FotoMARIA DA COSTA POTES FRANCO BARROSO SANTA-CLARA BARBAS
    (Professora Associada)
    E-Mail: mbarbas@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      Maria Potes barbas, nascida em Lisboa, no ano de 1965, é  contratada a 30%  da Universidade Aberta desde 2011. É professora coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém onde lecciona os Cursos de Artes Plásticas e Multimédia e Educação e Comunicação Multimédia. Mestre em Comunicação Educacional Multimédia pela Universidade Aberta, com a dissertação A Metáfora no Cartaz Publicitário. Em 2003, obtém o grau de Doutor em, na especialidade de Comunicação Educacional Multimédia pela Universidade Aberta, com a tese intitulada “Intercompreensão: do espaço aula ao Ciberespaço. É pós-doutorada em Tecnologia Educativa pela Universidade de Aveiro com o tema “e-portefólios digitais: instrumento pedagógico para a empregabilidade”. Agregada em Ciências da Educação na Especialidade de elearning na Universidade Aberta. Enquanto investigadora, tem-se dedicado especialmente aos estudos no âmbito da Tecnologia Educativa



    Funções:

      Membro do Departamento de Humanidades (2011-)

      Coordenadora do Curso de Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia (2006-)

      Pró-presidente para o elearning no IP de Santarém

       Membro efetivo do Centro de Investigação CIDTFF da Universidade de Aveiro



    Habilitações Académicas:

       

      2012 – Provas para obtenção do título de Agregada em Ciências da Educação na especialidade de ensino a distância e elearning. Júri: Professores Catedráticos – Paulo Maria Bastos Silva Dias, António Mendes dos Santos Moderno, Fernando Ribeiro Gonçalves, Fernando Manuel dos Santos Ramos, Nuno Manuel de Carvalho Ferreira Guimarães. Concluiu a prova pública a 12 de junho de 2012. Aprovada por Unanimidade. (Diário da República, 2º Série – nº132, 10 de Julho de 2012/extrato nº 9331/2012).

      2011 – Professora Especialista em Educação e Comunicação Multimédia. Grau atribuído pelo Instituto Politécnico de Setúbal, Beja e Santarém (presentes também no Júri a YDREAMS e o Plano Tecnológico do Governo). Concluiu a prova pública a 3 de janeiro de 2011. Aprovada por Unanimidade.

      2010_2008 - Pós-Doutoramento, na Universidade de Aveiro, com bolsa da FCT (SFRH/BPD/44838/2008). A dissertação sobre E-Portefolios 2.0 e histórias de vida: Instrumentos Pedagógicos de Empregabilidade. Terminou a 14 de outubro de 2010 sob a orientação do Professor Doutor António Moreira. O trabalho questiona diferentes representações dos estudantes finalistas do ensino superior a nível nacional, europeu e ibero-americano que procuram trabalho, recorrendo a ferramentas WEB3.0 acessíveis e inclusivas a todo o cidadão com necessidades educativas especiais.

      1997 - Frequência no 2º semestre letivo do Curso de Pós-Graduação e Formação Avançada em Artes Digitais na Unidade Curricular de Argumento Interativo, no Departamento de Som e Imagem, na Universidade Católica do Porto, com a classificação de 17 valores.

      1996 - Mestre em Comunicação Educacional Multimédia, na Universidade Aberta, com bolsa da JNICT – Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica. A dissertação, A metáfora no Cartaz Publicitário – Uma aplicação em CD-i, defendida a 13 de fevereiro de 1996, foi aprovada com Muito Bom por unanimidade, realizada sob orientação da Professora Doutora Maria Emília Ricardo Marques e do Professor Doutor Elias Blanco Fernandez.

      1994 - Especialização em Comunicação Educacional Multimédia, na Universidade Aberta com bolsa da JNICT – nº 1272/BM/RH. Aprovada, a 11 de janeiro de 1994, com Muito Bom por unanimidade.

      1991 - Licenciada em Comunicação Educacional Multimédia, a 23 de julho de 1991, na Escola Superior de Educação de Santarém, com a classificação final de 16 valores.




    Experiência Profissional:

      2013 – Professora Coordenadora Principal, em regime de tenure para exercer funções na Escola Superior de Educação de Santarém. (Diário da República, 2ªa série, nº 153 de 9 de Agosto.

