atas do 1º Encontro Internacional TIC e Educação (ticEduca), 1083-1088, 19-20 novembro, Lisboa.
- GÖTTSCHE, Katja, (2006) «EuroCom: Novos rumos para um plurilinguismo europeu», in: BIZARRA, Rosa, BRAGA, Fátima (orgs.), Formação de Professores de Línguas estrangeiras: Reflexões, Estudos e Experiências. Porto: Porto Editora (pp.138-144).
- GÖTTSCHE, Katja (2005): «EuroComRom.O que é? Como é? Para quem é?» in: Estudos em Homenagem à Professora Maria Emília Marques. Lisboa: Universidade Aberta (pp.381-389).
- GÖTTSCHE, K./SILVA, E./KLEIN, H.G./STEGMANN, T.D. (2003): EuroComRom – Os sete passadores: Saber ler todas as línguas românicas já! Aachen: Shaker (Editiones EuroCom, Bd. 11) [ISBN 3-8322-0824-0]
Videos
o 2009 - Video sobre o Departamento de Humanidades parte I (em colaboração com Prof.ª Rosário Lupi Bello e Prof. Jeffrey Childs)
o 2009 - Video “Simone de Beauvoir, uma Vida ao Serviço das Ideias e da Liberdade” (em coloboração com Prof.ª Isabel João)
o 2008 - Videospot de Publicidade Estudos Europeus (2008)
o 2007 - Video de Promoção Estudos Europeus (2007)
Informações Complementares: - Desde 2013: membro do Júri ACFES/Maiores de 23 anos (responsável para a área de Alemão)
- 2017: Participação na elaboração do iMOOC / Aula aberta da Licenciatura em Línguas Applicadas. (Módulo de Alemão)
- Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua na área e domínio do Espanhol