O curso em Ciências do Ambiente tem um público-alvo, associado tanto no sector público como privado, nomeadamente: funcionários e técnicos da administração central, serviços descentralizados a nível regional e administração local; gestores de unidades de turismo de habitação, rural e ecológico; gestores de pequenas empresas a oferecer serviços na área da produção e comercialização de produtos biológicos; empresas públicas e privadas com atuação na área de ciências do ambiente; funcionários e técnicos de museus, jardins botânicos, jardins zoológicos, aquários, centros de conservação da natureza e associações de desenvolvimento regional; guias de turismo interessados no desenvolvimento de projetos de ecoturismo; membros de Organizações Não Governamentais de Ambiente, Ação Social, Desenvolvimento Local e outras.
Em termos de articulação vertical o curso possibilita o acesso ao Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação ou ao Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, de acordo com as respectivas condições de acesso.
Tempo de frequência no curso: A realização integral do curso poderá variar entre um mínimo de três anos até um período de tempo que dependerá do número de Unidades Curriculares a que se inscreve e que poderá ser de apenas uma UC por semestre. Os estudantes podem, e devem, gerir de forma racional a sua frequência no curso, adaptando-se da melhor forma a todos os fatores pessoais.
Maior em Ciências do Ambiente (120 ECTS)
Minor em Conservação do Património Natural (60 ECTS)
Minor em Ambiente e Saúde (60 ECTS)
Minor em Gestão e Sustentabilidade Ambiental (60 ECTS)
Registo e Acreditação de LCA:
DGES – registo nº R/A - Ef 1093/2011/12522.
A3ES – acreditação em 18 de maio de 2015 por 6 anos.
Observações:
A Licenciatura em Ciências do Ambiente (LCA) é um curso adequado para o acesso à profissão de Engenheiro Técnico na ordem dos Engenheiros Técnicos (OET) como uma licenciatura em Ciências da Engenharia (Requisitos Especiais n.º 3C).
Os licenciados em LCA podem inscrever-se como Engenheiros Técnicos Estagiários, na especialidade de Ambiente, passando a efetivos nos termos do regulamento 511/2016 de 24 maio, publicado no D.R. 2.ª série n.º 100.
Os licenciados em Ciências do Ambiente podem frequentar o curso de Complemento em Formação em Engenharia do Ambiente para se poderem inscrever na Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET) e assim poderem obter as competências genéricas da especialidade.