      2012 – Professora Coordenadora com Agregação, em regime de tempo integral e exclusividade, para exercer funções na Escola Superior de Educação de Santarém. (Diário da República, 2º Série – nº132, 10 de Julho de 2012/extrato nº 9331/2012) - núcleo de Tecnologia Educativa.

      2006 - Professora Coordenadora, em regime de tempo integral e exclusividade, para exercer funções na Escola Superior de Educação de Santarém. (Despacho n.º 7420/2006).

      2001 (20/11/2001) – Nomeada Professora Adjunta (Nomeação Provisória), precedendo concurso, na Escola Superior de Educação de Santarém.



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:

      Nacionais

      Desde 16 de Dezembro de 2013. Membro efetivo do Centro de Investigação Didática e Tecnologia da Universidade de Aveiro (CIDTFF). Avaliação FCT_ Excelente). Na linha GI3_Communication, media, and digital and virtual environments in education(Technology literacy, Distance education and learning,  Personal learning environments,  Multimedia resources)

      Desde 2011_Outubro de 2013. Membro colaborador no Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE). Avaliação FCT_ Excelente. http://www.cefage.uevora.pt/pt/pessoas/investigadores_nao_integrados

      Desde 2009. Membro do Conselho Científico da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém – eleita em 27/10/2009

      Desde 2005. Membro efetivo do Centro de Investigação Didática e Tecnologia da Universidade de Aveiro (CIDTFF). Avaliação FCT_ Excelente). Linha 2 _ Education, Teaching, learning and Society no domínio dos Media Discourse, devices, instruments, digital spaces  virtual education, desde 2005. http://www.dte.ua.pt/cidtff. Neste centro desde 2008 a 2010 a docente foi Bolseira de Pós-Doutoramento da FCT – SFRH / BPD / 44838 / 2008.

      De 1999 a 2000. Tecnologia Educativa _ Bolseira do “Plano de Qualificação Académica”. Aprovação em Conselho Científico de 5 de novembro de 1999, pela Escola Superior de Educação de Santarém.

      De 1994 a 1995. Tecnologia Educativa _ Bolseira para Mestrado, no âmbito do Programa de Formação e Mobilidade de Recursos Humanos. Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica – nº 1272/BM/RH.

      Internacionais

      De novembro de 2012 a 2016. No âmbito do  European Cooperation no domónio do Scientific and Tecnhical Research (e_COST) http://www.cost.eu/domains_actions/ict foi nomeada pela FCT como membro efetivo de Portugal (Management Commitee) na Ação IC 1208 Integrating devices and materials : a challenge for new instrumentation in ICT. Universidades parceiras no projeto: Carlos III (ES) ; Cambrige (UK) ; Calabria (IT) ; Macedonia (EL). A investigação  irá decorrer de 21 de Novembro de 2012 a 20 de Novembro de 2016

      2012 Membro convidado no programa conjunto FCT-JRC sobre o tema  Research Cooperation between the European Commissions Joint Research Center. Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.

      Registo (nº EX2006C194693) como Expert nas seguintes medidas:Seventh Framework Programme (FP7) 2007-2013 como Evaluator/ Review Experts;  ICT Policy Support Programme (ec.europa.eu/ict_psp);  ECAS – Research & Innovation nos programas específicos (IPTS) The Institute for Prospective technological Studies; DG JRC Joint Research Centre e (EIT) The European Institute of Innovation and Technology)

      Membro convidado pela Comissão Europeia para participar numa reunião de trabalho promovida pela EAC Knowledge Alliances (European Commission - Knowledge Alliances). 12 de Janeiro de 2012.



    Publicações mais Recentes:

      Barbas, Maria (2012) Lição de síntese: "e.raizes_redes" : eixos: arquiteturas: contextos. Lição de síntese apresentada à Universidade Aberta como parte dos requisitos para as Provas de Agregação em Educação a Distância e Elearning .Repositório Aberto da Universidade  

      Barbas, Maria (2012) Relatório da unidade curricular de seminário : análise, conceção e produção de ... Relatório sobre uma unidade curricular apresentado a provas públicas para obtenção do título académico de Agregação em Educação.

