HEURíSTICAS MODERNAS
Código: 22130
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Engenharia Informática
Palavras-Chave:
    Técnicas Heurísticas
    Otimização
Docente:
José Coelho
Área Científica: Informática.
Correio Eletrónico: jcoelho@uab.pt

Sinopse:
O grande desenvolvimento de técnicas heurísticas associadas ao desenvolvimento dos computadores tem permitido resolver problemas de grande dimensão. A resolução de problemas de otimização do mundo real, impensável há duas décadas, é atualmente possível. No final da unidade curricular espera-se que o estudante consiga formular e resolver problemas de otimização utilizando um leque alargado de heurísticas modernas, e proceder à sua afinação de modo a tirar o melhor partido possível dos recursos computacionais na resolução de problemas complexos.


Competências:

Espera-se que o aluno ao concluir esta unidade curricular esteja capaz de:
•Reconhecer a importância da otimização e as técnicas heurísticas para a resolução de problemas computacionais (algorítmicos) de grande complexidade;
•Identificar as principais técnicas heurísticas para a implementação de otimização em sistemas computacionais complexos;
•Formular, implementar e afinar algoritmos de otimização recorrendo a técnicas heurísticas.



Conteúdos:
1.Problema de Satisfação (SAT);
2.Problema do Caixeiro Viajante (TSP);
3.Problema Não Linear (NLP);
4.Enumeração e Procura Local;
5.Algoritmos Construtivos (Greedy);
6.Como escapar de ótimos locais: Simulating Annealing e Procura Tabu;
7.Algoritmos Genéticos e Evolutivos;
8.Algoritmos para problemas com muitas restrições.


Bibliografia:
How  to Solve it: Modern Heuristics, Zbigniew Michalewicz; David B. Fogel, Springer.
Artificial Intelligence: A Modern Approach. Third Edition.Stuart Russell; Peter Norvig. Prentice Hall, ISBN 978-0136042594.


Metodologias de Ensino:
E-learning


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 30

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.


Observações:
Admite-se que os estudantes dominem a língua inglesa ao nível da leitura.