GESTãO E SISTEMAS AMBIENTAIS
Código: 22224
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Ciências e Tecnologias do Ambiente
Palavras-Chave:
    Gestão ambiental
    Instrumentos de apoio à gestão ambiental
    Avaliação de Impacte Ambiental
    Avaliação Ambiental Estratégia
Docentes:
Sandra Caeiro
Área Científica: Ciências do Ambiente.
Correio Eletrónico: scaeiro@uab.pt

Ana Paula Martinho
Área Científica: Ciências do Ambiente.
Correio Eletrónico: aptm@uab.pt

Sinopse:

Esta unidade curricular tem como principal objectivo o estudo de instrumentos, de carácter normativo e não só, vocacionados para a integração da componente ambiental e de sustentabilidade na gestão corrente de empresas e organizações. Inclui-se nestes  instrumentos a Avaliação de Impacte Ambiental e a Avaliação Ambiental Estratégica.



Competências:
Espera-se que o aluno ao concluir esta unidade curricular seja capaz de: 1. Demonstrar conhecimento e compreensão das teorias específicas de conceitos, princípios e políticas de gestão ambiental integrada; 2. Explicar, diferenciar e aplicar os diferentes instrumentos de gestão ambiental, nomeadamente a análise de ciclo de vida de produtos, ecodesign, rótulos ecológicos, sistemas de gestão  ambiental, Sistemas integrados de gestão, auditorias ambientais, avaliação de desempenho ambiental, e perceber a sua aplicabilidade. 3. Interpretar e analisar criticamente a legislação relacionada com Avaliação de Impacte Ambiental (AIA). 4. Compreender todo o processo de Avaliação de Impacte Ambiental e as suas limitações. 5. Saber como se processa o envolvimento de diferentes atores chave e da participação do público num processo de AIA. 6. Saber elaborar os tipos de produtos que podem resultar de uma Avaliação de Impacte Ambiental, nomeadamente: Propostas de Definição de Âmbito; Estudos de Impacte Ambiental (EIA), Relatórios de Conformidade Ambiental e Relatórios de Monitorização.  7. Interpretar e analisar criticamente a legislação relacionada com Avaliação Ambiental Estratégica. 8. Ter a visão integradora de todos estes instrumentos.


Conteúdos:

Pretende-se abordar desde os principais conceitos e principais políticas, de uma gestão para a sustentabilidade aos diferentes instrumentos de gestão ambiental, destacando-se, o desenho Ecológico de produtos e rótulos ecológicos, os sistemas de gestão ambiental e sistemas integrados de ambiente, qualidade e segurança, a avaliação do ciclo de vida, as auditorias ambientais, a avaliação do desempenho da sustentabilidade e respetiva comunicação das organizações e outros instrumentos.
Inclui-se também nesta unidade curricular a compreensão de como funciona todo o processo, procedimentos e métodos da Avaliação de Impacte Ambiental, direcionados especialmente para a importância e aplicação deste instrumento de política ambiental e de apoio à decisão. Numa primeira fase serão abordados os conceitos fundamentais e os princípios de AIA, seguidamente, apresenta-se o sistema de AIA, referindo como é o processo de AIA, quais são as principais entidades envolvidas e os principais produtos. É dado especial ênfase à importância da participação do público ao longo de todo o processo e de que forma ela deve ser conduzida. Refere-se também os pontos que devem ser considerados no planeamento e gestão do EIA e desenvolvem-se os diferentes métodos que podem ser aplicados em AIA tanto a nível da definição de âmbito e identificação de impactes, como na previsão de impactes, avaliação de impactes, comparação de alternativas e mitigação. De referir que a fase de pós-avaliação também é desenvolvida (monitorização). São ainda dadas algumas noções de Avaliação Ambiental Estratégica.
Pretende-se assim fornecer uma visão integradora de todos estes instrumentos no âmbito da gestão das empresas e/ou organizações.

 



Bibliografia:

•Buchholz, R. A. (1998) Principles of Environmental Management. The greening of Business, second Edition, Prentice Hall.
•Canter, L. (1996). Environmental impact assessment. McGraw-Hill, New York.
•Davis, P. (1998). Implementing an Environmental Management System in Community- based Organizations. NSF International. USA
•Glassom, J. Therivel, R. & Chadwick, A. (1999). Introduction to Environmental Impact Assessment. University College London (UCL) Press. Second Edition. London.
•GRI (2011). Guidelines for Sustianability Reporting. G.3.1 Global Reporting Initiative.
•Morgan, R. (1999). Environmental Impact Assessment - a methodological approach. Academic Publishers.
•Morris, P. & Therivel, R. (eds.) (1995). Methods of Environmental Impact Assessment. University College London (UCL) Press. London.
•Partidário, M. R.; Jesus, J. (2003). Fundamentos de Avaliação de Impacte Ambiental. Edição da Universidade Aberta, nº 273, Lisboa.
•Partidário, M. R. (2003). Guia para Avaliação Estratégica de Impactes em Ordenamento do Território. Colecção Estudos 9. DGOTDU.
•Starkey, R. (1999). Environmental Management Tools for SMEs: A Handbook. Environmental Protection Agency
•Videira, N.; Alves, I. e Subtil, R. (2005) Instrumentos de Apoio à Gestão Ambiental I
•Videira, N.; Alves, I. e Subtil, (2007) R. Instrumentos de Apoio à Gestão Ambiental II.
•Welford, R. (1996). Corporate Environmental Management 1. Earthscan. Londres.
•Welford, R. (1996). Corporate Environmental Management 2. Earthscan. Londres.
Materiais a disponibilizar na plataforma de e-learning.



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 26

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.