      (Educação a Distância e eLearning) na Universidade Aberta de Lisboa, a que se reporta alínea b) do artigo 5º do Decreto-lei Nº239/2007, de 19 de junho.

      ebooks e Livros

      1.     Barbas, M.,Abreu, Catarina, Branco, Paulo, Gouveia, Valter Pinto, Ricardo (2013). Percurso científico-pedagógico de construção da UC de “Artes e Multimédia”: sentido de partilha (roteiros de aprendizagem)| ambiente tecnológico (elearning)| foco de inovação (MOOC).  https://www.smashwords.com/books/view/287808. ISBN: 9789899826403

      2.     Branco, P., & Barbas, M. (2013). Interação Homem-Computador e Redes Sociais  Online:potencialidades|tendências.                                                                        http://www.leyaonline.com/catalogo/detalhes_produto.php?id=56912  ISBN:978-989-20-3489-8   

      3.     Barbas, Maria (2010). e-portefólios 2.0: instrumento pedagógico de inclusão social e empregabilidade. Edições Cosmos. Coleção ponto de interrogação - saberes e práticas. ISBN 978-972-762-356-3. http://hdl.handle.net/10400.15/420

      4.     Barbas, M., Filipe, A., Godinho, J., Festas, M. & Carrasco, N. (2010). OCW (Open Course Ware): saberes| produção de materiais| partilha de conteúdos| aprendizagens. Évora: Fundação Luís de Molina. ISBN 978-989-8132-04-8. http://hdl.handle.net/10400.15/400

      5.     Moreira, A., Barbas, M., Messias, I., Almeida, H. & Campiche, J. (2009). Second Life: Criar | Produzir | Importar. Lisboa: FDTI – Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação. Disponível em: http://www.calameo.com/books/0004835998adc7f1172cf?authid=KhlbwPE7qVk6 /

      6.     Barbas, M., Silva, F. & Silva, L. (2006). Explorar o SPSS em contexto Educativo. Santarém: Escola Superior de Educação. ISBN 978-972-9434-02-0. http://hdl.handle.net/10400.15/389

      Capítulos de livros

      1.       Barbas, M. (2013).  Perspetivas Multidisciplinares sobre a Construção dos Territórios. Perspetivas emergentes em TIC: áreas de intervenção (I&D| internacionalização| literacias digitais) da Agenda Portugal Digital na construção de Massive Open Online Course (MOOC) ISBN. 978-618-706-6

      2.           Barbas, M. (2001). Les Forums de discussion. In Comunidades Europeias-Programa Sócrates_Lingua A. (ed), Les TIC au service de l’apprentissage et de l’enseignement des langues (pp. 63-76). Comunidades Europeias: Projeto transnacional Europeu Socrates/Lingua A.

      3.          Barbas, M. (2000). Tecnologias não lineares. In Clara Ferrão (ed), Os média e a aprendizagem (pp. 157-224). Lisboa: Universidade Aberta. ISBN 972-674-324-9.

      Artigos em revistas internacionais

      1.   Barbas, Maria; Lopes, Nuno; Menino, Ana; Rita, Almeida; Manuel, Mascarenhas (2013). “Desafios Societales: Empreendedurismo, innovación en la construcción de un MOOC sobre Realidad Aumentada”. XVIII Congreso Internacional de Tecnologias para la Educación y el Conocimiento. Facultad de Educación. UNED. ISBN: 978-84-695-7990-9.

      2.   Barbas, M. (2013). Plataforma de eLearning “e.raízes_redes”: eixos |arquiteturas |contextos. Parceria Científica Portugal-Brasil para produção de uma publicação. eBook luso-brasileiro 2013 (capítulo entregue para publicação em  ebook)

      3.     Barbas, M. (2013). Reflection_synthesis of a eLearning situated apprenticeship throughout the course unit of Seminar: e-content | E-tutoring | e-platform. Rivista In-formazione, N.10, “Qualità, competenze e valutazione a scuola. Monitoraggio e valorizzazione dei processi di innovazione dei 4 Piani Nazionali del MIUR”, Falzea Editore (in corso di stampa).

