FotoANA SETIéN BURGUéS
    (Leitor a tempo parcial)
    E-Mail: aburges@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      Ana Setién Burgués é Licenciada em Filología Inglesa pela Universidad de Deusto (2000-2004), Bilbao, e Mestre em Didática do Espanhol como Língua Estrangeira (2009). Na atualidade é doutoranda do programa de doutoramento em Didática das Línguas, Multilingüismo e Educação para a Cidadania organizado em parceria entre a FCSH da Universidade Nova de Lisboa e a Universidade Aberta. A tese de doutoramento está focada na criação de ferramentas de auto-avaliação que permitam um maior control do próprio processo de ensino-aprendizagen e resultem numa aprendizagem significativa em contextos online de aprendizagem.

       

      A Ana iniciou o seu percurso no ensino de Espanhol no Instituto Cervantes de Madrid em 2008 e, posteriormente, no Instituto Cervantes de Sofia (Bulgaria) em 2009. Dai, mudou-se para Portugal, onde a princípios de 2010 foi contratada como leitora na Universidade de Lisboa e depois integrou o departamento de Espanhol na Universidade de Évora (2010-2012) como leitora “Corte Inglés” lecionando todos os níveis de Espanhol como língua estrangeira. Desde 2012 é leitora de Espanhol a tempo integral na Universidade Aberta, sendo que no ano 2012-2013 esteve contratada a tempo parcial.

       

      Nos últimos anos tem-se especializado nas aplicações das tecnologias 2.0 no ensino de línguas estrangeiras, tendo participado em congresos e conferências abordando esta área com as seguintes comunicações: 

      ·         “El feedback en la clase de LE: revisión del error y propuesta para su tratamiento en el aula virtual” no VII Congreso sobre la Enseñanza de Español en Portugal, celebrado entre 29 de Junho-1 de Julho de 2017.

      ·         "Optimizando la labor docente: Moodle para el profesor de lengua extranjera" dentro do ámbito do Colóquio Internacional Aprolínguas 2016, celebrado entre 16-18 de Junho de 2016.

      Também tem participado como formadora em várias acões de formação organizadas pela Consejería de Educación de España em Portugal, o Instituto Cervantes e a Universidade de Lisboa: nos anos 2014 e 2015 foi convidada a lecionar o workshop “El uso de Moodle en la enseñanza de Español”, com duração de 5hrs, como parte integrante do programa de seminário “El uso de las tecnologías de la información y la comunicación en la enseñanza del español como lengua extranjera”.



    Funções:


      Leitora de Espanhol



    Habilitações Académicas:


      Licenciado en Fililogia Inglesa (Universidad de Deusto)

      Mestrado en Metodologia e Didáctica do Espanhol Língua estrangeira (Instituto Cervantes en colaboración con la UIMP)

      Doutoranda do programa de doutoramento “Didáctica das Línguas, Multilinguismo e Educação para a Cidadania” da Universidade Nova de Lisboa em parceria com a Universidade Aberta.





    Experiência Profissional:

      Professor Leitor de español na Universidade de Évora (2010-2012)

      Professor Leitor de espanhol na UTL Lisboa (Março-Avril 2010)

      Professora assistente como parte do programa "Intercâmbio de assistentes de língua espanhola no exterior” em St. Thomas Aquinas School, Glasgow, UK (2009-2010)

      Professora de espanhol em diversos Institutos Cervantes (Bulgaria e Madrid) entre 2008 e 2009



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:

      Didática das Línguas

      TICS no ensino de línguas estrangeiras

      Espanhol com Língua Estrangeira




    Publicações mais Recentes:

      ·         SETIÉN BURQUES, A.; NOBRE, A. Y CHENOLL, A. (2017). El proceso de enseñanza-aprendizaje en contextos ubicuos y universitarios. Tres estudios de caso. Virtualidad, Educación y Ciencia, 14 (8), pp. 123-135.

       

      ·        SETIÉN BURGUÉS, A. (2018) El feedback en la clase de LE: revisión del error y propuesta para su tratamiento en el aula virtual. Artigo no prelo em monografia do VII Congreso sobre la Enseñanza de Español en Portugal.

       

       




    Informações Complementares: