Condições de Acesso: a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas das ciências de computadores, engenharia informática, e áreas afins; b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido nas áreas acima indicadas e na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com o processo de Bolonha por um estado aderente a este processo; c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro nas áreas acima indicadas que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelos órgãos científicos estatutariamente competentes das Entidades proponentes; d) Detentores de um currículo académico e/ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do mestrado pelos órgãos científicos estatutariamente competentes das Entidades proponentes.
Língua de Ensino: Português.
Regime de Ensino: Ensino a distância online com base em plataforma e-learning e com períodos presenciais.
Objetivos / Saídas Profissionais: O Mestrado em Computação Gráfica visa formar profissionais com sólida formação de base e competências em computação gráfica, por forma a poderem fazer face às necessidades de desenvolvimento de software aplicacional nesta área e subáreas afins, pretendendo-se encorajar a inovação e a autoaprendizagem. Estes profissionais deverão ser, portanto, capazes de analisar e compreender com rigor os problemas das organizações na área da computação gráfica, estando aptos para o desenvolvimento de soluções especializadas à execução de cada operação, à modelação de ambientes virtuais e de fenómenos de iluminação, à modelação gráfica e procedimental, à animação por computador, à visão por computador, à interação humano-computador, à complexidade temporal e espacial, assim como à adequação dos resultados finais tendo em conta os fatores humanos envolvidos, entre outros. O mestre em computação gráfica estará assim capaz de assumir funções de direção de projeto de investigação, de desenvolvimento e de intervenção tecnológica na indústria, organizações e empresas explorando com rigor e eficácia soluções inovadoras da área de computação gráfica.
Acesso a um Nível de Estudos Superior: O grau de Mestre em Computação Gráfica é certificado por uma carta magistral e pressupõe a frequência e aprovação da totalidade das unidades curriculares que constituem o curso, a elaboração de uma dissertação original especialmente escrita para o efeito, a sua discussão, defesa e aprovação em provas públicas. O estudante que conclui a parte curricular tem acesso a um certificado de pós-graduação. O grau de Mestre dá acesso a cursos superiores de 3º ciclo.
Direção do Curso*: A definir | To be defined (Diretor) António Manuel Alves de Araújo (Sub-diretor) Luís Filipe Pinto de Almeida Teixeira (Sub-diretor)
Estrutura Curricular e Créditos: A estrutura curricular do Mestrado Computação Gráfica está desenhada para funcionar como um 2.º ciclo de formação superior conducente ao grau de Mestre. O curso de mestrado inclui três semestres escolares que constituem uma especialização em Computação Gráfica, correspondente a 90 créditos ECTS (European Credit Transfer System). No 1.º semestre do 1.º ano, o estudante tem 30 créditos ECTS de realização obrigatória. No 2º semestre do 1º ano e no 1º semestre do 2º ano, o estudante tem 18 ECTS, de realização obrigatória, e 12 ECTS, de realização opcional (em cada semestre). O 2º semestre do 2º ano do Curso de Mestrado é reservado a preparação de uma dissertação correspondendo a 30 créditos ECTS. No total dos dois anos curriculares, o Curso de Mestrado corresponde a 120 créditos ECTS e permite conferir o diploma de Mestre em Computação Gráfica. A abertura de unidades curriculares opcionais é determinada anualmente.