      Branco, P., Barbas, M. (2012). Cognitive Effects of the use of Television and Internet. Humanities and Social Sciences Review. International Journal of

      1.     Arts and Sciences. Vol 1, No. 4. IJAS Conference proceedings. http://www.internationaljournal.org/

      2.     Loureiro, A., Messias, I. & Barbas, M. (2012). Embracing Web 2.0 e 3.0 tools to support lifelong learning - Let learners connect. Procedia - Social and Behavioral Sciences Journal. Proceedings of the 4th WCES 2012. Elsevier. (ISSN: 1877-0428)

      3.     Barbas, M.; (2011) “Tecnología Educativa, presente y perspectiva de futuro en Portugal” número monográfico de la Revista Educación y Futuro sobre Tecnología Educativa e Iberoamérica. Nº 25.ISSN: 1576-5199 1576-5199 y depósito legal: B4384-99 está editada pelo Centro de Enseñanza Superior en Humanidades y Ciencias de la Educación Don Bosco, adscrito a la Universidad Complutense de Madrid. (http://www.cesdonbosco.com/revista).

      4.     Barbas, M. (2006). Expanding knowledge: from classroom into cyberspace. The Official Quarterly Journal of the International Council for Educational Media, 43, 1, 65-73. doi: 10.1080/09523980500490885

      Aplicações Informáticas

      1.     Barbas, M.; Barros Dias, I.; Pinto, R.; Fernandes, Jorge; Cardoso, Claudia; Branco. Paulo (2013). MOOC_Como Criar um ebook?. Disponível em: http://ebooksmooc.wordpress.com

      2.     Barbas, M.; Dias, M.; Lopes, N.; Almeida, H.; Gouveia, V.; Soares, J.; Rodrigues, T.; Inácio, L.; Matias, R.; Vicente, S. (2012). Interfaces Naturais. Disponível em: http://zappiens.pt/Z2486

      3.     BARBAS, M; GOUVEIA, V (2011) Projeto e.raízes_redes (plataforma de eLearning do Instituto Politécnico de Santarém). Construção da estrutura da plataforma. http://eraizes.ipsantarem.pt

      4.   BARBAS, M. (2000) A intercompreensão no Ciberespaço (Publicação da página Web). Publicação online de 17 de Maio a 6 de Junho de um grupo de discussão. Autora do Design e mapa de navegação. http://www.eses.pt/ciberespaco.

      BARBAS, M. (1999) A, B, C do Multimédia (Produção do Argumento Interativo a publicar em CD-ROM Híbrido). Documento integrado na primeira fase do trabalho   prático de Doutoramento. Este documento inclui mapa de navegação, guião de interfaces e nota explicativa para o utilizador.

      2.   BARBAS, M. (1995) A Metáfora no Cartaz Publicitário – Uma Aplicação em CD-I, dissertação de Mestrado (conceção e produção do hiperdocumento). Este trabalho multimédia, apresenta um estudo de caso, o cartaz “O Canivete Suíço da Telecel”. O suporte utilizado em CD-interativo e o caderno de apontamentos permitem uma leitura denotativa e conotativa.

      3.   BARBAS, M. (1992) Comunicação Oral, Escrita e Audiovisual (Produção em HyperCard da Comunicação Oral, Escrita e Gestual). Documento interativo sobre a comunicação oral, escrita e audiovisual.

       

      A liderança e ou participação relevante em projetos financiados Integração em Projetos Europeus

      2013_2016. European Cooperation no domónio do Scientific and Tecnhical Research (e_COST) http://www.cost.eu/domains_actions/ict foi nomeada pela FCT como membro efetivo de Portugal (Management Commitee) na Ação IC 1208 Integrating devices and materials : a challenge for new instrumentation in ICT. Collaboration with:  Carlos III (ES) ; Cambrige (UK) ; Calabria (IT) ; Macedonia (EL).

      2014. Erasmus IP Project. Participation in the international Erasmus Intensive Program project "Virtual bridge construction modeling and demonstration in augmented reality environment" which will be held at University of Klaipedos (Klaipeda, Lithuania) between 7 and 21 April 2014.

      2012_2014. Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida - Parceria de Aprendizagem Grundtvig 2012, com a refª 2012-1-CY1-GRU06-02397 6 e título TECH4ALL - Investigating teachers" practices in using technology for Adult Language Learning (ALL)A decorrer de 1 de Agosto 2012 e 31 Julho 2014. Parceiros: LearnWell Oy (Finlândia); Language Solution (Itália); Universiteit Hasselt - Centrum voor toegepaste Linguïstiek (Bélgica); Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação (Portugal).

      2012_2014 –Aprovada a Parcerias de Aprendizagem Grundtvig 2012. Agência Nacional PROALV. Ref. 2012-1-CY1-GRV06-023976 TECH4ALL – Investigating