FotoANA SETIéN BURGUéS
    (Leitora)
    E-Mail: aburges@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      Ana Setién Burgués é Licenciada em Filología Inglesa pela Universidad de Deusto (2000-2004), Bilbao, e Mestre em Didática do Espanhol como Língua Estrangeira (2009). Na atualidade é doutoranda do programa de doutoramento em Didática das Línguas, Multilingüismo e Educação para a Cidadania organizado em parceria entre a FCSH da Universidade Nova de Lisboa e a Universidade Aberta. A tese de doutoramento está focada no desenvolvimento da avaliação digital como ferramenta de aprendizagem significativo permitindo um maior controle do próprio processo de ensino-aprendizagem.

      A  Ana iniciou o seu percurso no ensino de Espanhol no Instituto Cervantes de Madrid em 2008 e, posteriormente, no Instituto Cervantes de Sofia (Bulgaria) em 2009. Dai, mudou-se para Portugal, onde a princípios de 2010 foi contratada como leitora na Universidade de Lisboa e depois integrou o departamento de Espanhol na Universidade de Évora (2010-2012) como leitora “Corte Inglés” lecionando todos os níveis de Espanhol como língua estrangeira. Desde 2012 é leitora de Espanhol a tempo integral na Universidade Aberta, sendo que no ano 2012-2013 esteve contratada a tempo parcial.

      Nos últimos anos tem-se especializado nas aplicações das tecnologias 2.0 no ensino de línguas estrangeiras, tendo participado em congressos e conferências abordando esta área com as seguintes comunicações (entre outras):

      · “El feedback en la clase de LE: revisión del error y propuesta para su tratamiento en el aula virtual” no VII Congreso sobre la Enseñanza de Español en Portugal, celebrado entre 29 de Junho-1 de Julho de 2017.

      · "Optimizando la labor docente: Moodle para el profesor de lengua extranjera" dentro do ámbito do Colóquio Internacional Aprolínguas 2016, celebrado entre 16-18 de Junho de 2016.

      · “O livro como suporte digital para a criação de um manual online”, projeto do grupo EL@N no ámbito das I Jornadas para a Inovação e a Tecnologia no Ensino de Línguas, Universidade Aberta, Lisboa.

      · “Criando uma comunidade Virtual de Aprendizagem para o ensino de LL.EE na UAb”, projeto do grupo EL@N, apresentado no ámito do Colóquio Internacional Aprolínguas celbrado em Braga.

      · “Oralidade e Avaliação na prática de E-learning na Universidade Aberta”, projeto do grupo EL@N, no ámbito do 5º Congresso Nacional de Prácticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES). Porto.

      Também tem participado como formadora em várias acões de formação organizadas pela Consejería de Educación de España em Portugal, o Instituto Cervantes e a Universidade de Lisboa: nos anos 2014 e 2015 foi convidada a lecionar o workshop “El uso de Moodle en la enseñanza de Español”, com duração de 5hrs, como parte integrante do programa de seminário “El uso de las tecnologías de la información y la comunicación en la enseñanza del español como lengua extranjera”.

      Assim mesmo, a Ana é membro do grupo de trabalho El@n (Ensino de línguas online), onde realiza tarefas de investigação e organização de eventos científicos:

      · Integrante da Comissão Organizadora das I e II Jornadas Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas, evento científico organizado pelo grupo EL@N e o Departamento de Humnidades da Universidade Aberta, Lisboa, nos anos 2018 e 2020.



    Funções:


      Leitora de Espanhol



    Habilitações Académicas:

      Licenciado en Fililogia Inglesa (Universidad de Deusto) 

      Mestrado en Metodologia e Didáctica do Espanhol Língua estrangeira (Instituto Cervantes en colaboración con la UIMP) 

      Doutoranda do programa de doutoramento “Didáctica das Línguas, Multilinguismo e Educação para a Cidadania” da Universidade Nova de Lisboa em parceria com a Universidade Aberta. 





    Experiência Profissional:

      Professor Leitor de español na Universidade de Évora (2010-2012)

      Professor Leitor de espanhol na UTL Lisboa (Março-Avril 2010)

      Professora assistente como parte do programa "Intercâmbio de assistentes de língua espanhola no exterior” em St. Thomas Aquinas School, Glasgow, UK (2009-2010)

      Professora de espanhol em diversos Institutos Cervantes (Bulgaria e Madrid) entre 2008 e 2009



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:

      Didática das Línguas 
      Avaliação digital 
      TICS no ensino de línguas estrangeiras 
      Espanhol com Língua Estrangeira


    Publicações mais Recentes:

      • Nobre A., Barros D., Chenoll A. y Setién A. (2019, 30 de Abril). Tabla DK eLearning:
      optimización de la práctica docente en un ambiente online. RED Revista de
      Educación a Distancia, 59 (3). Recuperado de: https://www.um.es/ead/red/59/

      • Setién A., Simões I., Goettsche K. y Martins M. (2019). Criando uma comunidade
      virtual de aprendizagem par o ensino de LE na Universidade Aberta. Artigo no
      prelo para e-book.

      • Setién A., Simões I., Götsche K. y Martins M. (2019). Oralidade e avaliação na
      prática de e-learning na Universidade Aberta. En CnaPPES 2018 (Ed.), 5º
      Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (51-60). Braga,
      Portugal.

      • Setién Burgués, A. (2018). El feedback en la clase de LE: revisión del error y
      propuesta para su tratamiento en el aula virtual. En Investigación e Innovación
      en la Enseñanza de ELE: avances y desafíos (69-78). V.N Famalicão, Portugal:
      Edições Húmus.

      • Setén A., Nobre A. y Chenoll A. (2017). El proceso de enseñanza-aprendizaje en
      contextos ubicuos y universitarios. Tres estudios de caso. Virtualidad, Educación
      y Ciencia, 14 (8), pp. 123-135


    Informações Complementares: